Conecte-se agora

“Chico Mendes é irrelevante”, diz ministro do Meio Ambiente durante entrevista no Roda Viva

Publicado

em

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira, 11, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, declarou que o líder seringueiro acreano Chico Mendes “é irrelevante” e questionou que diferença o ambientalista faria nesse momento.

As declarações de Ricardo Salles geraram manifestação de ambientalistas, jornalistas e internautas de modo geral.

Em entrevista exclusiva ao ac24horas, o ex-senador Jorge Viana também expôs sua opinião. “Em 30 anos da morte do Chico, talvez seja a declaração mais infeliz que já ouvi sobre ele. Eu sei que segue tendo preconceitos, intolerância e tentativa de distorcer o que era o Chico Mendes, mas o mundo todo avançou na valorização da agenda socioambiental”, disse Jorge.

O senador declarou ainda que lamenta mais ainda pela declaração vir de um ministro do Meio Ambiente brasileiro. Porém, Jorge pontua que, para ele, a postura de Salles não é nada de novo.

“É tudo aquilo previsível que podemos ter desses tempos difíceis que estamos vivendo, onde parece que alguns deram um cavalo de pau e resolveram andar para trás mesmo, nos levara para o século passado, para um período de intolerância e desarmonia da relação do homem com o meio ambiente. Por outro lado, declarações como esse, nos fazem ficar preocupados, mas são capazes também de mobilizar pessoas para que algo seja feito em defesa do que significa o nosso futuro”

Repercussão nacional

O ex-ministro, Carlos Minc também se manifestou em sua página do Twitter. “Como que Chico Mendes é irrelevante, ministro? Conheci Chico Mendes nos empates no Acre em defesa dos seringais, contra os correntões que os devastavam para formar pastos ilegais. Reconhecido no mundo como defensor dos povos da floresta da Amazônia. Irrelevante é você ministro”.

Marcelo Lins, jornalista da GloboNews, afirmou que a declaração do ministro Salles “dá bem a dimensão do tamanho do desafio que se apresentam para os que querem levar adiante, com seriedade, pautas ligadas ao crescimento sustentável”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entenda

As declarações do ministro Ricardo Salles iniciaram depois que o apresentador do Roda Viva, Ricardo Lessa, perguntou qual a opinião de Salles sobre o ambientalista acreano.

“Não conheço Chico Mendes. Tenho um certo cuidado em falar sobre coisas que não conheço. Eu escuto história de todos os lados. Do lado dos ambientalistas mais ligados a esquerda , um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do agro, que são da região, dizem ‘Olha, o Chico Mendes não era isso que é contado’.

A jornalista Cristina Serra então questionou: O que o pessoal do agro diz para o senhor sobre Chico Mendes?

“Dizem que o Chico Mendes usava o seringueiro para se beneficiar, fazia uma manipulação da opinião”, comenta o ministro que é interrompido por outro questionamento do apresentador Ricardo Lessa. “Se beneficiar em quê? Ele morreu…”

Salles então continua: “O fato é que ele é irrelevante. Que diferença faz quem é Chico Mendes nesse momento?”

Cristina Serra interrompe o ministro e pontua que o ambientalista é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). “Mas a ONU reconhece um monte de coisa errada”, finaliza o ministro Ricardo Salles.

Propaganda

Destaque 3

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa na segunda-feira, informa Ministério da Saúde

Publicado

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa na próxima segunda-feira, 22, em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Continuar lendo

Destaque 3

TJ deflagra ações educativas contra violência doméstica para 3,5 mil estudantes de Rio Branco

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado avalia que as escolas são fundamentais nos processos de enfrentamento à violência contra mulher no Acre. Através da Coordenadoria Estadual da Rede de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) o TJ criou o calendário de ações nas escolas de Rio Branco ao longo de 2019 com a proposta de envolver 3,5 mil estudantes de pelo menos 12 estabelecimentos de ensino. As atividades terão início já no próximo de 26 de abril com a palestra inaugural que será ministrada pela desembargadora Eva Evangelista aos alunos do Colégio Acreano.

Já no dia 30 de abril, 360 alunos da Escola Estadual Paulo Freire participarão das palestras do projeto que serão ministradas pelas juízas de Direito Maha Manasfi e Shirlei Hage, além da promotora de Justiça Diana Pimentel.

No dia 9 de maio, será a vez de 103 alunos da Escola Estadual João Paulo II assistirem à palestra que será ministrada pelo servidor do TJ William Abud.

Em 13 de maio, o público estudantil esperado na Escola Estadual Henrique Lima será de 150 a 200 alunos. As palestrantes serão a promotora de Justiça Dulce Helena e a assistente social do MP, Rosalina Michelle.

Por sua vez, no dia 22 de novembro, a advogada voluntária Karina Gondim ministrará uma palestra de conscientização para um público de 120 alunos da Escola Estadual Clícia Gadelha.

O cronograma de novembro, bem como os públicos estimados para as palestras na Ufac e na FAAO ainda não foram divulgados. O encerramento das atividades coincidirá com a 15ª Semana Pela Paz em Casa, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executada em parceria com os Tribunais de Justiça dos Estados.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.