Conecte-se agora

Ministério Público do Acre participa de concurso de redação e desenho sobre corrupção

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou da entrega dos prêmios do 10º Concurso de Redação e Desenho da Controladoria-Geral da União (CGU) no Acre. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), e reuniu centenas de estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Com o tema “Ser honesto é legal!”, a iniciativa visa despertar nos alunos o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.

O promotor de Justiça Vinícius Menandro Evangelista representou o MPAC e entregou a premiação à professora Alcinea Thompson Gonçalves, orientadora de um dos três alunos que tiveram trabalhos selecionados como melhores. “O MPAC sempre foi parceiro nessa luta de combate à corrupção, acreditando nessa nova geração que está por vir, para mudar esse cenário de corrupção endêmica que tanto faz mal ao nosso País”, disse o promotor.

Segundo o superintendente da Controladoria Geral da União, Ciro Oliveira, a atividade leva valores às escolas. “O objetivo dele é levar para as crianças essa noção de ética, honestidade, de moral. Então a gente já tenta incentivar essas crianças para, quando venham a exercer cargos públicos, possamos ter uma administração pública melhor e uma sociedade melhor, e assim a gente consiga acabar com a corrupção”, comentou.

O MPAC integra o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção (Focco). Formado por instituições federais e estaduais, entre elas a CGU, o fórum desenvolve um trabalho de prevenção e combate à corrupção, por meio de uma atuação integrada.

Durante o ano a CGU realizou palestras nas escolas municipais, buscando conscientizar crianças e adolescentes contra práticas desonestas e antiéticas. O desfecho se deu com o concurso de redação e desenho, em que 78 trabalhos foram inscritos. Desses, apenas três de desenho e três de redação foram selecionados e premiados com smartphones e tablet, além da premiação dos orientadores e escolas na categoria “Escola-Cidadã”.

No domingo, em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção da ONU contra a corrupção, o Focco realiza uma corrida contra a Corrupção, no Lago do Mar, a partir das 7 horas.

Propaganda

Acre 01

Homem mata esposa com tiro na cabeça e depois se mata no Calafate, em Rio Branco

Publicado

em

Um vigilante identificado como José Carlos Silva Basílio, de 41 anos, matou a esposa com tiro na cabeça e logo em seguida tirou a própria vida também com um disparo. A tragédia aconteceu na rua Porto Acre, Loteamento Israel Lira, na região do Calafate.

De acordo com informações preliminares apuradas pelo ac24horas, o casal estava em processo de separação e a mulher, ainda não identificada, voltou até a residência para buscar seus objetos pessoais, quando uma discussão foi iniciada e o homem teria pego uma arma e atirado contra ela na cabeça. Logo em seguida, o vigilante teria atirado também contra a própria cabeça.

Rapidamente duas Unidades Avançada do Serviço de Atendimento Móvel chegou ao local e atestou o óbito das vítimas. Peritos do Instituto Médico Legal realizam os trabalhos coletando dados do ocorrido.

Segundo vizinhos, o casal convive há 12 anos e já teria se separado em outras duas oportunidades.

Continuar lendo

Acre 01

Chefe de “boca de fumo” foge, mas esquece identidade e acaba preso pela polícia Militar

Publicado

em

Um homem de 29 anos conseguiu fugir da Polícia Militar na manhã deste sábado, 14, quando homens do 1° Batalhão chegaram a uma casa situada bairro Boa União, região da Baixada da Sobral. Porém, no momento da fuga, o dono da “boca de fumo” deixou o documento de identificação para trás e a guarnição, por meio do sistema de monitoramento do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), conseguiu prendê-lo em seguida.

O suspeito, acusado de tráfico de drogas, era monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele também estava com uma arma de fogo no momento da prisão. O acusado estava nas proximidades do bairro num veículo com outros dois suspeitos.

Ainda de acordo com os militares, após a prisão o homem assumiu ser o dono da “boca de fumo”, onde foram apreendidos 38 trouxinhas de cocaína, uma escopeta calibre .16 com seis cartuchos intactos, além de uma balança de precisão e uma quantia de 225 reais.

A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Flagrantes (Defla), para serem tomadas as demais providências necessárias ao caso.

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas