Menu

Pesquisar
Close this search box.

Câmeras flagram vida selvagem na Reserva Chico Mendes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Reserva Extrativista Chico Mendes vem servindo de cenário natural para mais um vídeo da série Moradores da Floresta, projeto do WWF e as comunidades locais que começou em abril do ano passado flagrando a rotina dos animais selvagens existentes nas áreas de manejo florestal da unidade. O último filme captou imagens curiosas de dois animais muito conhecidos dos acreanos que vivem na zona rural: o cateto (Pecari tajacu) e a queixada (Tayassu pecari), duas das espécies de porcos selvagens da Amazônia.


Na Amazônia, as duas espécies de pecarídeos ocorrem nos dois tipos de florestas, mas a queixada prefere florestas de várzea, enquanto o cateto prefere florestas de terra firme. Outra característica das espécies é que ambos são altamente sociáveis. O cateto vive em bandos, que variam entre seis e 30 indivíduos, enquanto a queixada em grupos maiores que podem chegar a até 100 animais.

Anúncios


Espécies como os queixadas e catetos são essenciais para uma floresta saudável, pois esses animais são uma das principais fontes de alimentos para grandes carnívoros como a onça-pintada, o puma e a jaguatirica. Esses gatos selvagens só conseguem habitar áreas em que há boa disponibilidade de presas como esses porcos.


As imagens são feitas com armadilhas fotográficas, que são câmeras normais equipadas com melhorias tecnológicas e apropriadas para o ambiente selvagem. Elas ficam escondidas e amarradas em árvores, funcionando com sensores de luz. Toda vez que um animal passa pela frente do equipamento, a câmera dispara automaticamente e tira uma foto ou inicia uma gravação audiovisual. Essas câmeras utilizam infravermelho gravando bem à noite sem necessitar de luz adicional, e não espantam ou agridem os animais. Por isso, elas vêm sendo cada vez mais adotadas por conservacionistas ao redor do globo.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido