Conecte-se agora

MEC anuncia vagas em universidades públicas

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (17), que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), irá ofertar no primeiro semestre do ano que vem, 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Para concorrer ao processo seletivo, os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro.

No Acre, a Universidade Federal do Acre (UFAC), oferece por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 1.355 vagas no Campus Rio Branco dividido em 28 Cursos e outras 470 vagas no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul (AC), divididos em 10 cursos, que somam 1.825 vagas em 38 cursos de nível superior.

Já o Instituto Federal do Acre (IFAC) ofertará 520 vagas divididos em 13 cursos na capital e interior. Xapuri (80 vagas), Sena Madureira (80 vagas), Cruzeiro do Sul (160 vagas) e Rio Branco (200 vagas).

Segundo as regras do programa, para disputar a vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem poderão ser consultadas a partir do dia 18 de janeiro.

O edital do Sisu permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Caso seja aprovado em ambas vagas, o estudante, porém, deve optar por uma delas.

A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Propaganda

Cidades

Cruzeiro do Sul firma parceria com o Estado nas áreas de Educação e Cultura

Publicado

em

A educação e cultura são direitos fundamentais do cidadão. E é pensando em ampliar e melhorar a oferta desses serviços à população que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul firmou uma parceria inédita com o governo do Estado. Algo impensável nos últimos 20 anos de governos da Frente Popular.

Nesta quarta-feira, 23, o prefeito Ilderlei Cordeiro e o seu vice, Zequinha Lima, se reuniram com a nova coordenadora do Núcleo de Educação do Estado no Juruá, Ruth Bernardino, para traçar investimentos em educação, esporte e cultura. Também participaram do encontro os secretários de Educação, Amarísio Saraiva, e o de Cultura, Esporte e Turismo, Aldemir Maciel.

“Saímos desse encontro com uma prévia do que faremos no início deste ano letivo, bem como das propostas de atividades esportivas e culturais em Cruzeiro. Definimos a cessão, do Estado para o Município, do Museu José Augusto e do Teatro José de Alencar que terão espaços revitalizados e sediarão a Secretaria Municipal de Cultura. Levaremos vida a um local que foi e é muito importante para a nossa população”, ressaltou o prefeito.

Segundo a professora e coordenadora do Núcleo de Educação, Ruth Bernadino, a parceria otimiza recursos e amplia ações. “Essa parceria entre Estado e Município sempre foi o sonho de todo cruzeirense. Juntos, poderemos unir forças e reduzir gastos, ampliando os investimentos em Educação, Esporte e Cultura”, observou a gestora.

O acordo entre as gestões progressistas prevê melhorias tanto nas áreas administrativas e operacionais da Educação, como a cessão de servidores, além da reutilização adequada de espaços culturais, beneficiando os cidadãos cruzeirenses.

Para o secretário de Educação, Amarísio Saraiva, o acordo demonstra o novo momento. “A partir de agora, as parcerias com o Estado são uma realidade e, automaticamente, poderemos ofertar um serviço com mais qualidade à sociedade.”

Diálogo aberto

A integração política entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado viabiliza uma oportunidade para a região, é o que explica o vice-prefeito e ex-secretário de Educação, Zequinha Lima.

“Estamos dialogando para que possamos afinar as parcerias. Nenhuma rede, seja ela estadual ou municipal, funciona de maneira isolada. Entretanto, durante quase 20 anos, nós tivemos dificuldade para traçar parcerias, pois a Prefeitura de Cruzeiro do Sul sempre foi oposição à Frente Popular. Agora, temos a oportunidade de nos alinharmos com o governo do Gladson Cameli, construindo a viabilidade da melhoria do ensino em nossa cidade”, destacou.

Continuar lendo

Cidades

Rio Juruá apresenta vazante de 12 centímetros no município de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Apesar das chuvas constantes em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá apresentou vazante de 12 cm nas últimas 24 horas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a precipitação pluviométrica está dentro do esperado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, dia 23.

“Nós estamos com 11,64cm, mas continuamos monitorando a situação. E acreditamos que nas próximas 48h terá vazante”, disse o comandante da Corporação na região, capitão Rômulo Barros.

Barros ainda disse que não é possível afirmar se terá enchente ainda esse ano. “Nossas precipitações estão dentro do esperado então não podemos dizer que vá ter outra enchente, mas continuamos monitorando tudo”, afirmou.

Continuar lendo

Cidades

Sine tem 13 vagas de emprego disponíveis nesta quarta (23) em Rio Branco; veja a lista

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está com 13 vagas abertas em diversas áreas nesta quarta-feira, dia 23, na Capital acreana. Os candidatos interessados devem comparecer à instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°1.670, em Rio Branco.

O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição, devem levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

As vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O Sine se responsabiliza por encaminhar cinco pessoas, no perfil solicitado pelo empregador, para que ele possa escolher qual vai preencher a vaga. O cidadão pode saber das vagas e se ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Veja as vagas na imagem:

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.