Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Chico Mendes é irrelevante”, diz ministro do Meio Ambiente durante entrevista no Roda Viva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira, 11, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, declarou que o líder seringueiro acreano Chico Mendes “é irrelevante” e questionou que diferença o ambientalista faria nesse momento.


As declarações de Ricardo Salles geraram manifestação de ambientalistas, jornalistas e internautas de modo geral.

Anúncios


Em entrevista exclusiva ao ac24horas, o ex-senador Jorge Viana também expôs sua opinião. “Em 30 anos da morte do Chico, talvez seja a declaração mais infeliz que já ouvi sobre ele. Eu sei que segue tendo preconceitos, intolerância e tentativa de distorcer o que era o Chico Mendes, mas o mundo todo avançou na valorização da agenda socioambiental”, disse Jorge.


O senador declarou ainda que lamenta mais ainda pela declaração vir de um ministro do Meio Ambiente brasileiro. Porém, Jorge pontua que, para ele, a postura de Salles não é nada de novo.


“É tudo aquilo previsível que podemos ter desses tempos difíceis que estamos vivendo, onde parece que alguns deram um cavalo de pau e resolveram andar para trás mesmo, nos levara para o século passado, para um período de intolerância e desarmonia da relação do homem com o meio ambiente. Por outro lado, declarações como esse, nos fazem ficar preocupados, mas são capazes também de mobilizar pessoas para que algo seja feito em defesa do que significa o nosso futuro”


Repercussão nacional

O ex-ministro, Carlos Minc também se manifestou em sua página do Twitter. “Como que Chico Mendes é irrelevante, ministro? Conheci Chico Mendes nos empates no Acre em defesa dos seringais, contra os correntões que os devastavam para formar pastos ilegais. Reconhecido no mundo como defensor dos povos da floresta da Amazônia. Irrelevante é você ministro”.


Marcelo Lins, jornalista da GloboNews, afirmou que a declaração do ministro Salles “dá bem a dimensão do tamanho do desafio que se apresentam para os que querem levar adiante, com seriedade, pautas ligadas ao crescimento sustentável”


Entenda

As declarações do ministro Ricardo Salles iniciaram depois que o apresentador do Roda Viva, Ricardo Lessa, perguntou qual a opinião de Salles sobre o ambientalista acreano.


“Não conheço Chico Mendes. Tenho um certo cuidado em falar sobre coisas que não conheço. Eu escuto história de todos os lados. Do lado dos ambientalistas mais ligados a esquerda , um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do agro, que são da região, dizem ‘Olha, o Chico Mendes não era isso que é contado’.


A jornalista Cristina Serra então questionou: O que o pessoal do agro diz para o senhor sobre Chico Mendes?


“Dizem que o Chico Mendes usava o seringueiro para se beneficiar, fazia uma manipulação da opinião”, comenta o ministro que é interrompido por outro questionamento do apresentador Ricardo Lessa. “Se beneficiar em quê? Ele morreu…”


Salles então continua: “O fato é que ele é irrelevante. Que diferença faz quem é Chico Mendes nesse momento?”


Cristina Serra interrompe o ministro e pontua que o ambientalista é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). “Mas a ONU reconhece um monte de coisa errada”, finaliza o ministro Ricardo Salles.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido