Menu

Da rede social ao sucesso: jovem fatura com charuto estilizado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De repente, a culinária deu um salto de qualidade que está conquistando o mundo. E os novos pratos não param de surgir, da Baixaria Goumert, altamente estilizada, ao novíssimo charuto com caldo de jambu e camarão. Da Toinha, criadora da velha e cheia de sustança Baixaria, ao jovem Pedro Felipe, criador do charuto com caldo de jambu e camarão, lá se vão no mínimo quase três décadas de tentativas, erros e acertos na gastronomia regional.


O prato do Pedro Felipe não é algo novo, ele próprio reconhece. “É uma ideia culinária que já existia…. Em alguns lugares tem também, só que o meu acrescentei o jambu, que dá o sabor idêntico ao tacacá….”, relata Pedro. “Comecei aos pouco, através de dificuldades financeira no tempo, hoje graças a Deus sou uma referência nesse prato”, conta. Por referência, entenda-se: um monte de gente querendo comer o preparado.

Publicidade

Mas tudo começou mesmo com um grupo do Facebook dedicado à gastronomia no Acre. Desempregado, o rapaz se inspirou nas lucrativas delícias que o pessoal postava e começou do zero um negócio que hoje tem 400 clientes cadastrados com média de vinte entregas diárias. Cada prato custa R$20,00. Muita gente faz pedido pelas redes sociais.


Havia quem não acreditasse muito na culinária do Acre mas ela tem ganhando o mundo com suas invencionices. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, é possível encontrar casas que servem comida acreana.


O Estado do Acre, de acordo com o portal Visite o Brasil, possui uma grande mistura cultural de povos brasileiros, principalmente indígenas e nordestinos, além de também ter influência boliviana. Essa mistura pode ser percebida na culinária com temperos e receitas típicas do Nordeste, mas também muito do sabor e ingredientes típicos da Região Norte. Por conta da grande quantidade de rios, os peixes são um dos principais ingredientes, mas há muito mais que o Acre pode oferecer gastronomicamente.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido