Menu

Pesquisar
Close this search box.

A crônica da incompetência não pode ser reescrita

O governo que acabou há pouco mais de 30 dias, salvo um ou outro avanço, no macro, fracassou na gerência do sistema estadual de saúde. Conseguiu sucatear o Hospital do Juruá, um primor de atendimento no governo Binho Marques, onde deixou faltando do remédio básico aos profissionais do corpo clínico. E sem falar no calote dado nos gestores em vários milhões de reais. Nos demais hospitais do interior o caos não foi menor. Nos seus últimos estertores chegaram até fechar a porta do Pronto Socorro de Rio Branco por falta de médicos. Foi preciso uma ação do MP para reabrir. Quem estava em cargo de confiança no último governo não tem legitimidade agora de cobrar e de se arvorar em paladino da moralidade da saúde pública. Este é um ponto. O outro ponto é que o governador Gladson Cameli não foi eleito para reescrever a crônica da incompetência da gestão finda, na condução do sistema de saúde. O quadro dantesco de pessoas deitadas no chão, jogadas em macas pelos corredores, lembrando hospitais em meio uma guerra, registrado este fim de semana e divulgado na mídia, sobre o Pronto Socorro de Rio Branco, não difere em nada do que ocorria no governo Tião Viana. A mesma merda fedida. O mesmo descaso com o ser humano. Não se pode exigir de um governo que conserte em pouco tempo o desastre dos últimos oito anos, mas se pode exigir que em trinta dias não deixe mais pacientes jogados pelos corredores, é tudo uma questão de ajuste. Eu acredito que o jovem secretário de Saúde, Alysson Bestene, possa ter sucesso, pela competência e vontade de fazer. Mas para o que foi mostrado sobre o PS nos últimos dias, não há desculpa. A coluna foi uma crítica dura nos últimos quatro anos do governo petista, por isso não pode embarcar em desculpas esfarrapadas dadas pelos defensores do governo para justificar a continuidade do caos. O PS, senhores no poder, não pode continuar sendo a sucursal do inferno. Ou os eleitores terão ido às urnas na eleição passada para trocar o seis por meia dúzia. E, não entrar rápido pelo caminho da mudança, é jogar contra a esperança de milhares de acreanos que votaram no governador na busca de dias melhores na Saúde. Não foi pela permanência do que foi mostrado no PS que votaram. Com toda certeza.


COLUNA SOCIAL, NEM A PAU!


Não adianta que a linha da coluna não será mudada. Este não é um espaço ao estilo cabo- eleitoral. Nem coluna social. Quando for para registrar um fato negativo, isso será feito. Até porque o jornalismo sabujo em nada acrescenta a quem se encontra no poder. Só engana.


NÃO SEI SE FOI UM BOM NEGÓCIO


Não sei se foi um conselho positivo que deram ao secretário Alysson Bestene de trazer novamente consultas para dentro do Pronto Socorro, num início de gestão em uma casa desarrumada. O Pronto Socorro deveria ter continuado somente para casos de emergência.


DESCANSE EM PAZ, DORALICE!


Era minha leitora de quarenta anos de coluna política. Sempre fazia questão de dizer isso quando me encontrava. Há tempos não lhe via. A Doralice Cruz, a Dora, mulher do Pedro Cruz, companheiro de jornada de quatro décadas no jornalismo, ele como chefe da oficina, era uma figura doce. Soube pelas redes sociais da sua passagem ontem a um plano superior. Descanse na luz divina minha amiga. Meu conforto e os pêsames ao Pedro Cruz e família.


MAIORIA FOLGADA


A base do governo Cameli na ALEAC começa a legislatura com 17 votos certos, número suficiente para aprovar as matérias consideradas de quorum especial, como as PECs.


FALANDO SÓ


Na Câmara Federal a única voz discordante da bancada acreana em relação ao governo Gladson Cameli será a da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). Os deputados Jesus Sérgio (PDT) e Manuel Marcos (PRB), mesmo eleitos pela FPA, estarão do lado governista.


MUDEM A LEGISLAÇÃO


Em relação às posses dos deputados Manuel Marcos (PRB) e Juliana Rodrigues, na Câmara Federal e Assembléia Legislativa, respectivamente, não há como se protestar. Não foram condenados a nada. Para não serem empossados teriam que mudar a atual legislação.


MEDIDAS DO MORO


Uma das medidas propostas pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, em dar mais segurança ao policial no enfrentamento com os bandidos merece ser aprovada. Conheço muitos amigos policiais que evitam um confronto, mesmo com risco de vida, para não virarem depois vilões.


FICHA POLICIAL


A folha corrida do novo presidente do Senado, senador David Alcumbre (DEM), é tão extensa quanto a do destemperado senador Renan Calheiros (MDB). Ambos equivalem-se em ações penais. O que os difere é que o novo presidente não tem a mesma carga negativa na população do que o Renan.


FIM DA NOVA REPÚBLICA


Com a derrota da detestável figura do senador Renan Calheiros (MDB) finda a chamada “Nova República” e se entra num novo e insondável ciclo com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se elegeu a despeito da perseguição da mídia. É o fim da era gosmenta do MDB no Senado.


PRB FORTALECIDO


O PRB é outro partido que ficou fortalecido no cenário nacional, com o vice-presidente da Câmara Federal, deputado federal Marcos Pereira (PRB). Com o deputado federal Manuel Marcos (PRB) e deputada Juliana Rodrigues (PRB), podem ajudar o governo Gladson Cameli.


MENOS POR ESTE LADO


Nenhum gestor é perfeito. A prefeita Socorro Neri pode ser criticada, cobrada, por qualquer ângulo da sua gestão, mas incorre num erro cavalar quem entrar pela estratégia de querer queimar seu trabalho na PMRB pelo lado da legalidade. Neste ponto, ela é inatingível!


NEM PERIGO


Não tem nem perigo de alguém encontrar um deslize praticado pela prefeita Socorro Neri ou que venha chancelar e calar ante qualquer ilegalidade na EMURB, como foi noticiado. E pelo que a conheço não vai recuar na sua decisão de manter usinando asfalto pelo órgão municipal.


SESÃO SOLENE


A ALEAC abre hoje para o início da nova legislatura em uma sessão solene, com a presença do governador Gladson Cameli, que deverá fazer a leitura da mensagem governamental, contendo suas propostas e projetos para sua gestão. Gladson fez questão de ir prestigiar.


OLHOS NOS DISCURSOS


É bom se ficar de olho nos discursos das lideranças da oposição, principalmente, do PT e PCdoB, que integram uma ala mais ideológica. Por ser uma sessão solene não necessariamente os discursos terão que ser parcimoniosos, mas sim para marcar de saída os posicionamentos.


NOVA FASE DO GOVERNO


O governo Gladson entrará a partir de hoje na sua fase política, pois, é na Assembléia Legislativa que serão travados os grandes debates entre sua base de apoio e os parlamentares que farão oposição. O que todos esperam é que esta não seja uma legislatura morna.


ALGUÉM DEU PODER


Quando vejo os ataques à tendência petista DR, que domina hoje o partido, é de ser perguntar, quem deu corda aos seus dirigentes? Ora, bolas, foram os mesmos que hoje os criticam. O Carioca, por exemplo, com toda sagacidade, não seria nada se não tivesse corda.


ABRAÇO DA SUCURI


E como disse ontem um amigo petista com quem conversava sobre a guerra entre as lideranças tradicionais do PT e o grupo Democracia Radical (DR). “Crica, criaram uma sucuri e agora o Jorge Viana e o seu pessoal vão ter que se abraçar com ela ou deixar o PT”. É isso!


OUTRO CONTEXTO


A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), se elegeu dentro de um contexto político muito conturbado, mas para a sua reeleição virá num cenário mais promissor e com obras a mostrar. A Fernanda não será uma adversária fácil de ser batida, o desgaste do PT não a contaminou.


ESTAVA NA CAMPANHA


O militante político Ruy Birico pode não ter os requisitos técnicos para se enquadrar em funções no ACREPREVIDÊNCIA, mas do lado político tem méritos, estava na campanha do Cameli, bem diferente de muitos nomeados engajados na campanha do Marcus Alexandre.


ERA O QUE SE FALAVA


Um dos assuntos mais comentados ontem nas redes sociais era a nomeação do presidente do PP, Lívio Veras e a sua mulher, para cargos de confiança no governo e terem um imóvel alugado para o Estado. E o contrato do referido imóvel aditivado neste governo.


AGORA, O TURISMO VAI!


No programa de rádio “Resenha Aldeia”, vários amigos ouviram, a secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, descobriu a fórmula de atrair turistas que, por certo será a redenção da nossa economia. As ruínas incas de Machu Picchu, visitadas por milhares de pessoas de todo o mundo, vão cair no esquecimento, serão fichinhas. Em meio à sua fala, pontuou: – quem é o turista que não vai querer vir tomar banho de cuia nos nossos rios? Que genial, a nossa secretária! E, haja cuias e hotéis para os turistas que vão chegar ao Acre depois dessa.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.