Menu

Cirurgias estão suspensas no Pronto Socorro de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A denúncia é grave: as cirurgias do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) estão suspensas há pelo menos três dias devido à falta de materiais necessários aos procedimentos cirúrgicos. A empresa fornecedora está há meses sem receber, e temendo um “calote” do Governo do Acre, parou de entregar os insumos.


Devido à pausa nos procedimentos, o corredor da Enfermaria Cirúrgica está lotado de macas, pacientes e acompanhantes. Fica difícil até para os funcionários do hospital se movimentarem dentro da unidade de saúde. No local, todos os servidores estão impedidos de falar sobre o assunto.

Publicidade

A Secretaria de Saúde do Saude (Sesacre) foi procurada na tarde de sexta-feira, dia 07, mas não encaminhou posição até a manhã deste sábado, dia 08. Enquanto isso, o silêncio perdura sob o aumento da fila de pacientes acidentados que precisam colocar muitas vezes os ossos quebrados no lugar.


Adriano José de Paula, que acompanha o pai no setor em que há maior número de retenção de pacientes, relata o drama que ele e os demais pacientes e acompanhantes estão vivendo no local. Falta informações oficiais sobre o assunto, e quando chegam, são de forma confusa, sem muita clareza.


“O meu pai está há duas semanas internado aqui no Pronto Socorro. A cirurgia era pra ser feita na semana agora, mas desde quarta que eles [funcionários] dizem para a gente que está tudo suspenso. Eles não sabem direito o que está acontecendo, mas corre a notícia aqui de que é falta de pagamento da empresa do centro cirúrgico”, conta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido