Menu

Grupo é criado para acompanhar cadeia produtiva do açaí no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dias depois da Prefeitura de Rio Branco comunicar que amostras de açaí comercializados no Mercado Elias Mansour estavam contaminadas com fezes de barbeiro e fazer um chamamento para que a população que consumiu o vinho da fruta adquirido no mercado fosse ao Centro de Apoio Diagnóstico para fazer o exame da gota e verificar se foi contaminado ou não, foi estabelecido a criação de um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes dos governos municipal, estadual e federal envolvidos na cadeia produtiva do açaí.


O GT será constituído para atuar no acompanhamento desde a extração até a comercialização do açaí. Foi o que ficou definido em Audiência Pública realizada na Câmara de Rio Branco, nesta segunda-feira, 11.

Publicidade

Além disso, será criada uma cartilha com todos os passos das boas práticas da cadeia do açaí; atualização do Código Sanitário e a criação de um Selo, que comprove a procedência e qualidade do açaí.


Oteniel Almeida, secretário de Saúde do município, assegurou que as responsabilidades serão divididas para a tomada de decisões que beneficiem os produtores. “Mas que levem em conta, principalmente, a saúde da população, que tem o direito de consumir um produto de qualidade e sem nenhum risco à sua saúde”, afirmou Oteniel.



O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, explica que o Grupo de Trabalho vai atuar de forma que todas as etapas, desde a extração até a comercialização do açaí, tenham acompanhamento adequado. “Vamos dividir as responsabilidades e tomar decisões que beneficiem os produtores, mas que levem em conta, principalmente, a saúde da população, que tem o direito de consumir um produto de qualidade e sem nenhum risco à sua saúde”, destaca Oteniel.


Almeida frisou que a comercialização, bem como o consumo de açaí não está proibido em Rio Branco, e quem tiver o Alvará Sanitário pode vender o produto sem qualquer transtorno.


“Nosso papel não é interromper a cadeia produtiva do açaí, e sim, garantir que o produto chegue à mesa do consumidor sem risco de morte, como fazemos desde 2016, e só agora encontramos problema em um dos pontos de venda”, reforçou o gestor municipal.


Na quarta-feira, 13, às 15 horas, haverá um novo encontro na Câmara de Rio Branco para dar continuidade aos debates iniciados nesta segunda-feira, 11. A realização da Audiência Pública foi indicação do vereador Artêmio Costa (PSB).



 


 

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido