Conecte-se agora

Rio Acre dá sinal de vazante após atingir os 15 metros neste sábado, 9, informa Defesa Civil

Publicado

em

Depois de ficar um metro acima da cota de transbordamento durante a manhã e tarde deste sábado, 9, o Rio Acre, na capital acreana, deu sinal de vazante. As medições realizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) às 18 horas de hoje mostram que o Rio baixou de 15 para 14,95 metros.

O último boletim divulgado pela equipe da Defesa Civil do estado mostra que o volume de água no Rio Branco está em vazante. Informações do Corpo de Bombeiros apontam que o Rio, no alto Acre, também se encontra na mesma situação e está perdendo as forças.

Em Xapuri, o rio registrou mais uma baixa na noite deste sábado, registrando 8,26 metros. Nas cidades de Assis Brasil e Brasileia também foi percebida a vazante, já que as medições desta noite indicaram níveis de 3,81 em Assis Brasil e 4,65 metros em Brasileia.

O Rio Espalha se manteve estável com a medição anterior e continua com 9,55 metros, bem como o Riozinho do Rola, que manteve os 15,31 metros.

A previsão, segundo a Defesa Civil, é que o rio estabilize nas próximas horas, caso não sejam registradas chuvas nas áreas de cabeceira da bacia.

Os bairros Baixada da Habitasa, Seis de Agosto, Ayrton Senna e Triângulo, primeiros afetados pela enchente do Rio Acre seguem sob monitoramento da Defesa Civil. A principal rua do bairro Base começou a ser afetada pela água na manhã deste sábado.

No momento, o registro oficial indica que três famílias foram retiradas de seus imóveis na última quinta-feira, 7, e abrigadas em casas de parentes. Havia a solicitação para vistoria para avaliação de outros imóveis.

Propaganda

Acre 01

Proposta de reforma administrativa deve chegar nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa

Publicado

em

A proposta de reforma administrativa preparada pelo Palácio Rio Branco deve chegar nesta quinta-feira, dia 25, à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O governador Gladson Cameli já revisou a proposta legislativa e autorizou que ela seja enviada aos deputados estaduais para avaliação.

Entre as propostas de Cameli estão a criação da secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, a extinção dos cargos de assessor especial do governador, e a retirada do status de secretaria da Polícia Civil, que deve ser colocada sob o comando da pasta de Justiça e Segurança Pública.

O governador acreano também pretende recriar a Secretaria de Articulação Institucional (SAI), para institucionalizar e melhorar o diálogo com os parlamentares nas três esferas, ressuscitar o Instituto Dom Moacyr (IDM) e reinstalar o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

Outra mudança na estrutura de governo será a extinção do Grupo Permanente de Planejamento Estratégico (GPPE), que é composto peles chefes da Casa Civil, Planejamento, Controladoria e Procuradoria e Fazenda. Com a falta de resultado do coletivo, Gladson porá fim ao “conselho” da gestão.

“A proposta está fechada e agora vamos encaminhar para a Assembleia Legislativa, que precisa avaliar e deliberar sobre ela. Vamos fazer um ajuste na reforma já feita em dezembro, para melhorar a máquina, e valorizar nossos servidores. O governo terá melhores condições de trabalhar”, comentou o governador acreano.

Continuar lendo

Acre 01

Mailza expõe a Michele Bolsonaro o drama de meninas com sequelas da vacina do HPV

Publicado

em

A senadora Maliza Gomes reuniu-se nesta quarta-feira (24) com a primeira dama Michele Bolsonaro a quem solicitou interlocução em relação às meninas com sequelas da vacina do HPV.

“Hoje foi um dia muito especial. Encontrei e conversei aqui no Senado Federal com a primeira-dama Michelle Bolsonaro sobre o nosso Acre. Falei para ela da minha preocupação dos casos dos jovens que tiveram reações após tomarem a vacina contra o HPV”, disse Mailza.

A senadora relatou sobre o sofrimento das famílias com a falta do diagnóstico e do tratamento adequado. “A primeira-dama disse que vai nos ajudar! Obrigada Michelle por sensível às questões de nosso Acre”, agradeceu Mailza.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.