Menu

Pesquisar
Close this search box.

Líder indígena diz que Prefeitura de Tarauacá licitou barcos de indígenas para não-indígenas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O líder da Terra Indígena Praia do Carapanã, cacique Bené, publicou numa rede social um vídeo no qual denuncia uma ação da Prefeitura de Tarauacá. De acordo com o cacique, a prefeita Marilete Vitorino utilizou recursos de Emenda Parlamentar destinada aos indígenas para beneficiar não-indígenas.


“Não estou criticando o trabalho da gestora, vim aqui falar sobre a Emenda Parlamentar do deputado federal Léo de Brito, fechada com os povos indígenas ribeirinhos Carapanã, Caucho e Humaitá. Ele teve o compromisso de fazer essa emenda parlamentar para construção de barcos para escoamento de produção agrícola dessas três terras indígenas. Mas, infelizmente, nós fomos, mais uma vez, desrespeitados com um povo. A nova gestora pegou essa emenda e fez uma licitação, colocando os barcos para atender a zona rural dos povos não-indígenas”, relata o denunciante.

Anúncios


O cacique ressalta que em momento algum seu manifesto tenta desrespeitas os povos não-indígenas ou questiona se são merecedores.


“Claro que são merecedores. Mas a execução deveria ser feita de acordo como foi especificado na emenda parlamentar. Isso é um desrespeito da gestora com os povos indígenas”, declara.


Bené lembra que os povos indígenas viveram na região antes da existência do município.


“Será que os povos indígenas só aparecem no tempo da eleição? Nós, povos indígenas não merecemos isso. A gestão passada não executou a emenda, deixou o recurso para a atual gestão fazer de acordo com que consta na Emenda. Mas, infelizmente os recursos foram desviados dos povos indígenas para os não-indígenas”, pontua.


O líder deixa um questionamento no vídeo. “Pergunto a todos: E agora? Mais uma vez a discriminação contra os povos indígenas acontece aqui na região de Tarauacá?”.


Por fim, o cacique do povo da Terra Indígena Praia do Carapanã classifica a ação como lamentável. “A gente quer saber do Poder Público o que vai fazer daqui para frente, porque não temos nenhuma esperança para reivindicarmos isso”, lamenta.


Segundo o denunciante, nenhum representante do Poder Público prestou qualquer esclarecimento que justificasse o motivo de terem mudado o destino do recurso da Emenda. “Isso é uma coisa ilegal. A gente é indígena, mas conhecemos a lei do que é seu o do que é nosso”, conclui o cacique.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido