Conecte-se agora

UPA da Sobral tem apenas um médico para atender 100 pacientes

Publicado

em

Os populares que procuraram a UPA Franco Silva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, na tarde desta quinta-feira, dia 10, se depararam com a falta de profissionais para atendê-los. Pelo menos 100 pessoas aguardavam atendimento na unidade pública de saúde.

Minutos após a chegada da reportagem, uma médica começou a fazer os atendimento. Veja o vídeo. No local, nenhum funcionário estava autorizado a dar entrevista à imprensa. No setor de Administração, também não havia ninguém.

Veja o vídeo gravado pelo jornalista João Renato Jácome.

Diretora diz que trabalha para fechar escalas de médicos

A denúncia de que não havia médicos para atender os pacientes que chegavam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Sobral, em Rio Branco, na tarde desta quinta-feira, dia 10, foram justificadas pela gerente geral da unidade, a enfermeira Tatiana Calixto.

Tatiana Calixto (diretora da UPA Franco Silva) – Foto: João Renato Jácome. 

O problema, segundo informou a gestora, é real, e a nova gestão está atuando para fechar as escalas dos médicos. Muitos profissionais foram transferidos no fim do ano passado para outras unidades, como o Hospital das Clínicas e o Hospital de Urgência e Emergência, com isso, faltam médicos para atender a população.

“Hoje, a médica que era para estar com a que está atendendo, faltou. Agora, a gente já conseguiu outro médico para ficar atendendo até mais tarde. Estamos trabalhando com a equipe reduzida, mas sempre vai ter médico atendendo. Tem plantões aqui com quatro médicos, outros com dois. Mas ficar sem médico, não fica”, alega.

Tatiana revela também que 70% dos pacientes que estavam na recepção do hospital na tarde desta quinta, era para estar nas unidades básicas de saúde, já que o quadro não é o apropriado para atendimento nas UPAs. “Mesmo assim, todos são atendidos aqui, nó não deixar de atender porque o sistema é um só. Temos essa sensibilidade”, completa.

Após a chegada da reportagem do ac24horas na UPA, uma médica começou a fazer os atendimentos. Outro profissional foi chamado, como explica Tatiana, para cobrir a falta de médico. Alguns dos pacientes estavam há mais de cinco horas aguardando para serem chamados ao consultório médico.

 

 

 

 

Propaganda

Acre

Lene Petecão homenageia primeira-dama, Ana Paula Cameli

Publicado

em

A primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, foi homenageada nesta quarta-feira, 19, pela Câmara Municipal de Rio Branco.

A esposa do governador Gladson Cameli, recebeu em nome de todos os vereadores, uma Moção de Aplauso que teve como autora, a vereadora Lene Petecão.

A homenagem foi motivada pela entrega nos últimos dias de uma sala na Maternidade Bárbara Heliodora preparada para atender pacientes que necessitam de um atendimento diferenciado, tendo inclusive distribuição de kits bebê para mães carentes.

A vereadora Lene Petecão salientou que o espaço será de grande importância para as gestantes, que muitas vezes vão para a maternidade sem enxoval ou qualquer peça de roupa para seus filhos. “Algumas mulheres chegam desprovidas até mesmo de uma fralda e agora vão sair dali com um kit bebê”, relatou a parlamentar.

Lene disse ainda que requereu a moção com o intuito de agradecer a primeira-dama. “Estamos vivendo grandes conflitos de todas as ordens. Eu tenho certeza que a primeira-dama não está atrás do governador Gladson Cameli, mas ao lado de um homem para ajudar, para olhar quem está esquecido e por isso, sua vinda aqui é tão importante”, destacou.

Continuar lendo

Acre

Presidente da FIEAC visita cursos da Caravana do Desenvolvimento

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

O presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano, visitou na tarde desta quarta-feira, 19, os cursos da Caravana do Desenvolvimento, em Feijó. As aulas, que tiveram início nesta semana, seguem até o dia 12 de julho no município.

“Busquem ser os melhores em suas atividades. Tenham certeza de que, com certificados de instituições como SESI e SENAI em mãos, vocês serão reconhecidos em qualquer lugar. Portanto, não desistam. Concluam esses cursos”, aconselhou o presidente da FIEAC em conversa com os alunos.

FOTO: SÉRGIO VALE

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.