Menu

Sisu 2019.1: candidatos já podem conferir o número de vagas disponíveis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ingressar no ensino superior é o sonho da maioria das pessoas. Porém, nem todos possuem condições financeiras para realizar esse desejo. Por esse motivo, em 2010, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas em todo o Brasil.


No primeiro semestre de 2019, o Sisu vai ofertar 235.576 vagas, que serão distribuídas entre 128 instituições. Em comparação aos anos anteriores, são ofertadas 4.125 vagas a menos do que em 2018.1. O programa seletivo ainda não havia apresentado queda no número de vagas. E, apesar da diminuição de 1,7% do número de vagas nesta edição, os estudantes mantém a expectativa alta.

Publicidade

Natiele Brito, de 24 anos, vai participar do Sisu pela primeira vez. “Me identifico com a área de saúde, mas ainda não decidi que graduação fazer. Estou em dúvida entre Fisioterapia e Nutrição”. A estudante também expressou sua opinião em relação a redução de vagas. “Essa diminuição faz toda diferença. Talvez, muita gente que tenha se preparado, ficará de fora”, lamentou.


Segunda as regras para participar do Sisu, é necessário ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obtido uma nota acima de zero na redação. Segundo o edital do programa, é permitido escolher até duas opções de vaga e sinalizar, por ordem de preferência: instituição de ensino, local de vaga, curso e turno, além da modalidade de concorrência.


Cronograma


Candidatos devem fazer a inscrição no período de 22 a 25 de janeiro, no site do Sisu. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro e as matrículas da chamada regular estão marcadas entre os dia 30 de janeiro a 4 de fevereiro.  Além disso, é importante que cada participante observe os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição.


Até a edição anterior, era permitido ao estudante cadastrar duas opções de curso e, ao desistir da primeira vaga, ingressar na lista de espera da segunda opção. A partir de 2019, o processo de inscrição na lista de espera do SiSU mudou. Estudantes selecionados na chamada regular de uma das opções de curso não poderão se inscrever na lista de espera. Caso não seja selecionado, poderá se candidatar à lista de espera de apenas uma das opções. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.


Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido