Menu

Perpétua apresenta PL que prevê refinanciamento de dívida do FIES

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) apresentou esta semana, na Câmara Federal, o Projeto de Lei n° 495/2019 (PL) visando discutir alternativas para auxiliar a solucionar a problemática do endividamento de estudantes que utilizaram o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).


“A juventude brasileira está endividada. Caros colegas, 50% dos estudantes que tiveram acesso ao FIES estão endividados. São mais de R$ 20 bilhões em dívida com esse financiamento estudantil. E nós, o que vamos fazer? São famílias pobres. Foi o maior programa de financiamento estudantil, que colocou milhões de jovens nas universidades. Quantos filhos de pedreiros hoje são médicos? Quantos filhos de faxineira conseguiram fazer uma faculdade e são advogados e outras profissões importantes?”, declara a parlamentar.

Publicidade

A proposta do PL apresentando por Perpétua propõe uma parcela de isenção aos mais pobres e refinanciamento de outros. Incluindo, um desconto maior para os demais.


Perpétua Almeida declarou que quando foi criado o programa o país econômico e político. “O jovem que está saindo da Universidade agora encontra outra realidade. A economia do país está num momento completamente diferente. As crises políticas e financeiras atingiram a geração de empregos. São mais de 12 milhões de desempregados. Não tem perspectivas para o jovem que sai da faculdade ter emprego para poder pagar essa dívida”, pontuou a deputada acreana.


A parlamentar fez uma pelo aos demais deputados para que procurem os estudantes para que, juntos, possam debater esse assunto. O chamamento também foi feito às entidades estudantis do Brasil para que debatam o assunto do endividamento da juventude, levando a problemática ao parlamento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido