Menu

Pesquisar
Close this search box.

Corregedoria do Iapen investiga casos envolvendo agentes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos últimos quatro anos, mais de 400 casos de má conduta envolvendo agentes penitenciários passaram a ser investigados pela corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/Ac).


Tratam-se de investigações preliminares, que podem ser arquivadas caso seja comprovado que não houve transgressão. Segundo o Instituto, 30 casos são de processos administrativos disciplinares e os demais estão sob análise.

Anúncios


Casos de tortura e maus-tratos estão entre os que passam por investigação.


Ao menos 90 inquéritos apuram denúncias de tortura e maus-tratos de presos, outros 61 são relacionados a violações de normas de conduta e 52 por negligência. Além de 21 casos ligados a dano ao patrimônio público, 19 por abuso de autoridade e outros 19 por fuga de presos.


Mais de 50 processos investigam o uso indevido de arma institucional, outros 40 avaliam a suspensão ou cassação do porte de arma institucional por parte de agentes penitenciários.


Na corregedoria tramitam ainda, investigações relacionadas a mortes de preso, o envolvimento de agentes penitenciários com facções criminosas, solturas indevidas de presos e casos de tráfico de drogas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido