Menu

Pesquisar
Close this search box.

Decisão da Justiça pode decretar vitória de Salomão em cima de Adriano nas eleições da Fieac por 7 a 3

Após ser marcada pelo jogo de intrigas e acusações, a disputa eleitoral pela presidência da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), entre o atual gestor José Adriano, dono da MAV Construtora, que tenta a reeleição, e João Francisco Salomão, proprietário da Eleacre Engenharia, que busca voltar ao cargo máximo da instituição após 8 anos, ganhou mais um capítulo até então improvável na tarde deste domingo, 13. Três decisões do juiz Edson Carvalho Barros Júnior, titular da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, determinaram que os diretores do Sindicatos das Indústrias de Olaria (Sindoac), Gráficas (Sindigraf) e Confecções (Sincon) terão poder de voto nas eleições desta segunda-feira, 14.


Com a decisão da Justiça do Trabalho, os presidentes dos Sindicatos em questão não terão poder de voto e as Assembleias gerais realizadas antes das eleições ganham validade. Com isso Aristides Formiguieri, do Sindoac, Jaqueline Costa, do Sindigraf e Abrahão Mendes, do Sincon, escolhidos em Assembleia terão poder de voto nas eleições. Essa decisão poderá levar a uma virada histórica nas últimas horas, onde o ex-presidente Salomão, ganharia mais três votos e chegaria ao total de sete, desbancando assim o atual presidente Adriano. Na eleição, dez sindicatos tem poder a voto e ambos os candidatos afirmavam ter a maioria mínima, de 6 votos.


As ações impetradas pelos presidentes, que estavam alinhados com a atual diretoria, tentando tirar o poder de votos dos diretores, segundo a justiça, não representavam os interesses das classes que deliberaram em assembleias ter outro representante como votante neste pleito.


Segundo apurou ac24horas, Adelaide de Fátima, do Sindusmad, Carlos Afonso, do Sinduscon, Aristides Formiguieri, do Sindoac, Jaqueline Costa, do Sindigraf, Abrahão Mendes, do Sincon, José Luis, do Sinpal, Abrahão Felício, do Sindipan estariam fechados com José Francisco Salomão.


Já os outros três sindicatos, Francisco Nailton, do Sincepav, João Paulo Pereira, do Sindimineral, e Francisco Augusto Nepomucena de Souza, do Sindimoveis, estariam votando em Adriano.


O ac24horas tentou contato com os dois candidatos a presidência da Federação, mas ambos não atenderam os telefonemas.


As eleições da Fieac estão marcadas para iniciar às 8h da manhã desta segunda-feira, 14, e devem ocorrer até as 17h. Assim que todos os representantes de classe votarem, o resultado será divulgado.