Conecte-se agora

O lixo que vira luxo e transforma a vida de catadores na cidade de Rio Branco

Publicado

em

Deveria ser uma profissão como tantas outras, mas os catadores de recicláveis estão longe de receber o reconhecimento digno pela importância dos serviços que prestam à sociedade.

Se não são reconhecidos publicamente pelo que fazem, financeiramente fazem mágica ao reaproveitar o que para muitos não passa de lixo.

Só no CATAR, associação que representa número próximo de vinte membros, seus associados trabalham em média oito horas por dia para dar conta da demanda de material reaproveitável jogados nas ruas de Rio Branco.

Contando com pouco apoio, esses trabalhadores, em sua maioria, exercem a profissão por falta de oportunidade, tendo na profissão de catador única esperança de honrar compromissos comuns na vida familiar.

A equipe do ac24horas, não encontrou dificuldades para entrar no mundo dos “renegados”, como eles mesmo se denominam. No entanto, o que percebemos foi um povo alegre, feliz e orgulhoso pelo que faz.

video

Anúncios

Acre 01

Pronto-Socorro de Rio Branco tem 100% das UTIs para Covid-19 lotadas, mostra boletim

Publicado

em

A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 61,3%. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) desta quarta-feira (02).

Segundo dados do boletim, foram identificados 240 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 156 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 53 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 187 em leitos (clínicos, obstétricos e pediátricos).

A média de internações geral foi de 223 pacientes, observando-se, nesta quarta-feira, 02, um aumento de 9,0% no total de internações em relação à média dos últimos 7 dias.

O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.

Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 46 estão ocupadas, registrando uma taxa de ocupação de 65,7%.

Destes 46 leitos de UTI ocupados, 10 deles são do Pronto Socorro, que registrou 100% de ocupação. Os outros 36 são: 30 do Into e seis do Hospital Santa Juliana.

Já a região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 10 leitos de UTI existentes, três estão ocupados, registrando 30% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 22 estão ocupados, registrando 23,2% de ocupação.

Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, cinco estão ocupados, num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.

Continuar lendo

Acre 01

Justiça Federal afasta diretor do Hospital de Cruzeiro do Sul e bloqueia bens de vários médicos

Publicado

em

Por determinação da Justiça Federal, a Polícia Federal de Cruzeiro do Sul cumpriu nesta quarta-feira, 2, 14 mandados de sequestro de bens, um mandado de busca e apreensão e um mandado que impôs três medidas cautelares diversas da prisão em desfavor de um investigado. Foram bloqueados R$ 3,2 milhões das contas de médicos que atuam no Hospital do Juruá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O diretor técnico do Hospital Regional do Juruá, médico Marcos Lima, foi afastado do cargo. Ontem, o ac24horas publicou o da salário de novembro de 9 médicos do Hospital do Juruá não haviam sido efetuados, bem como o bloqueio das contas bancárias do grupo.

O caso

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal, as investigações apontaram que nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, dentre outras cidades do estado do Acre, Amazonas, Rondônia, Minas Gerais e Bahia, inúmeros agentes públicos da área da saúde estariam supostamente acumulando, de forma indevida, trabalhos com aparente incompatibilidade de horários, recebendo valores públicos sem realizar a devida contraprestação, gerando, com isso, prejuízos para os diversos entes da federação, em específico para a União, ante os indícios de fraude no programa federal Mais Médicos do Brasil e no Sistema Único de Saúde.

Também foi descoberto que o controle estatal de frequência e permanência dos médicos nos diversos estabelecimentos da rede pública de saúde é inócuo, não havendo, sequer, um sistema eletrônico de entrada e saída. Essa leniência da Administração Pública proporcionou e continua proporcionando um ambiente engenhoso e profícuo à prática de crimes.

Diante desse “estado inconstitucional” que se encontra o atual sistema público de saúde da região, a Polícia Federal representou, perante o Juízo Federal competente, pelo sequestro de veículos, casas e demais bens adquiridos com dinheiro público obtido através de condutas supostamente criminosas (possíveis estelionatos contra a Administração Pública), bem como pelo bloqueio de ativos financeiros, buscas, apreensões e por medidas cautelares diversas da prisão.

