Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeita Socorro Neri apresenta Plano de Contingência 2019

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o objetivo de minimizar danos e prejuízos que venham a ser ocasionados por possível enchente do Rio Acre e tendo em vista a elevação do nível das águas, que na medição realizada às 6h da manhã desta terça-feira (15) atingiram a marca de 13,11 cm, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, apresentou hoje, na sede da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, o Plano de Contingência Operacional de Enchente 2019.


A apresentação contou com a participação de secretários e assessores municipais, vereadores, equipes das comissões municipal e estadual de Defesa Civil e do chefe da Casa Civil do governo do estado, José Ribamar Trindade, que representou o governador Gladson Cameli.

Anúncios


O plano especifica as ações que todos os órgãos da administração pública municipal terão que desenvolver no caso de possível transbordamento das águas do rio Acre e dos demais mananciais que cortam o município de Rio Branco, principalmente a retirada e abrigamento das famílias, caso necessário.


De acordo com a prefeita Socorro Neri, o objetivo é alinhar as ações no âmbito do Município, Estado, e posteriormente também na esfera federal. “Estamos analisando a possibilidade de uma alagação e preparando as ações que serão executadas para prestar atendimento às famílias que porventura venha a ser afetadas”, afirmou.



O coordenador da Defesa Civil Municipal (COMDEC), coronel George Santos, informou que os níveis pluviométricos estão sendo monitorados. Ele relatou que os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri registraram vazantes no leito do Rio Acre, enquanto que em Capixaba houve uma considerável elevação do nível das águas, porém nas 24 horas houve uma pequena estabilização.


Segundo a Defesa Civil, em apenas 15 dias já choveu 90% do previsto para todo o mês de janeiro de 2019. Todas as medidas necessárias para minimizar os impactos que venham a ser ocasionados por uma eventual enchente do rio Acre e enxurradas dos igarapés e mananciais que cortam Rio Branco estão sendo tomadas pelo Município. “Estamos atentos a esses fenômenos, prontos para intervir, caso seja necessário”, afirmou George Santos.


Aplicativo

Durante a apresentação do Plano de Contingência Operacional de Enchente 2019 foi lançado o aplicativo Alerta Rio Branco, desenvolvido pela empresa Estartups Gran Sistemas. A ferramenta permite, via internet, o acesso a informações disponibilizadas pela Defesa Civil em tempo real.


De acordo com o analista de sistemas Vander Nicácio, que desenvolveu o sistema, o aplicativo é muito simples e não depende de login nem senha. “É muito simples de baixar e ter acesso às informações”, explicou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido