Menu

Fernanda e Tião Flores podem ser as primeiras baixas da FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os prefeitos de Brasiléia, Fernanda de Souza Hassem, do PT, e de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), podem ser as primeiras baixas da Frente Popular do Acre (FPA), depois da derrota para Gladson Cameli (PP) e o vice major Rocha (PSDB). O partido escolhido para a migração política dos dois está sendo mantido a sete chaves. Porém, o ac24horas obteve a informação de que o PP foi descartado e o caminho a ser trilhado pode ser o PSD ou o ninho tucano.


Para algumas pessoas mais próximas, a prefeita Fernanda confidenciou a mudança que, passaria, inclusive, pelo aval do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim, que rompeu com o PT depois de uma briga ferrenha com os irmãos Viana na disputa pelo Senado, em que ele e Jorge Viana foram derrotados por Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (MDB).

Publicidade

Essa possibilidade foi confirmada por um agente político do novo governo. Segundo ele, a construção para a vinda de Fernanda e Tião Flores vem sendo trabalhada há dias. “É de nosso interesse e de nossos aliados que dois prefeitos bem avaliadas do Acre venha somar com a gente”, justificou. O vice-governador, major Rocha, o senador Sérgio Petecão, os deputados federais Alan Rick e Flaviano Melo também estão sendo ouvidos para a adesão de Flores e Hassem.


No pacote de mudanças entraria também a prefeita de Rio Branco Socorro Neri, vários vereadores, bem como lideranças tradicionais da política. Entretanto, Socorro Neri negou veementemente qualquer mudança de partido no momento. “Não tem o menor fundamento”, frisou a secretária de Comunicação da prefeitura, jornalista Socorro Neri. Ao saber da informação Socorro Neri disse que ninguém está autorizado a falar por ela e mais: nunca participou de negociação nenhuma para deixar o PSB.


“A ideia é fortalecer o PP, mas também outros partidos como o PSD, MDB e PSDB estão abertos para receber os novos aliados”. Um dos caminhos apontados para Fernanda Hassem seria o próprio MDB em uma composição com o partido em Brasiléia, que indicaria um vice nas eleições de 2020.


Para esse assessor, diferentemente de outros petistas, Fernanda sempre colocou a população de Brasiléia acima do próprio partido. “Ela vindo iremos construir a unidade dos partidos que eram oposição e que agora estão no poder para que seja nossa candidata única na região”. Ele explicou que é um trabalho a ser desenvolvido com muito diálogo, mas sempre colocando os interesses do povo acima de qualquer coisa. Ele lembrou que a prefeita durante a campanha em momento algum agrediu ou atacou o então candidato Gladson Cameli e demais integrantes da oposição. “Acho que se ela vier será muito com para Brasiléia e vai garantir a sua reeleição”, acentuou.


De acordo com a fonte, a prefeita Fernanda ainda não se manifestou se aceitaria ou não a proposta. Entretanto, segundo o ac24horas apurou, ela deverá vir a Rio Branco nos próximos dias para uma definição em conjunto com os demais políticos citados na reportagem.


CARGOS NA REGIÃO

A vinda de Fernanda Hassem para o governo também resolveria a questão dos cargos comissionados do Estado na cidade de Brasiléia. “É natural que a prefeita fosse ouvida na composição dos cargos, já que ela passaria a ser uma das líderes mais importantes”. São mais de 30 cargos estaduais disputados pelos partidos da aliança que elegeu Cameli e Rocha. Esses partidos, destacou a fonte, tem como objetivo eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas próximas eleições enterrando de vez porto todas o PT no Acre. “Ganhamos o governo, agora vamos para cima das prefeituras, esse é o jogo político”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido