Menu

Saúde emite nota sobre infestação de caramujo em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde de Rio Branco divulgou nesta quinta-feira (24) nota técnica sobre a infestação de caramujos africanos nos bairros de Rio Branco, uma situação denunciada pelo ac24horas com base em queixas de moradores e um estudo da Universidade Federal do Acre (Ufac).  A nota apenas replica informações veiculadas na reportagem e que o atendimento pelo serviço de saúde pública só é feito quando acionado pela população. Veja a nota:


NOTA TÉCNICA SOBRE OS CARAMUJOS

Publicidade

O Departamento de Controle de Zoonoses, órgão vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA), vem por meio desta informar a população de Rio Branco que toda solicitação sobre infestação de moluscos é atendida por vistoria zoosanitária, com orientação à população quanto às medidas de prevenção para controle da infestação.


Ressalta ainda, que a equipe técnica do Departamento de Controle de Zoonoses realizou a classificação taxonômica dos moluscos presentes em nossa cidade e a espécie identificada foi a Lissachatina fulica, que é amplamente encontrada na Amazônia e de importância para saúde pública por ser um vetor de nematódeos (vermes achatados).


Pesquisa recente realizada por estudiosos da Universidade Federal do Acre e publicada na revista Biota Neotropica apresentou como resultados:


a) essa espécie de caramujo no Município de Rio Branco albergava os nematódeos Strongyluris sp. e Aelurostrongylus abstrusus, que não causam doenças em humanos, podendo causar pneumonia em felinos;


b) não foram identificadas larvas do nematódeo Angiostrongylus cantonensis causador da meningite eosinofílica em seres humanos.


No cumprimento de suas atribuições este Departamento de Controle de Zoonoses sempre recomenda medidas de controle e cuidados após as vistorias.


A catação manual é a melhor medida para controlar a infestação dos moluscos;


Para realizar a catação, as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos, sem furos, para evitar o contato com o animal;


Os moluscos recolhidos e ovos podem ser cobertos com cal virgem e enterrados;


Os animais também podem ser dispensados em lixo comum para recolhimento pela empresa de recolhimento de lixos vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que recolhe lixos em dias estratégicos no município. Neste caso, é necessário quebrar as conchas para que elas não acumulem água, tornando-se possíveis focos para reprodução de mosquitos, entre eles: o Aedes aegypti causador de dengue ,chicungunya e zika vírus.

Publicidade

Informamos que em caso de infestação desses caramujos, as solicitações de vistorias zoosanitária podem ser encaminhadas ao Departamento de Controle de Zoonoses no endereço estrada AC 40 km 9, Nº 5.640 – Bairro Benfica ou pelo telefone: 3221-3561.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido