Menu

Crime político está entre principais hipóteses investigadas em ataque a Data Center do governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Passada uma semana do ataque aos equipamentos do Data Center do governo instalado no Palácio das Secretarias, a hipótese de o crime ter ocorrido por motivações políticas é uma das principais linhas de investigação considerada pela Polícia Civil.


O crime ocorreu na madrugada da última quinta-feira, 3, quando houve o furto das baterias que alimentam os equipamentos em caso de queda de energia e o corte dos fios que os conectam a rede de eletricidade.

Publicidade

O efeito mais imediato foi um apagão digital que deixou as principais páginas do governo na internet fora do ar. Outro problema que poderia ocorrer seria o atraso na geração da folha de pagamento dos servidores.


Esse problema, segundo o secretário Anderson Abreu de Lima (Ciência e Tecnologia), não ocorreu e a folha será gerada dentro da normalidade. Ainda segundo ele, não houve perda de dados que possam prejudicar o bom funcionamento dos serviços públicos.


Questionado sobre motivação política no caso, o secretário adotou uma postura mais cautelosa, afirmando ser necessário o fim das investigações. Ele afirmou, que nenhuma possibilidade está descartada.


Auxiliares mais próximos do governador Gladson Cameli ouvidos pela reportagem, contudo, são mais seguros em dizer que o ataque foi uma armação política para prejudicar o recém-empossado governo.


Conforme ac24horas apurou, já há um suspeito identificado pela polícia. Outro fator que os investigadores se depararam foi com pessoas nos estacionamentos das secretarias da Fazenda e da Saúde tentando dar fim a documentos oficiais.


Em reunião na tarde desta terça-feira com agentes e delegados da Polícia Civil, o governador Gladson. Cameli determinou celeridade nas investigações.


A reportagem entrou em contato com o secretário de Polícia Civil, Rêmulo Diniz, mas não houve, até o momento, envio das questões apresentadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido