Conecte-se agora

Após chuva forte, Rio Juruá fica acima da cota de alerta; Rio Acre segue em baixa

Publicado

em

Com a intensa chuva registrada nesta quarta-feira, dia 23, o Rio Juruá atingiu a marca de 11,93 metros e ultrapassou a cota de alerta de 11,80m. A informação foi repassada pelo Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, nesta quinta (24).

Nesse período é comum a oscilação do rio em virtude das precipitações que ocorrem, mas o Corpo de Bombeiros segue monitorando a situação. Em novembro, o rio chegou a marca de 13 metros e desabrigou dezenas de famílias.

Na Capital, o Rio Acre marcou 11,82 metros, já abaixo das cotas de Alerta e Transbordamento, que são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente. Em Rio Branco, 100 abrigos foram preparados para receber possíveis famílias atingidas pelo transbordo do manancial.

Propaganda

Cidades

Ramais e pontes tiram comunidades do isolamento entre Epitaciolândia e Xapuri

Publicado

em

A construção de 10 pontes e a abertura de 70 quilômetros de ramais pela prefeitura de Epitaciolândia está tirando do isolamento dezenas de famílias na região do Riozinho, afluente do rio Xapuri, numa das áreas mais isoladas no limite entre os dois municípios.

A abertura de vias de acesso a essas localidades enche de esperança moradores que anseiam por melhorias, como o programa Luz para Todos. É o caso do produtor Roberto de Souza, líder da comunidade Riozinho, onde cerca de 60 famílias se beneficiam com a chegada do ramal.

“O ramal melhora muito a nossa vida. Nós estamos cheios de esperança e à espera de outras reivindicações que o prefeito está ouvindo. Nós temos uma pessoa deficiente aqui e queremos que o ramal chegue mais adiante. Ele disse que agora não será possível, mas talvez até o fim do ano saia”, disse ele.

Outro morador satisfeito com os serviços realizados pela prefeitura de Epitaciolândia é colono Evaldo Silveira, que agora espera pelo piçarramento do ramal.

“Nós já fizemos a doação de uma certa quantidade de piçarra e ser for preciso a gente tem mais. Tenho fé em Deus que o prefeito vai cumprir, assim como cumpriu com abertura do ramal”, afirmou.

O prefeito Tião Flores visitou a comunidade neste último fim de semana, ouviu os moradores e acompanhou os serviços que estão sendo realizados. No igarapé Pindaquara, nas proximidades da comunidade Terra Alta, Flores prometeu a construção de uma nova ponte num prazo de 30 dias e a abertura de mais 8 quilômetros de ramais.

“Essas pessoas estão isoladas e o poder público tem a obrigação de tirar essas pessoas do isolamento”, salientou o gestor municipal.

Os serviços realizados pela prefeitura têm tido a parceria das comunidades, especialmente na construção das pontes que, embora sejam de pequeno porte, representam uma das grandes dificuldades para a abertura dos ramais.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura de Sena leva Saúde Itinerante a mais de 150 pessoas na região do Rio Purus

Publicado

em

A prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 17, a segunda edição do programa Saúde Itinerante 2019. Desta vez, atendeu a comunidade na região Capivara II, situada às margens do Rio Purus – que dá acesso ao ramal do quilômetro 20 na estrada que liga Sena a Manoel Urbano. Lá, foram atendidas mais de 150 pessoas de diversas comunidades vizinhas, do alto e baixo Purus.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde Itinerante, Sintia Souza, várias comunidades vizinhas receberam atendimentos odontológicos, médicos, distribuição de medicamentos, vacinação para crianças, adultos e idosos, testes rápidos, fizeram atualização do cadastro do Bolsa Família, curativos, agendamento de consultas para eletrocardiograma, ultrassom e Projeto Coruja (oftalmologista).

Os atendimentos ocorreram na Igreja Batista Hermon. Para o secretário Municipal de Saúde, Daniel Herculano, o programa reflete a importância que o prefeito Mazinho Serafim tema dado às comunidades da zona rural do município. “Levar todos esses atendimentos para essa comunidade, já pela terceira vez nesta gestão, significa o compromisso que temos com essas pessoas, de que a saúde de Sena Madureira é para cidadão. Entendemos que todos têm direito a saúde de qualidade”, afirma o secretário.

Segundo o Pastor Alércio Brito, que representou a comunidade Capivara II, o trabalho realizado pela prefeitura atende as pessoas mais carentes da cidade. “É importante destacar que esse trabalho leva em conta a carência das pessoas, aquelas que têm dificuldade de se deslocar ate a cidade para buscar atendimento e isso tem favorecido e melhorado a vida desses moradores”.

A profissional de saúde Dr. Leidaiane Oliveira foi uma das dezenas que participaram da ação. Para ela, “foi uma satisfação muito grande ajudar a comunidade. É gratificante ter uma equipe tão boa e atendemos todos os pacientes que buscaram atendimento com um bom acolhimento”, declarou.

Fora atendidos moradores, além do Capivara II, residentes do Val Paraíso, Mirador, Cachoeirinha, São Jorge, Gleber São Jorge, Piedade e Vale do Amanhecer. Seu Raimundo Mendes é morador da comunidade Cachoeirinha e agradeceu a ação da prefeitura no local.

“Só temos que agradecer a assistência que estamos recebendo. Para mim é de grande valor ter essas consultas. Hoje temos o privilégio de ter essas consultas médicas na região, então agradeço as pessoas que se esforçaram para chegar aqui e ao próprio prefeito Mazinho”, disse o morador.

Também estiveram presentes, além do secretário Daniel Herculano, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, os vereadores Tom Cabeleireiro, Ney Areal e Adevaldo Rodrigues (O Boa Idea), representando a Câmera de Vereadores do município.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.