Conecte-se agora

No Acre, presos que foram às urnas deram 55,06% dos votos para Jair Bolsonaro

Publicado

em

Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT derrotado por Jair Bolsonaro, do PSL, venceu com 82,47% dos votos entre os presos provisórios do país que puderam participar das eleições presidenciais de 2018. Eles somaram 7.934 pessoas que escolheram um dos dois candidatos, o que representa 3,4% do total de presos sem condenação definitiva no Brasil, cerca de 237 mil.

No Acre, deu Jair Bolsonaro, que ganhou do candidato do PT com 55,06% dos votos nos presídios. Bolsonaro ganhou em outros dois Estados: Amazonas (com 62,2% dos votos válidos) e Paraná (com 60%). Em outras 19 unidades da Federação, Haddad venceu. No Ceará, ele obteve a maior votação: 98,2% — foram 109 votos para o petista contra apenas dois para Bolsonaro.

Segundo o levantamento, foram 6.543 votos para Haddad (82,47%) contra 1.391 (17,53%) para Bolsonaro nas seções eleitorais instaladas em presídios, segundo levantamento feito pelo Globo com base nos resultados oficiais do segundo turno. Na eleição geral, o placar foi bem diferente: Bolsonaro ganhou com 55,13% da preferência dos brasileiros, ante 44,87% de votos conquistados pelo petista.

Os presos provisórios, por não terem condenação transitada em julgada, quando não há mais possibilidade de recurso, preservam seus direitos políticos, podendo votar. No entanto, é preciso que a Justiça Eleitoral disponibilize as seções eleitorais dentro de presídios. No segundo turno das eleições 2018, 220 seções foram instaladas em locais de privação de liberdade.

Não houve votação em cinco estados: Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Tocantins. A falta de segurança foi o motivo mais alegado na época da eleição para não disponibilizar as urnas dentro de presídios.

Propaganda

Cotidiano

Prefeitura interdita parte de avenida no Vila Ivonete para bloquinho de carnaval

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), emitiu uma nota nesta quarta-feira, 19, para informar que irá interditar uma pista da Avenida Benedito Maia, bairro Vila Ivonete, para realização do “Bloquinho do Biel – Saudades do Carnaval”.

O trecho compreendido da interdição será entre a Rua dos Arbustos até a rotatória da Avenida Getúlio Vargas, no dia 13 de julho de 2019, das 17h às 00h.

A Cê Acredita Eventos enviou Requerimento à prefeitura pedindo autorização para a interdição.

Continuar lendo

Cotidiano

Trabalhador tem celular roubado e é ferido com um tiro durante assalto na Nova Estação

Publicado

em

Mais uma pessoa foi vítima da violência desenfreada que assola Rio Branco. A vítima agora foi o trabalhador Denner da Cruz Braga, de 21 anos, que foi ferido com um tiro na noite desta quarta-feira (19) durante um assalto na rua São Sebastião, no bairro Nova Estação.

De acordo com informações da mãe, Denner havia chegado do trabalho e saiu de casa para ir comer um salgado e no trajeto enquanto caminhava até seu destino, dois homens não identificados em uma motocicleta se aproximaram e o garupa em posse de uma arma de fogo anunciou o assalto. O trabalhador não reagiu e entregou o celular e mesmo assim foi ferido com um tiro que atingiu o braço direito. Após a ação, os criminosos fugiram do local.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, prestou os primeiros atendimentos e conduziu a vítima ao pronto socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A Policia Militar esteve no local e após colher as características da moto e dos assaltantes fizeram várias rondas na região, porém ninguem foi preso.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.