Conecte-se agora

Novos agentes reforçam mutirão de combate à dengue na capital

Publicado

em

Arrastão nos bairros, atividades educativas com distribuição de material informativo e reforço no quadro de agentes de endemias foram algumas das ações da Prefeitura de Rio Branco com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue, zyka e febre chikungunya. O trabalho começou em outubro do ano passado, quando por determinação da prefeita Socorro Neri, equipes da Secretaria de Saúde (SEMSA), Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) e Serviços Urbanos (SEMSUR) foram mobilizadas para intensificar o combate ao mosquito da dengue.

Nos bairros, os arrastões para eliminação e tratamento de depósitos e bloqueio de casos suspeitos envolveram equipes da Saúde, e SEMSUR, Agentes Comunitários de Saúde e alcançaram mais de 18 mil imóveis, entre residências, prédios comerciais e terrenos. As equipes vão de casa em casa, orientam e pedem a colaboração dos moradores no sentido de não jogar lixo nas vias, terrenos baldios e manter os quintais limpos.

De outubro até agora, a SEMSUR, atual Zeladoria, já retirou dos bairros mais de 46 mil toneladas de entulho, que poderiam ser locais de proliferação do mosquito. A Zeladoria conta com 250 homens e 65 equipamentos.

Em parceria com a RBTRANS, as blitzes educativas para a sensibilização e orientação alcançaram locais estratégicos como senadinho, terminal urbano, mercado da Sobral e vias que concentram grande fluxo de pessoas.

Nesta sexta-feira, 11, novos agentes serão convocados para integrar as equipes de combate ao mosquito. A decisão de reforçar a equipe foi tomada pela Prefeita Socorro Neri ainda no ano passado, já visando a execução das ações de 2019 e 2020. A Prefeitura havia programado a convocação de 10 agentes e já convocou o total de 215. A posse de mais 23 agentes reforçará o trabalho da SEMSA, que a partir deste momento contará com 133 agentes nas ruas de Rio Branco.

Todas as medidas empregadas buscam reduzir e controlar a densidade do vetor no município através da eliminação e tratamento dos criadouros domiciliares, implementadas pela divulgação de informações sobre a doença e suas medidas de prevenção, no intuito de conscientizar a população para que participe efetivamente do combate ao vetor em seus ambientes domiciliares.

“O poder público faz a sua parte mas a população também pode auxiliar no combate à proliferação do mosquito”, lembra a prefeita Socorro Neri, que ainda esta semana deve anunciar novas medidas para intensificar as ações de combate à dengue.

Propaganda

Destaque 7

Obstrução de esgoto do DEPASA causa rompimento do pavimento

Publicado

em

Nas proximidades da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), um Poço de Visita – PV, de uma Rede de Esgoto, do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento – DEPASA‪, que está obstruído, tem provocado danos no pavimento, comprometendo parcialmente uma das faixas de rolamento da referida via, que serve de acesso à região central da capital.

Com o rompimento, um trecho de aproximadamente 20 metros se deteriorou, comprometendo a trafegabilidade e segurança de milhares de pessoas, bem como dos demais usuários deste importante corredor viário. O DEPASA já identificou a dimensão do problema, entretanto, não se manifestou em quanto tempo vai a resolver a situação.

O Secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Marcos Venício, esclareceu que por determinação da prefeita Socorro Neri, o município tem prestado apoio, sempre que solicitado, ao órgão do Estado, mesmo não sendo responsabilidade do município. “Nosso interesse é o bem da coletividade”, destacou o Secretário.

A Prefeitura de Rio Branco esclarece que permanece à disposição, para colaborar com a solução definitiva do problema.

Continuar lendo

Destaque 7

Ex-secretária de Sebastião nega que será editora de suposto jornal

Publicado

em

O mundo pantanoso da comunicação do Acre ganha mais um capítulo após o ex-porta voz do governo Gladson Cameli, Rogério Wenceslau botar a boca no trombone. Desta a vez quem se manifestou foi a ex-secretária de comunicação do governo Sebastião Viana, Andréa Zílio, que usou suas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 18, para por um ponto final na onda de boatos.

Segundo Zílio, alguém ou alguns têm levado aos jornalistas “a mentira” de que ela seria a editora de um site que supostamente estaria sendo criado pelo ex-senador petista Jorge Viana. De acordo com informações que circulam nos bastidores, esse site teria como objetivo principal, “o papel absurdo de desconstruir a gestão e o trabalho da prefeita Socorro Neri”.

Zílio condena o boato. “Não admito ninguém falando por mim, então deixo claro que isso é uma grande mentira. Não recebi convite para ser editora de nenhum projeto dessa natureza, e também não tenho conhecimento que exista uma iniciativa dessa. Aliás, jamais me prestaria a esse papel, pois não acredito que um site mereça ser criado com esse intuito, apesar de saber que isso acontece com alguns grupos políticos.Não é esse jornalismo que acredito e pratico”, salientou.

A jornalista afirmou ainda que quanto a gestão de prefeita de Rio Branco, ela não esconde de ninguém que o projeto que defende é o da Frente Popular, do qual Socorro Neri faz parte e é uma das lideranças. “Assim como duvido que Jorge Viana se prestaria a isso, pois também é uma liderança deste projeto e sua trajetória fala por si. O que torna essa tentativa de implantar essa mentira ainda mais descabida”, enfatiza.

Ao final, Zílio diz que exige respeito e que a deixem “fora dessa picuinha”. “Não mancharia a minha trajetória fazendo qualquer tipo de jogo sujo”, disse a jornalista.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.