Continuar lendo

Acre 01

Situação de gêmeas siamesas nascidas em maternidade de Rio Branco é crítica

Publicado

em

A situação das gêmeas siamesas que nasceram na última sexta-feira, 27, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é crítica. Por dividirem o mesmo coração e o fígado, as meninas não puderam passar por procedimento cirúrgico e nem mesmo serem transferidos para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para outro Estado.

O ac24horas apurou que por compartilharem órgãos vitais não existe chance de sobrevida para nenhum dos bebês. “A questão pode ser de horas ou dias. Só nos resta esperar”, informou uma fonte da Secretaria de Saúde. A família não quer falar sobre o caso.

As bebês estão internadas na UTI do Hospital da Criança. Elas são filhas de uma mulher que já estava em sua sexta gestação e que morava no Seringal Vista Alegre, no município de Feijó. A mãe já vinha sendo acompanhada pelas autoridades de saúde há cerca de um mês quando chegou a capital para fazer o pré-natal, período que os médicos, por meio de exames, descobriram que as crianças nasceriam grudadas.

Continuar lendo

Acre 01

Socorro Neri deseja sucesso a Bocalom e diz que inicia transição já nesta segunda-feira

Publicado

em

Horas depois de anunciar que não compareceria ao seu comitê de campanha onde concederia entrevista coletiva após o resultado do segundo turno da eleição em Rio Branco, decidido neste domingo (29) em favor de Tião Bocalom, a atual prefeita de Rio Branco e candidata derrotada Socorro Neri divulgou uma Nota de Agradecimento por meio de sua assessoria.

Na nota, Neri agradeceu os eleitores pelos votos recebidos, disse que está com a consciência tranquila e ressaltou que “lutou o bom combate com coragem e honra, fazendo uma campanha limpa e propositiva e defendendo uma gestão séria, planejada e a serviço do bem comum”.

“Quero agradecer os 61.702 votos dos eleitores de Rio Branco que confiaram nas propostas que apresentamos. Agradecer aos meus familiares, meus alicerces de vida, ao apoio do governador e amigo Gladson Cameli que muito me honrou, ao meu leal companheiro de chapa Eduardo Ribeiro, ao meu partido, o PSB, aos partidos da coligação que se mantiveram fiéis ao nosso projeto, a militância sempre aguerrida, aos servidores da prefeitura de Rio Branco.

Socorro Neri também desejou sucesso ao prefeito eleito e informou que nesta segunda-feira, 30, dará início aos preparativos para a transição, segundo ela, a ser feita da maneira mais republicana e transparente possível, como foi toda a sua administração.

“Este é o momento de expressar minha gratidão a toda a população e desejar o melhor para esta cidade que tanto amo”, concluiu.

A nota na íntegra:

NOTA DE AGRADECIMENTO

Estou com a consciência tranquila. Lutamos o bom combate, com coragem e honra!

Fizemos uma campanha limpa e propositiva.

Defendemos uma gestão séria, planejada e a serviço do bem comum.

Quero agradecer os 61. 702 votos dos eleitores de Rio Branco que confiaram nas propostas que apresentamos.

Agradecer aos meus familiares, meus alicerces de vida, ao apoio do governador e amigo Gladson Cameli que muito me honrou, ao meu leal companheiro de chapa Eduardo Ribeiro, ao meu partido, o PSB, aos partidos da coligação que se mantiveram fiéis ao nosso projeto, a militância sempre aguerrida, aos servidores da prefeitura de Rio Branco.

E a toda a população da nossa cidade, que sempre nos recebeu com muito carinho e reconhecimento.

Desejo sucesso ao prefeito eleito. E já nesta segunda feira darei início aos preparativos para a transição, a ser feita da maneira mais republicana e transparente possível, como foi toda a minha administração.

Este é o momento de expressar minha gratidão a toda a população e desejar o melhor para esta cidade que tanto amo.

Socorro Neri.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.