Menu

Pesquisar
Close this search box.

Novos agentes reforçam mutirão de combate à dengue na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Arrastão nos bairros, atividades educativas com distribuição de material informativo e reforço no quadro de agentes de endemias foram algumas das ações da Prefeitura de Rio Branco com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue, zyka e febre chikungunya. O trabalho começou em outubro do ano passado, quando por determinação da prefeita Socorro Neri, equipes da Secretaria de Saúde (SEMSA), Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) e Serviços Urbanos (SEMSUR) foram mobilizadas para intensificar o combate ao mosquito da dengue.


Nos bairros, os arrastões para eliminação e tratamento de depósitos e bloqueio de casos suspeitos envolveram equipes da Saúde, e SEMSUR, Agentes Comunitários de Saúde e alcançaram mais de 18 mil imóveis, entre residências, prédios comerciais e terrenos. As equipes vão de casa em casa, orientam e pedem a colaboração dos moradores no sentido de não jogar lixo nas vias, terrenos baldios e manter os quintais limpos.

Anúncios



De outubro até agora, a SEMSUR, atual Zeladoria, já retirou dos bairros mais de 46 mil toneladas de entulho, que poderiam ser locais de proliferação do mosquito. A Zeladoria conta com 250 homens e 65 equipamentos.


Em parceria com a RBTRANS, as blitzes educativas para a sensibilização e orientação alcançaram locais estratégicos como senadinho, terminal urbano, mercado da Sobral e vias que concentram grande fluxo de pessoas.


Nesta sexta-feira, 11, novos agentes serão convocados para integrar as equipes de combate ao mosquito. A decisão de reforçar a equipe foi tomada pela Prefeita Socorro Neri ainda no ano passado, já visando a execução das ações de 2019 e 2020. A Prefeitura havia programado a convocação de 10 agentes e já convocou o total de 215. A posse de mais 23 agentes reforçará o trabalho da SEMSA, que a partir deste momento contará com 133 agentes nas ruas de Rio Branco.



Todas as medidas empregadas buscam reduzir e controlar a densidade do vetor no município através da eliminação e tratamento dos criadouros domiciliares, implementadas pela divulgação de informações sobre a doença e suas medidas de prevenção, no intuito de conscientizar a população para que participe efetivamente do combate ao vetor em seus ambientes domiciliares.


“O poder público faz a sua parte mas a população também pode auxiliar no combate à proliferação do mosquito”, lembra a prefeita Socorro Neri, que ainda esta semana deve anunciar novas medidas para intensificar as ações de combate à dengue.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido