Conecte-se agora

Juiz determina expedição de mandado de prisão contra o vereador de Rio Branco, Juruna

Publicado

em

O juiz Danniel Gustavo Bomfim A. da Silva, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, determinou no último dia 14 de novembro, que seja expedido mandado de prisão contra o vereador de Rio Branco, José Carlos dos Santos Lima, o Juruna, do PHS.

Após revogar uma liminar em Habeas Corpus (HC) concedida pelo ministro Marco Aurélio, no dia 30 de outubro, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a Justiça do Acre desse cumprimento a pena de 9 anos,  em regime inicialmente fechado.

A defesa de Juruna protocolou HC para que ele pudesse se defender em liberdade dos processos que ele responde no Judiciário acreano. O vereador é acusado dos crimes de peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, falsificação de documento público e falsidade ideológica.

A Justiça do Acre recebeu a certidão da negou provimento do recurso interposto por Juruna e deu provimento parcial ao apelo de Maria do Socorro da Silva Albuquerque, determinando o cumprimento de pena e a expedição de mandado de prisão do vereador condenado.

Com o cumprimento da prisão do parlamentar, é provável que o Conselho de Ética da Câmara de Vereadores recebe um pedido de cassação de mandato, quando deverá se iniciar um longo processo para o Juruna apresentar sua defesa e o pedido ser votados em plenário.

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), apesar de Juruna responder por várias acusações, ele foi julgado apenas pelos crimes de tráfico de influência e corrupção ativa, em suposto caso de venda de espaços públicos no camelódromo de Rio Branco.

Em 2017, Carlos Juruna chegou a ficar foragido por 36 dias, mas se entregou no TJ Acre e foi detido no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) até que sua defesa protocolou HC com pedido de liminar, acatado por Marco Aurélio, e o vereador reassumiu o mandato.

Defesa destaca que MP federal deu parecer pedindo anulação do processo

O advogado Valdir Perazzo, responsável pela defesa de Carlos Juruna, está confiante que seu cliente não será preso. Perazzo informa que tramita no STJ um recurso especial tutela de urgência para suspender a execução da pena até que o recurso especial seja julgado.

Segundo o advogado, há parecer favorável do Ministério Público Federal para anular o processo e baixar ao Tribunal de Justiça do Acre para julgar as teses da defesa não teriam sido examinadas. O MP Acre também teria pedido a absolvição de Juruna pelo crime de tráfico de influência.

“Quando o recurso especial subiu, o MP em suas contrarrazões pediu absolvição, o que significaria que a pena ficaria abaixo de cinco anos, e Juruna poderia cumprir em regime aberto”, ressalta o advogado que vem desmontando as acusações contra o vereador de Rio Branco.

Para Valdir Perazzo, o direito de Juruna é plausível, “razão pela qual depois que a liminar foi revogada se pedi novamente uma tutela de urgência para suspender a execução da pena até que o recurso especial seja julgado. O ministro pode conceder a tutela de urgência porque o direito plausível”.

De acordo com a tese do advogado, os fatos são atípicos, porque o crime de corrupção passiva só existem para quem tiver poder de ofício para favorecer. No caso de Juruna, é uma agente de fiscalização que está envolvida. “Quem poderia fazer permuta dos boxe seria o secretário municipal”, finaliza.

Anúncios

Acre 01

Faltando medicamentos, Into trabalha com a capacidade máxima de 200 atendimentos diários

Publicado

em

Indignados, familiares de pessoas acometidas pela Covid-19 procuraram o ac24horas na manhã desta terça-feira, 01, para relatar que está faltando medicamentos no Instituto de Traumatologia do Acre (INTO), unidade escolhida pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) como referência para os casos da Covid-19.

Ao ac24horas, Hilton Piccelli, médico e diretor técnico da Mediall Brasil, que administra o Into, confirmou a falta de alguns medicamentos, mas destacou que se trata de faltas pontuais devido ao ciclo de reabastecimento feito em cada início de mês.

“A gente tem algumas faltas pontuais de medicamentos, por conta do nosso ciclo de reabastecimento e também devido o Acre ser carente em relação a logística. Outra coisa que agravou essa falta pontual de medicamentos é que infelizmente há quase um mês a gente tem sentido o efeito da segunda onda da Covid-19 muito forte no Acre.”, destacou Hilton.

Em outro trecho, Hilton afirmou que a “conta” das aglomerações devido à campanha eleitoral chegou ao Into e revelou que a unidade hospitalar passou a atender de 40 a 50 pacientes por dia para mais de 200 nesse final de mês de outubro e novembro inteiro.

“A gente [Mediall] já estávamos indo embora do Acre neste final de novembro, mas ontem o nosso contrato foi prorrogado por mais um mês por conta dessa segunda onda. Esse período eleitoral teve muitas aglomerações, mas a conta chegou para a população. No mês de outubro a gente atendia 42 pessoas e agora em novembro subiu para 230 pessoas por dia. E essa demanda foi contínua durante todo o mês de novembro. Devido a esse fluxo de atendimentos, eventualmente, ocorreu falhas pontuais em relação aos medicamentos, mas nada que impactasse no tratamento dos pacientes”, explicou.

Por fim, Hilton pediu mais conscientização por parte da população devido a segunda onda e alertou para a necessidade do uso do álcool gel, máscara e o distanciamento social.

Hilton encerrou argumentando que o Into está trabalhando com a capacidade máxima e com a previsão de abrir mais leitos de UTI em decorrência da segunda onda.

“Estamos com 30 leitos de UTI abertos, mas já estamos querendo abrir mais 10. Ontem, estávamos com 94 leitos ocupados de enfermaria dos 100 que tem na unidade hospitalar. Estamos trabalhando na capacidade máxima devido a essa segunda onda. Dos 30 leitos de UTI de ontem, só apenas dois ou três estavam disponíveis. Isso causa uma grande preocupação. Está ocorrendo uma segunda onda da Covid-19 no Acre”, afirmou.

Continuar lendo

Acre 01

Bocalom irá nomear apenas secretários mais estratégicos antes de formar equipe completa

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas 

O candidato eleito prefeito de Rio Branco no último domingo, 29, falou nesta semana como se dará a formação de sua equipe mais próxima à frente do município. Tião Bocalom (PP) adianta que não irá nomear de “cara” todos os secretários de sua gestão, somente os mais importantes e estratégicos, para só depois escolher todos os membros da prefeitura.

“Vamos pensar numa equipe bastante enxuta. Não vou nomear todos os secretários, primeiramente serão apenas os mais estratégicos, ou um que responda por uma, duas ou três pastas”, afirma.

A ideia do prefeito eleito é verificar com o passar das semanas quais são as reais necessidades da prefeitura e, só então, designar a formação completa da nova equipe. “Não vou admitir corrupção dentro da nossa gestão”, assegura.

Bocalom não esconde a decepção por não ter sido apoiado pelo governador Gladson Cameli, que era do seu próprio partido, na campanha pela prefeitura, mas que agora as preocupações são outras.

“Fiquei triste porque ele [Gladson] era do meu partido. Mas o povo decidiu. Ele me ligou se colocando à disposição. Falei com ele e a eleição acabou, agora é trabalhar pelo povo de rio branco. Queremos gerar emprego e renda”, finalizou Bocalom.

Continuar lendo

Acre 01

Situação de gêmeas siamesas nascidas em maternidade de Rio Branco é crítica

Publicado

em

A situação das gêmeas siamesas que nasceram na última sexta-feira, 27, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é crítica. Por dividirem o mesmo coração e o fígado, as meninas não puderam passar por procedimento cirúrgico e nem mesmo serem transferidos para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para outro Estado.

O ac24horas apurou que por compartilharem órgãos vitais não existe chance de sobrevida para nenhum dos bebês. “A questão pode ser de horas ou dias. Só nos resta esperar”, informou uma fonte da Secretaria de Saúde. A família não quer falar sobre o caso.

As bebês estão internadas na UTI do Hospital da Criança. Elas são filhas de uma mulher que já estava em sua sexta gestação e que morava no Seringal Vista Alegre, no município de Feijó. A mãe já vinha sendo acompanhada pelas autoridades de saúde há cerca de um mês quando chegou a capital para fazer o pré-natal, período que os médicos, por meio de exames, descobriram que as crianças nasceriam grudadas.

Continuar lendo

Acre 01

Socorro Neri deseja sucesso a Bocalom e diz que inicia transição já nesta segunda-feira

Publicado

em

Horas depois de anunciar que não compareceria ao seu comitê de campanha onde concederia entrevista coletiva após o resultado do segundo turno da eleição em Rio Branco, decidido neste domingo (29) em favor de Tião Bocalom, a atual prefeita de Rio Branco e candidata derrotada Socorro Neri divulgou uma Nota de Agradecimento por meio de sua assessoria.

Na nota, Neri agradeceu os eleitores pelos votos recebidos, disse que está com a consciência tranquila e ressaltou que “lutou o bom combate com coragem e honra, fazendo uma campanha limpa e propositiva e defendendo uma gestão séria, planejada e a serviço do bem comum”.

“Quero agradecer os 61.702 votos dos eleitores de Rio Branco que confiaram nas propostas que apresentamos. Agradecer aos meus familiares, meus alicerces de vida, ao apoio do governador e amigo Gladson Cameli que muito me honrou, ao meu leal companheiro de chapa Eduardo Ribeiro, ao meu partido, o PSB, aos partidos da coligação que se mantiveram fiéis ao nosso projeto, a militância sempre aguerrida, aos servidores da prefeitura de Rio Branco.

Socorro Neri também desejou sucesso ao prefeito eleito e informou que nesta segunda-feira, 30, dará início aos preparativos para a transição, segundo ela, a ser feita da maneira mais republicana e transparente possível, como foi toda a sua administração.

“Este é o momento de expressar minha gratidão a toda a população e desejar o melhor para esta cidade que tanto amo”, concluiu.

A nota na íntegra:

NOTA DE AGRADECIMENTO

Estou com a consciência tranquila. Lutamos o bom combate, com coragem e honra!

Fizemos uma campanha limpa e propositiva.

Defendemos uma gestão séria, planejada e a serviço do bem comum.

Quero agradecer os 61. 702 votos dos eleitores de Rio Branco que confiaram nas propostas que apresentamos.

Agradecer aos meus familiares, meus alicerces de vida, ao apoio do governador e amigo Gladson Cameli que muito me honrou, ao meu leal companheiro de chapa Eduardo Ribeiro, ao meu partido, o PSB, aos partidos da coligação que se mantiveram fiéis ao nosso projeto, a militância sempre aguerrida, aos servidores da prefeitura de Rio Branco.

E a toda a população da nossa cidade, que sempre nos recebeu com muito carinho e reconhecimento.

Desejo sucesso ao prefeito eleito. E já nesta segunda feira darei início aos preparativos para a transição, a ser feita da maneira mais republicana e transparente possível, como foi toda a minha administração.

Este é o momento de expressar minha gratidão a toda a população e desejar o melhor para esta cidade que tanto amo.

Socorro Neri.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas