Conecte-se agora

Vara do Trabalho Itinerante atende mais de 750 pessoas em Rondônia e Acre

Publicado

em

Por terra, ar ou água, a Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre atendeu em 2018 mais de 750 pessoas, em 69 localidades que não dispõem de unidades trabalhistas instaladas. Os atendimentos foram possíveis graças ao Programa “Vara do Trabalho Itinerante” do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) que recebeu no ano passado mais de 200 reclamatórias trabalhistas com a realização de audiências.

Os números foram anunciados pela Secretaria Judiciária de 1º Grau do Regional que ressaltou o papel das varas itinerantes, que funcionam desde 2001, para levar justiça às comunidades mais afastadas. “O resultado positivo é um reflexo do trabalho e dedicação de magistrados e servidores, bem como da visão estratégica do TRT ao priorizar a prestação jurisdicional àqueles trabalhadores que não dispõem de meios efetivos de alcançá-la, seja pelas distâncias geográficas, seja pela falta de condições econômicas de arcar com as despesas de deslocamento”, afirmou o secretário José Corsino Junior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para este ano, Corsino revelou que o programa irá ampliar a sua área de abrangência para atender comunidades que ainda não foram contempladas. “Servidores e magistrados já estão se mobilizando para atender a população de mais de 70 localidades no Acre e em Rondônia, inclusive com o uso de aeronaves na faixa da fronteira peruana em municípios acreanos como Jordão, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, onde o acesso só é possível via aérea ou fluvial, sendo este último inviável pelo longo tempo necessário para o deslocamento”, explicou.

Com atuação destacada desde o início do programa, há 18 anos, o chefe da Seção de Apoio às Varas Itinerantes, Ociney Sobreira, conhece bem os desafios relacionados à dificuldade de acesso típicos da região amazônica, bem como a precária infraestrutura urbana para que os atendimentos sejam realizados. “Em algumas ocasiões, o carro de boi e a canoa são os únicos meios de transporte comumente utilizados pelas equipes em regiões onde etnias indígenas são a maioria na população”, relatou.

A motivação para atuar por tanto tempo na área, ressaltou Sobreira, está em ver a satisfação da população em ser atendida nas proximidades do seu trabalho e residência. “Muitas das vezes as pessoas nem imaginavam estarem sendo atendidas com a presença do Judiciário Trabalhista a sua disposição. Isso é muito gratificante”, contou.

“Em meados de 2002, lembro de uma senhora no distrito de Extrema/RO que chegou a chorar ao receber uma verba de apenas R$ 50 de uma ação trabalhista, mas que para ela representava o almoço e o jantar não só dela, mas de parte de sua família. Nesses anos, o choro de felicidade daquela senhora foi um momento que marcou”, apontou Sobreira.

No portal eletrônico do TRT (acesse aqui) estão disponíveis maiores informações sobre as ações itinerantes com a programação e calendário. Contatos da Secretaria Judiciária de 1º Grau: judiciaria@trt14.jus.br ou pelos telefones 69 3218-6402 | 3218-6403.

Propaganda

Cotidiano

Idoso é resgatado pelos bombeiros após quatro dias perdido na floresta, em Feijó

Publicado

em

Um idoso foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros do Acre após passar quatro dias perdido numa floresta situada no município de Feijó. Seu José Alves da Silva, mais conhecido na cidade como “Zé Correia”, foi encontrado com estado de saúde bastante debilitado.

Os militares do 9° Batalhão realizaram buscas durante quatro dias nas proximidades do no Ramal dos Cambrais, onde o senhor que estava desaparecido na mata reside.

De acordo com os bombeiros, ele só foi localizado na última quarta-feira, dia 11, no igarapé Ouvidor, distante cerca de 7 quilômetros de onde ele foi visto pela última vez. “A guarnição composta pelos cabos Nataniel e Marcos Sousa foram responsáveis pelo resgate do senhor, que estava bastante debilitado”, informou o Major Cláudio Falcão, porta-voz dos bombeiros.

O idoso foi levado até a equipe médica mais próxima, no Hospital Geral de Feijó, para passar por mais avaliações.

Continuar lendo

Cotidiano

Tentativa de homicídio: casal desfere sete facadas em desafeto após discussão

Publicado

em

TA polícia militar recebeu uma ocorrência de tentativa de homicídio nas primeiras horas da manhã deste domingo, 15, no Centro de Sena Madureira. No local, os policiais encontraram Tercivanio de Souza Miranda ferido com 07 facadas e, em pouco tempo conseguiu localizar e prender Lucas Tavares e uma menor de idade, autores da violência.

De acordo com testemunhas, a motivação começou após uma discussão banal, sendo que lucas Tavares se apossou de uma faca e desferiu 06 perfurações na cabeça, pescoço, braços e peito de Tercivanio. Em seguida, a menor teria efetuado mais uma perfuração e fugiram da cena do crime.

A vítima pediu socorro e deu entrada no pronto socorro, onde permanece em fase de recuperação. Segundo um policial que obteve informações do estado de saúde da vítima, a mesma não corre risco de morte.

De posse das informações, a PM conseguiu localizar o casal acusado. Primeiro apreendeu a menor de idade, e depois, prendeu também Lucas Tavares, inclusive, a faca usada na tentativa de morte foi apreendida. Dessa forma, caso está elucidado.

Por Aldejane Pinto

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas