Menu

Pesquisar
Close this search box.

Procuradora-geral entrega premiação aos vencedores do 9º Prêmio de Jornalismo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a premiação dos vencedores da 9ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC. Os profissionais foram aclamados em cerimônia realizada no dia 13 de dezembro.


No gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, os jornalistas Alexandre Noronha (Foto), Eduardo Gomes (Radio), Alcinete Gadelha (Impresso) e Jefson Dourado (Televisão), receberam, das mãos da chefe do MPAC, os cheques correspondentes aos valores em dinheiro. O jornalista Resley Saab, vencedor na categoria Webjornalismo, não pôde
comparecer em razão de compromissos profissionais.

Anúncios


A premiação é um reflexo do resultado das conquistas e batalhas que os profissionais da imprensa encaram, diariamente, para fazer jornalismo com ética, qualidade e responsabilidade social. Os valores chegam ao montante de R$ 12 mil, e foram alcançados mediante patrocínio de 17 parceiros.


“Ao longo do tempo, nosso Prêmio de Jornalismo tem sido bastante prestigiado. Quero parabenizá-los pelas produções muito bem fundamentadas. Não tenho propriedade para falar como uma profissional do jornalismo, mas falo como uma boa leitora”, disse Kátia Rejane.


Há nove edições estimulando e reconhecendo o trabalho de profissionais da imprensa, envolvendo a mídia como difusora de informação com a intenção de esclarecer o cidadão sobre a função social do Ministério Público, o Prêmio de Jornalismo tornou-se referência estadual e nacional no relacionamento com a imprensa, sendo considerado,
por isso, uma importante iniciativa na difusão da cidadania e transparência pública.


“Acho que o trabalho do jornalista em mostrar as coisas, contar as histórias da nossa sociedade, é importante não só para a democracia, mas para conhecer o trabalho de instituições como o Ministério Público. Embora seja uma instituição que, há muitos anos, desde a Constituição de 88, existe, poucas pessoas sabem a importância dela e o
trabalho que ela desenvolve”, diz um dos premiados, jornalista Jefson Dourado.


Ele ainda acredita que, quando o MP se alia à imprensa, envolvendo a mídia como parceira para se chegar à opinião pública, jornalistas são incentivados a aprimorar os conteúdos de suas publicações.


“Isso só contribui para termos uma sociedade com mais conhecimento, que possa exigir mais de seus direitos e ser mais responsável com seus deveres. O Prêmio de Jornalismo é esse incentivo e só quem ganha é a sociedade”, ressalta.


Segurança Pública e Direitos Humanos

A 9ª edição do Prêmio de Jornalismo tinha como tema ‘Segurança Pública e Direitos Humanos – A vida em pauta’. A intenção era suscitar o debate a respeito da violência e da criminalidade, o direito à proteção da vida e a atuação do Ministério Público acreano no sentido de preservar as garantias fundamentais e o Estado Democrático de Direito,
fazendo com que a sociedade conheça melhor o trabalho e a função da instituição.


O convidado de honra foi o jornalista Thiago Reis, do portal de notícias G1, que falou aos presentes sobre sua experiência na coordenação do projeto ‘Monitor da Violência’, iniciativa que levanta e analisa periodicamente os números relacionados a crime e violência em todo o Brasil.


André Ricardo – Agência de Notícias do MPAC
Fotos: Tiago Teles


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido