Conecte-se agora

Grupo é criado para acompanhar cadeia produtiva do açaí no Acre

Publicado

em

Dias depois da Prefeitura de Rio Branco comunicar que amostras de açaí comercializados no Mercado Elias Mansour estavam contaminadas com fezes de barbeiro e fazer um chamamento para que a população que consumiu o vinho da fruta adquirido no mercado fosse ao Centro de Apoio Diagnóstico para fazer o exame da gota e verificar se foi contaminado ou não, foi estabelecido a criação de um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes dos governos municipal, estadual e federal envolvidos na cadeia produtiva do açaí.

O GT será constituído para atuar no acompanhamento desde a extração até a comercialização do açaí. Foi o que ficou definido em Audiência Pública realizada na Câmara de Rio Branco, nesta segunda-feira, 11.

Além disso, será criada uma cartilha com todos os passos das boas práticas da cadeia do açaí; atualização do Código Sanitário e a criação de um Selo, que comprove a procedência e qualidade do açaí.

Oteniel Almeida, secretário de Saúde do município, assegurou que as responsabilidades serão divididas para a tomada de decisões que beneficiem os produtores. “Mas que levem em conta, principalmente, a saúde da população, que tem o direito de consumir um produto de qualidade e sem nenhum risco à sua saúde”, afirmou Oteniel.

O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, explica que o Grupo de Trabalho vai atuar de forma que todas as etapas, desde a extração até a comercialização do açaí, tenham acompanhamento adequado. “Vamos dividir as responsabilidades e tomar decisões que beneficiem os produtores, mas que levem em conta, principalmente, a saúde da população, que tem o direito de consumir um produto de qualidade e sem nenhum risco à sua saúde”, destaca Oteniel.

Almeida frisou que a comercialização, bem como o consumo de açaí não está proibido em Rio Branco, e quem tiver o Alvará Sanitário pode vender o produto sem qualquer transtorno.

“Nosso papel não é interromper a cadeia produtiva do açaí, e sim, garantir que o produto chegue à mesa do consumidor sem risco de morte, como fazemos desde 2016, e só agora encontramos problema em um dos pontos de venda”, reforçou o gestor municipal.

Na quarta-feira, 13, às 15 horas, haverá um novo encontro na Câmara de Rio Branco para dar continuidade aos debates iniciados nesta segunda-feira, 11. A realização da Audiência Pública foi indicação do vereador Artêmio Costa (PSB).

 

 

Propaganda

Cotidiano

Monitorado por tornozeleira eletrônica é preso com submetralhadora de origem israelense

Publicado

em

O detento monitorado por tornozeleira eletrônica Jeremias Cabral da Silva, de 22 anos, foi preso na noite desta sexta-feira, 23, na rua Paraguai, bairro Baixada da Habitasa, em Rio Branco.

A ação ocorreu após policiais terem recebido uma denúncia anônima de que um homem estava com uma arma de fogo.

Com a ajuda do IAPEN para chegar ao local, os policiais teriam encontrado Jeremias na rua em frente de sua casa. A PM então pediu autorização para realizar uma busca na casa e ao fazer uma procura no quintal, os policiais teriam encontrado a submetralhadora UZI de fabricação israelense, calibre nove milímetros, com 33 munições e silenciador.

O suspeito foi preso e levado para a Delegacia de flagrantes e deverá responder por mais um crime.

Continuar lendo

Cotidiano

Casal é preso em flagrante suspeito de cometer seis assaltos seguidos na Capital

Publicado

em

Marilene Martins de 19 anos e Ruslan Mesquita de 20 anos, foram presos pela PM na noite desta sexta-feira, 23, por cometerem assaltos em Rio Branco. Segundo os policiais, o casal foi apreendido com um revólver calibre 32 municiado, telefones celulares e uma moto roubada.

O casal é suspeito de ter feito um arrastão no bairro do Bosque e no Centro da cidade.

Os policiais foram acionados pelo CIOSP para atender a ocorrência de vários assaltos e saíram a procura dos acusados. Eles foram localizados já no bairro 6 de Agosto, onde foram presos pela polícia.

A dupla foi levada para a Delegacia de Flagrantes para os devidos procedimentos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.