Conecte-se agora

Sem Sebastião, Jorge e comissionados, PT do Acre faz festa de 39 anos com “militância raiz”

Publicado

em

Uma festa para poucos, porém bons. Assim foi considerada a festa de 39 anos do Partido dos Trabalhadores realizada na noite desta quarta-feira, 13, na sede da sigla localizada na rua Melão, no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, que não chegou nem perto das festas anteriores, pomposas e prestigiada por centenas de cargos comissionados.

Pouco mais de 100 pessoas prestigiaram o ato que contou com a participação da Velha Guarda do partido e também das atuais lideranças com mandatos, como o deputado estadual Daniel Zen e o vereador de Rio Branco, Rodrigo Forneck. De fora, quem marcou presença foi o vereador Eduardo Farias (PCdoB) e os membros da UJS (União da Juventude Socialista).

O evento iniciou com as mulheres do PT dançando carimbó, uma dança de roda típica do Pará e popular entre os nordestinos, e que contou com a participação de Gleici Damasceno, a acreana campeã do BBB de 2018, da Rede Globo. Além dela, o evento também foi prestigiado pelo cardeal petista Carioca Nepomuceno, ex-secretários dos governos do PT e Abrahim Farhat, o Lhé, que participou do ato e arrancou aplausos de todos.

“O PT AINDA TEM JEITO?”, QUESTIONA NILSON MOURÃO

Na hora dos parabéns em frente ao bolo simbólico, a velha guarda do partido foi homenageada, entre eles o ex-deputado federal e ex-secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, que as 66 anos, deu um recado lúcido para os presentes. “Nunca arredei o pé e nunca tive dúvidas, que este partido é o grande instrumento dos trabalhadores brasileiros e das juventude. Nunca duvidei disso. Entretanto, hoje nossa principal liderança está presa. E a pergunta que como veterano, de vez em quando impacta a minha cabeça, e é o que eu não quero pensar. É o pensamento de velho, é incrível: O PT ainda tem jeito? Tem gente que não acredita mais. Estão sacudindo a toalha, vão lá na Sede do Partido e se desfiliam e tá tendo uma média de 10 desfiliações por dia, segundo o nosso presidente Cesário. Pessoas, inclusive, de qualidade estão se retirando. Quem casa com a viúva, tem que levar os meninos. Quem casa com o PT, tem que está com o PT nos momentos de glória, nos momentos de acerto e nos momentos de erros e de derrotas”, disse o fundador do PT sob aplausos da militância.

“É bom lembrar que esta não é a primeira derrota que o PT sofreu no Acre. Nós fomos derrotados várias vezes. Talvez grande parte dos que estão aqui não lembram ou não tem idade para isso, nós perdemos várias eleições, mas ganhamos 20 anos de governo e essa derrota agora bateu na birola. Nós ficamos realmente entristecidos com isso, mas a vida é como os rios, os rios tem muitas voltas e nós precisamos de dar essa volta, uma volta por cima. Um dos pontos que realmente eu acredito ter são vocês. Eu acredito que o PT pode pegar um novo rumo, pode se reinventar, pode ser a grande liderança do povo, do trabalhador brasileiro se a juventude brasileira incorporar essa política. E aqui no Acre, isso cabe a vocês’, disse Mourão aos fundadores do PT que estavam presentes.

MARCUS DIZ PREFERIR A DIGNIDADE DA DERROTA DO QUE O OPORTUNISMO DA VITÓRIA

Sem a presença do ex-governador Sebastião Viana, que afirmou a pessoas próximas que se afastaria da política, e do ex-senador Jorge Viana, que está em São Paulo, coube ao ex-prefeito de Rio Branco e candidato ao governo derrotado nas eleições de 2018, Marcus Alexandre Viana, enaltecer o trabalho da militância e alfinetar o “oportunismo” de alguns.

“Para bom entendedor, as palavras do Nilson bastam, mas eu aqui não podia deixar de fazer um agradecimento. Eu postei esses dias que a gratidão é a memória do coração e a gente não pode deixar de agradecer. E eu quero dizer aos companheiros e companheiras que nos enfrentamos uma das campanhas mais difíceis de tudo que a gente viveu ano passado. Mas os companheiros e companheiras lutaram até o fim. Eu quero agradecer porque eu fui mais um nesse time. Eu estou aqui como um soldado, mas nós lutamos e lutamos até o final. A dignidade da derrota é melhor que o oportunismo da vitória, do que acham que mudando de casa, vão crescer. Eu fico com a dignidade e o resultado que a gente enfrentou até o final. Respeitando a decisão do eleitor. O eleitor foi quem tomou a decisão soberana e eu não venho aqui também para fazer avaliação porque eu seria injusto. Nós temos que agradecer a cada companheiro que lutou, que batalhou que fez com que a gente chegasse até aqui e não importa quanto somos hoje, o importante é com que nós vamos seguir em frente essa luta. Essa casa não tem dono, ela tem bandeiras de lutas. Ela tem lutas e suas causas”, salientou Marcus, que ouviu gritos de “Lula Livre” ao final de sua fala.

Para simbolizar o aniversário, a juventude do PT distribuiu cactos para simbolizar a resistência da velha guarda e das principais lideranças do partido.

Propaganda

Cotidiano

Escola de Música do Acre abre matrículas para diversos cursos; saiba mais

Publicado

em

Amantes da música e instrumentos musicais que moram em Rio Branco já podem se matricular para participar do sorteio que irá escolher os novos alunos para diversos cursos oferecidos gratuitamente pela instituição. As inscrições abriram no último dia 22 de abril e seguem até o dia 3 de maio. As aulas estão previstas para iniciar no dia 27 de maio.

A variedade de práticas instrumentais e de canto atrai bastante público. São cursos de aprendizagem de violão, guitarra, contrabaixo, violino, flauta doce e muitos outros, além de aulas de canto.

As aulas são divididas em três turmas: uma dedicada a crianças a partir dos sete anos, outra para alunos a partir dos 11 e a última específica para alunos acima dos 14 anos.

As turmas ainda são separadas para alunos iniciantes e pessoas com conhecimento intermediário. Para os que se encaixam no perfil intermediário, além do sorteio, também passarão por uma prova de aptidão.

Para se inscrever, basta comparecer na sede da escola de música, situada no bairro Tucumã e demonstrar interesse em participar do sorteio, ou, ainda, acessar a página de inscrição da instituição no site governamental agencia.ac.gov.br.

Continuar lendo

Cotidiano

Estudantes que pleiteiam a isenção no Enem têm até amanhã para apresentar recurso

Publicado

em

Se você é estudante e fez a solicitação da isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 no período
regular mas teve o pedido negado por não ter apresentado corretamente a justificativa ou por não ter anexado
todos os documentos necessários, fique ligado. Amanhã (26), às 23h59, termina o prazo para a apresentação de
recursos que visam garantir a isenção do pagamento da taxa de inscrição de participantes do exame, que este ano
será de R$ 85.

É preciso acessar a Página do Participante e anexar os documentos exigidos (confira abaixo) no edital. O
procedimento é reservado para quem fez a solicitação do benefício no período regular mas teve o pedido negado
por não ter apresentado corretamente a justificativa ou por não ter anexado todos os documentos necessários.
Na edição passada, foram registrados 3 milhões de isentos. O número representou 63,8% do total de inscritos e
foi o menor nas últimas cinco aplicações.

O resultado dos recursos será divulgado 02 de maio. Importante lembrar que todos os interessados em realizar as
provas devem realizar a inscrição no Enem 2019 entre os dias 06 e 17 de maio de 2019, independentemente de
terem sido contemplados com a isenção. Confira abaixo a lista de documentos necessários para a interposição de
recursos:

Beneficiários da Lei nº 12.799

a. Documento de identificação do participante e dos demais membros da família.

b. Declaração que comprove a realização de todo o Ensino Médio em escola do sistema público de ensino do
Brasil ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. Bolsistas devem incluir a
declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

c. Comprovante da renda declarada, referente ao mês corrente ou, no máximo, a três meses anteriores.

Beneficiários do Decreto nº 6.135

a. Documento com o Número de Identificação Social (NIS) válido ou cópia do cartão com o NIS válido, no qual
está inscrito no CadÚnico.

b. Nome completo e CPF da mãe do participante.

Concluintes do ensino médio de escola pública

Declaração escolar que comprove que o participante está cursando a última série do ensino médio em 2019, em
qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Fonte: Educa Mais Brasil 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.