Conecte-se agora

MEC anuncia vagas em universidades públicas

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (17), que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), irá ofertar no primeiro semestre do ano que vem, 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Para concorrer ao processo seletivo, os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro.

No Acre, a Universidade Federal do Acre (UFAC), oferece por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 1.355 vagas no Campus Rio Branco dividido em 28 Cursos e outras 470 vagas no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul (AC), divididos em 10 cursos, que somam 1.825 vagas em 38 cursos de nível superior.

Já o Instituto Federal do Acre (IFAC) ofertará 520 vagas divididos em 13 cursos na capital e interior. Xapuri (80 vagas), Sena Madureira (80 vagas), Cruzeiro do Sul (160 vagas) e Rio Branco (200 vagas).

Segundo as regras do programa, para disputar a vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem poderão ser consultadas a partir do dia 18 de janeiro.

O edital do Sisu permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Caso seja aprovado em ambas vagas, o estudante, porém, deve optar por uma delas.

A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Propaganda

Cidades

Sindicato se reúne com vereadores para discutir preços de mototaxímetro

Publicado

em

Portaria 393 do Imetro regulamentou a obrigatoriedade dos equipamentos. O RBTRANS obriga a instalação do mototaxímetro para licenciar o serviço de mototáxi.

A reclamação é de que o preço é incompatível com a realização. Custa R$ 950 reais. Por outro lado, o MP não aceita corridas com preços abusivos sendo cobrados a população. Segundo a promotora Alessandra Garcia Marques, o Rbtrans está agindo dentro da lei ao exigir o equipamento.

Continuar lendo

Cidades

Obra da prefeitura piora ainda mais situação da Rua do Passeio, no Taquari

Publicado

em

Uma obra emergencial de recuperação da Rua do Passeio, no bairro Taquari, em Rio Branco, deixou a situação da via ainda mais complicada. Imagens registradas pela moradora Rikelly Araújo mostram que os buracos e a lama se espalharam e continuam prejudicando os pedestres e motoristas que passam por ali.

Há duas semanas, uma equipe do ac24horas esteve no local e mostrou a dificuldade de motoristas em passar no trecho da segunda maior rua da comunidade. Por lá, passam também os alunos da Escola Elias Mansour, que fica a menos de 100 metros da cratera.

Segundo Rikelly, uma equipe da Emurb foi até o local no mesmo dia em que o problema foi noticiado pelo ac24horas, mas com o serviço mal feito, o problema só aumentou. “Agora eu estou quase impossibilitada de entrar na minha casa. Vi crianças indo pra aula com o tênis metade limpo, e metade com lama”, relata a moradora.

Em um dos vídeos enviados, outra moradora entra na lama para mostrar a profundidade do buraco. A lama chega à “canela” da mulher. No vídeo, a narração: “Aqui é a saída onde eu estava trabalhando, carregando barro, doente, e eles vieram aqui e desfizeram tudo que eu tinha feito. Só fizeram uma imundice”, reclama a mulher.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.