Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Idealizada” por Sebastião, empresa de call center tem alíquota do ICMS aumentada

A empresa de call center e telemarketing Contax, que teve o governo Sebastião Viana (PT) como principal entusiasta de sua vinda para o Acre, não ficou de fora de aumento de tributos.


Prestes a deixar o Palácio Rio Branco, o governador petista assinou decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de companhias que prestam serviço de comunicação para empreendimentos de telemarketing e call center.


Em resumo, a Contax pagará mais caro pelas contas de telefonia e de pacotes de dados, sua principal ferramenta de trabalho. A norma foi publicada na edição desta quarta-feira. 26, do Diário Oficial. Ela altera a Lei Complementar 55/97, que dispõe sobre a taxação do ICMS nas atividades de transporte e comunicação.


O aumento da taxação que afeta a Contax – única empresa do tipo no estado – no apagar das luzes do governo Sebastião Viana chama a atenção por ela ter sido bastante usada como instrumento de propaganda sobre uma possível redenção econômica do Acre.


A implementação de uma empresa de call center foi bastante usada durante a campanha de reeleição de Sebastião, em 2014. A promessa era a de que ela geraria até sete mil empregos em Rio Branco.


Um ano após sua inauguração, em maio de 2015, a Contax tinha contratado 1.000 funcionários. Com sede em São Paulo, a empresa veio para o Acre após muitas negociações realizadas pelo próprio governador, que oferecia como contrapartida a construção do call center e incentivos fiscais.


Segundo o governo, a construção do prédio – localizado próximo ao Via Verde Shopping – se deu a partir de uma parceria público-privada. Com o aumento do ICMS – o que representará elevação nos custos operacionais – não se sabe ao certo qual será o futuro da Contax no Acre.


Em julho, ac24horas mostrou que a empresa tinha mudado de nome no Acre e vinha demitindo uma série de funcionários. Informações à época já davam conta de que a empresa passava por sérias dificuldades.


A assessoria de imprensa do governo foi procurada para comentar o aumento do ICMS sobre os prestadores de serviços da Contax, mas não houve envio de respostas até o momento.


LEIA MAIS: https://www.ac24horas.com/2018/07/23/contax-muda-de-nome-e-demite-dezenas-de-funcionarios-no-acre/