Menu

Pesquisar
Close this search box.

70 toneladas de pupunha movimentam mercado municipal

Chegou o tempo da pupunha, uma das frutas mais completas que a Amazônia produz. Além disso, dentre os frutos que tem origem em terras brasileiras, com certeza a pupunha está entre que mais trazem benefícios ao corpo. Fruto de uma árvore nativa da região Amazônica, chamada de pupunheira, a pupunha é rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo – mas igualmente importante é a relevância da fruta na economia das comunidades, especialmente as de Rio Branco e Senador Guiomard, os grandes centros de produção e comercialização do produto no Estado.


De acordo com a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), em 2018, foram comercializadas na unidade 35.535 toneladas da fruta, sendo que em Rio Branco o negócio movimentou 9.129 toneladas e Senador Guiomard, 26.406 toneladas. Especialistas estimam que o comércio real seja o dobro disso, levando-se em conta a movimentação das feiras, varejistas e mercados públicos. Ou seja: é previsível que sejam comercializadas mais de 70 toneladas ao ano em Rio Branco e Senador Guiomard.


É em Senador Guiomard que está localizada a antiga Fazenda  Bonal, hoje um projeto de reforma agrária. Os assentados usaram os plantios de pupunha e a estrutura deixados pelos fazendeiros e conseguiram avançar processando o palmito. Depois, enfrentaram um revés mas agora estão comercializando apenas o fruto. Um cacho chega a custar R$20.


Trata-se de uma espécie de palmito, sendo por isso também  chamada de palmito de pupunha, que possui um alto valor energético e nutricional, podendo substituir o palmito comum (juçara) e o açaí, outros alimentos provenientes da região norte do país. Com cachos coloridos em verde, vermelho e amarelo, o fruto pode ser encontrado facilmente à venda nessa localidade, onde é consumido amplamente pela população. “Vende bem”, confirmou o feirante Francisco Nascimento, do Mercado Elias Mansour. Levando em conta média dos valores cobrados, a safra deste ano deverá movimentar mais de R$200 mil, promovendo importante distribuição renda entre feirantes e
agricultores familiares.


Segundo o portal Tudo Ela, dentre os principais benefícios da pupunha para a saúde estão o seu poder de fortalecer o nosso sistema imunológico e, ainda, prevenir o desenvolvimento de doenças degenerativas. Na culinária, os seus usos são inúmeros e diversificados, podendo servir como matéria-prima na produção de outros produtos, como pães, bolos, sorvetes, vinhos, doces e até para fazer uma espécie de azeite, bem semelhante ao de oliva.


Como se não bastasse tudo isso, há quem diga, ainda, que a pupunha também é excelente substituta do milho quando usada para ração animal.