Menu

Acordo com ANA amplia capacidade de alertas de secas e enchentes no Estado do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre, firmaram acordo de cooperação técnica visando melhorar a capacidade do Estado de emitir alertas em tempo hábil e de tomar as providências necessárias à proteção da população em casos de secas e inundações. Publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (10), o acordo terá vigência até dezembro de 2024, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.


A parceria também prevê a integração e a modernização das redes hidrometeorológicas federal e estadual presentes no território acriano. Para isso, serão instalados equipamentos automáticos de coleta de dados e transmissão em tempo real.

Publicidade

O Acordo de Cooperação Técnica nº 26/2018/ANA também prevê melhoras na operação da Sala de Situação do Acre, conforme os padrões da Agência. Outro ponto é o intercâmbio dos dados monitorados no estado e a padronização para que eles estejam compatíveis com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.


Inaugurada em 2009, a Sala de Situação da ANA monitora e analisa a evolução das chuvas, níveis e vazões dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a decisão das autoridades responsáveis pela gestão de eventos hidrológicos críticos no País.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido