Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vazante do rio Juruá causa desbarrancamento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois da cheia do Rio Juruá afetar dezenas de famílias em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, na semana passada, o rio começou a vazar e agora o desbarrancamento causado pela vazante coloca em risco a segurança de algumas famílias que moram às margens do rio.


Rodrigo Oliveira, coordenador da Defesa Civil Municipal, diz que 20 pessoas de 4 famílias foram retiradas de suas casas e levadas para aluguel social disponibilizado pelo município.

Anúncios


“A cheia provocou alagação em alguns pontos da cidade. Foram retiradas 15 famílias. Agora estamos com um problema grande em um bairro que é área de risco. Depois da alagação, já retiramos 4 famílias de casas localizadas na beira do barranco e que corriam risco de serem levadas pelo desbarrancamento do rio”, explica.


Nos próximos dias, novas vistorias devem ser feitas no local que é considerado de risco e o coordenador da Defesa não descarta que novas famílias sejam retiradas por questão de segurança.


“Provavelmente outras famílias terão que ser retiradas de suas casas. Nosso objetivo é resguardar a vida das pessoas. Infelizmente, as pessoas constroem moradias sem avaliar que ano após ano o barranco do rio quebra e diminui a distância das casas para a beira do rio”, alerta.


O capitão Rômulo Barros, comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, está preocupado com desbarrancamento que ocorre na cidade vizinha.


“Em Marechal Thaumaturgo o rio já baixou mais de 1 metro. Lá nossa preocupação é com o desbarrancamento, onde várias casas no leito do rio estão correndo risco de desmoronamento. As famílias estão sendo retiradas pela Defesa Civil e levadas para locais seguros”, diz.


A cota de transbordo na cidade é de 11 metros. Nos últimos dias, não tem sido feito leitura devido à régua que existia ter sido levada pelas águas.


Por Adelcimar Carvalho, G1 AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido