Conecte-se agora

Brasileiros querem saber ‘o que é o Encceja’

Tópico está entre os mais buscados do Google Trends Brasil 2018

Publicado

em

Segundo o Google Trends – ferramenta que compila os termos mais buscados e as tendências em um passado recente – a 9ª pergunta mais respondida aos brasileiros, em 2018, foi: “o que é o Encceja?”. O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, aplicado para estudantes que não finalizaram o ensino médio ou o ensino fundamental no tempo regular.

Por se tratar de um exame de certificação, o Encceja tem grande importância para os estudantes da modalidadeEducação de Jovens e Adultos(EJA). No entanto, nem todos têm conhecimento sobre o tema. “Conheci o Encceja há pouco tempo através de um colega de turma que vai participar. Não me inscrevi este ano, mas achei interessante porque, se eu conseguir uma boa nota, já consigo a minha certificação”, destaca Roberto de Oliveira Alexandre, 31 anos.

Como usar o Encceja?

O Encceja é usadopara conseguir a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamentale a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Outra possibilidade é obter a Declaração Parcial de Proficiência. Todas são fornecidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Roberto estuda com bolsa de estudoda modalidade EJAcontratada por meio do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país, para a certificação do ensino médio. Neste caso, deverá conseguir a pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova. A redação, que tem a pontuação de 0 a 10, exige pelo menos 5 (cinco) pontos para a aprovação.

O exame permite a avaliação dos conhecimentos a partir dos requisitos mínimos de idade: 15 anos, para as provas do ensino fundamental, e 18 anos, para as provas do ensino médio. Com um resultado do Enccejasatisfatório, o estudante pode buscar a certificação ou a proficiência.

O Educa Mais Brasildispõe de bolsas de estudo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) direcionadas para estudantes que não finalizaram a educação básica no tempo regular. É possível estudar com desconto de até 50% para a modalidade EJA em instituições privadas parceiras do programa. Saiba mais em www.educamaisbrasil.com.br.

Propaganda

Acre 01

Gladson nomeia advogado de Marcus Alexandre para cargo de diretor de planejamento da Seinfra

Publicado

em

O Diário Oficial desta terça-feira, 21, trouxe a nomeação de mais um cargo comissionado na Secretaria Estadual de Infraestrutura do governo acreano (Seinfra).

A partir de agora, a secretaria tem como novo diretor de planejamento Fernando Daniel Faria da Conceição.

Dois fatos curiosos chamam a atenção em relação ao novo gestor.

O primeiro é que Fernando, novo gestor, é filho de Fernando Moutinho, engenheiro aposentado do Deracre, que foi homem forte nas administrações petistas e considerado um dos responsáveis pela trafegabilidade completa da BR-364 até Cruzeiro do Sul, ocorrida pela primeira vez em 2011.

O outro fato que chama a atenção é que Fernando Daniel é um dos advogados do próprio pai e de Marcus Alexandre, ex-prefeito e candidato derrotado nas últimas eleições ao governo do Acre pelo PT, na ação que investiga o desvio de R$ 700 milhões em recursos públicos e o envolvimento de servidores do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rondônia, além de empresários.

 

Continuar lendo

Acre

Oferta de vagas do Atacadão na internet é falsa e pode ser golpe

Publicado

em

Tem se espalhado em grupos de Whatsapp ofertas de empregos no Atacadão.

Segundo a publicação, em janeiro deste ano a empresa inaugura um novo empreendimento e estão disponíveis 487 vagas em diversos setores, mesmo sem experiência.

Há um espaço para que o candidato preencha com o nome, cidade, e-mail, grau de escolaridade, selecione o setor onde pretende trabalhar e ainda a disponibilidade de horário.

Depois de preencher os dados, aparece uma imagem com as vagas disponíveis. Mas o que chama a atenção é que mensagem diz para o preenchimento de todas as vagas e antes de ser redirecionado para uma entrevista é preciso compartilhar o anúncio com cinco amigos ou cinco grupos.

O ac24horas entrou em contato com o Atacadão em Rio Branco e confirmou que se trata de uma informação falsa. A empresa garantiu que no momento não tem planos de expandir sua rede em Rio Branco e que essa não é a forma que realiza as contratações.

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas