Conecte-se agora

Acre é penúltimo em registro de patentes no Brasil, informa instituto industrial

Publicado

em

Com 10 ocorrências cadastradas, o Acre é o penúltimo Estado em registros de patentes no Brasil, ganhando apenas de Roraima, segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Parte é de registro de marcas, segundo as Estatísticas de Propriedade Industrial elaboradas pelo próprio Inpi. Para o Acre, esse dado significa que há pouca coisa sendo inventada ou que requer proteção sob patente.

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Em 2017, o Inpi fechou suas representações no Acre, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, deixaram de funcionar no dia 21 de agosto de 2017. A medida foi decorrente do novo modelo de atuação regional, que optou por concentrar esforços no fortalecimento das unidades próprias do Instituto. Sem registros em escala, o Acre pouco se ressentiu disso.

Propaganda

Cidades

Acreano de 73 anos está hospitalizado em Manaus e procura família no Acre

Publicado

em

Há mais de 15 anos, desde que foi morar em Manaus, no Amazonas, que o idoso Alcir Moraes de Holanda, conhecido como “Acreano”, de 73 anos, perdeu o contato com sua família que reside em Rio Branco. Há várias semanas, ele está internado no hospital Francisca Mendes, na capital do estado vizinho, onde está submetido a um tratamento cardíaco.

Seu Alcir foi para Manaus solteiro, lá conheceu sua esposa e durante todo esse tempo vive acompanhado apenas da mulher e de duas filhas. Nem ele, nem a esposa possuem telefone celular, por isso, Luciana Vidal, amiga do casal, que também reside em Manaus, decidiu procurar o ac24horas na tentativa de encontrar os familiares de ‘Seu Alcir’ no Acre.

Luciana diz que o acreano é aposentado e está numa situação difícil. “Estou numa busca constante há vários dias porque ele não tem nenhum familiar aqui, eu e meus pais somos os únicos parceiros dele aqui em Manaus”.

Ajuda

A mulher explicou que já entrou em contato com a assistência social de Rio Branco, com representantes da secretaria de Direitos Humanos no Estado e, mesmo assim, ainda nenhum sinal de ajuda por parte do poder público.

O idoso informou que possui duas irmãs que moram em Rio Branco, chamadas: Alcianira Moraes de Holanda e Alcinir Moraes de Holanda – esta tinha uma loja chamada ‘Ceará’, localizada no Bairro Quinze. Ele ainda fala de uma prima, camada Cleide Pereira Cavalcante, mas não lembra o bairro onde a mesma morava.

Luciana pede para quem conhecer uma das irmãs de Seu Alcir, que entre em contato pelos números (92) 98443 – 8437 ou (92) 99305 – 2048.

Continuar lendo

Cidades

Placas colocadas na BR-317 tem data vencida

Publicado

em

Às placas com detalhes das obras de recuperação e restauração da BR-317 colocadas pelo Dnit ao longo da estrada estão com a data de início vencida, ou seja, em 11 de dezembro de 2018.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.