Menu

Chefe da Casa Civil diz que ‘petização’ é medida emergencial

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário Ribamar Trindade (Casa Civil) afirma que a manutenção de servidores públicos filiados ao PT ou a outros partidos da Frente Popular no governo Gladson Cameli (Progressistas) é uma medida emergencial para garantir o bom funcionamento da máquina.


Segundo ele, a permanência deste quadro de funcionários não se trata de nomeações em cargos de livre nomeação (as CECs), mas apenas de aproveitamento provisório de pessoal.

Publicidade

A presença de militantes do antigo grupo político que governava o Acre até o fim de 2018 – chamada de “petização” – em funções de comando na gestão Gladson tem sido motivo de questionamentos e cobranças que têm deixado o chefe do Palácio Rio Branco incomodado.


“A administração pública é ininterrupta e existem atos a serem cumpridos dentro dos prazos legais, para que não haja prejuízo para sociedade. O objetivo do governo é respeitar os funcionários públicos, aproveitando a qualificação e a eficiência dos nossos quadros”, afirma Trindade.


Sobre as portarias publicadas nos primeiros dias de governo, a Casa Civil ressalta que as designações referentes aos diversos servidores são atos de cunho interno e administrativo para atender a prazos legais que, caso não sejam executados, podem implicar em graves prejuízos para execução orçamentária e financeira do estado.


“Precisamos ter cautela para não causarmos transtornos desnecessários à sociedade, criando um ânimo político que em nada contribui para o bom-senso administrativo e para as soluções emergenciais que precisamos, para tirar o Acre do caos financeiro e administrativo em que se encontra”, defende o chefe da Casa Civil.


De acordo com Ribamar Trindade, os cargos em comissão (CEC´s) somente serão preenchidos no final de janeiro em diante. É a partir destas nomeações que os aliados do atual governo, bem como os militantes dos partidos da base de Gladson Cameli, ocuparão os espaços na administração estadual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido