Menu

Até agora, nenhum exame encontrou resultados positivos a doença de Chagas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a identificação de fragmentos de DNA de Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, em açaí comercializado na capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Saúde, fez chamamento público à população para realização de exames de prevenção.


No período de 4 a 8 deste mês, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, foram coletadas 4.152, das quais 3.934 apresentaram resultados “não reagentes” e as restantes ainda estão em análise. Em entrevista, o secretário municipal de saúde disse que a intenção era, primeiramente, resguardar a saúde da população.

Publicidade

“Garantimos que todas as pessoas que nos procuraram realizaram o exame. Mais de 4100 pessoas realizaram o exame e até o momento não identificamos nenhum resultado positivo”, celebra Oteniel Almeida.


A coleta de exames terminou nessa quarta-feira, 20. “Ainda temos 218 exames que serão analisados”. O secretário garante que até o final deste mês concluirão a fase de análise do restante dos exames.


A prefeitura ressalta que seguiu o protocolo do Ministério da Saúde ao identificar a presença do protozoário naquela região do Mercado Elias Mansour e tomar providencias.


“Agora nós encerramos esse ciclo dos exames e orientamos a população que consuma produtos de origem, de estabelecimentos que tenham alvará sanitário e assim evitaremos qualquer transtorno que possa acontecer”, conclui Almeida.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido