Menu

Manifestação de pacientes renais na Via Verde é marcada por tensão; veja vídeo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A manifestação dos pacientes renais crônicos na Via Verde na manhã desta terça-feira, 18, contra as péssimas condições na saúde pública do Acre, na entrada do acesso à sede do Ministério Público Federal, foi marcada por momentos de tensão entre motoristas e manifestantes que fechavam o acesso.


O condutor de um veículo chegou a ameaçar passar pela barreira humana, mas foi contido por um dos manifestantes, um idoso que aparece em um vídeo publicado na internet. Irritado, o motorista usou um acesso alternativo. Houve discussão entre motoristas e manifestantes por causa da interdição.

Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal foi chamada para tentar organizar o trânsito e evitar conflitos.


Os pacientes protestaram contra a falta de reagente, cirurgião e as péssimas condições a que são submetidos os pacientes que fazem hemodiálise no Hospital das Clínicas do Acre.


Vanderli Ferreira, presidente da Associação dos Renais Crônicos, reclama que já procurou todos meios denúncia para pedir atendimento às pessoas que precisam do serviço público de saúde, porém até o momento não houve nenhuma garantia de que situações como a falta de insumos serão resolvidas.


“Pacientes de hemodiálise e renais crônicos ordem socorro. Estamos abandonados por nossos governantes. Precisamos de ajuda urgente”, dizia uma faixa dos manifestantes na rodovia.


“Como não somos ouvidos durante esses oito anos de luta por melhorias na área de nefrologia e na saúde em geral, hoje resolvemos radicalizar e fazer uma manifestação para sermos notados pelas nossas autoridades competentes que se fingem de cegas perante os graves problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia”, disse Vanderli Ferreira.


Após encerrarem o protesto, os pacientes foram recebidos pela procuradora do Ministério Público Federal, Luciana de Miguel Cardoso Bogo, que prometeu uma parceria com a Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre – Apartac.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido