Conecte-se agora

Como é corrigida a redação do Enem?

Saiba de que forma acontece a correção da prova do Enem 2018

Publicado

em

Uma das avaliações mais temidas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação foi respondida no primeiro dia de avaliação, em 04 de novembro, quando os participantes dissertaram sobre a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.  O resultado do Enem 2018 está previsto para janeiro de 2019, mas uma das dúvidas que acompanha os participantes desde a preparação até a entrega da folha de respostas é: como é corrigida a redação?

De modo geral, “a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos corretores”, sinaliza o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelo menos dois avaliadores farão a correção da redação, de forma independente. A cada competência, serão atribuídas notas de zero a 200 pontos – estas serão base para a pontuação final, que varia de zero a 1.000 pontos.

Correção da prova de redação do Enem 2018

Um dos pontos sinalizados pelo Inep é a discrepância na correção da prova do Enem 2018, que ocorre quando as notas totais apresentadas por cada um dos corretores têm diferença de mais de 100 pontos. Também há caracterização de discrepância quando a diferença de notas supera 80 pontos em qualquer uma das competências.

Nota final da redação

Para a determinação da nota final da redação, são consideradas quatro possibilidades além do estipulado na Cartilha de Redação do Enem 2018:

Sem discrepância: a pontuação será resultado da média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores

Com discrepância entre os dois corretores: será apresentado um recurso automático e um terceiro corretor fará a avaliação. Caso a terceira pontuação seja “equidistante das notas totais atribuídas pelos outros corretores”, as notas anteriores serão descartadas e uma banca fará nova avaliação.

Sem discrepância entre o terceiro e os dois primeiros corretores: a nota final da redação será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem e as demais serão descartadas. Esse procedimento também é adotado caso haja divergência entre o terceiro corretor e apenas um dos dois primeiros corretores.

Com discrepância entre o terceiro e os outros dois corretores: será adotado um novo recurso automático. As notas anteriores serão descartadas e uma banca atribuirá ao candidato a nota final.

Como usar o Enem

Diversas faculdades já permitem usar o Enem como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Estudantes também podem utilizá-lo para ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), conseguir o Financiamento Estudantil (Fies).

Anúncios

Na rede

Cinegrafista é preso em Cruzeiro do Sul por estuprar cunhada

Publicado

em

Cumprindo mandado judicial, a Polícia Civil de Cruzeiro do Sul prendeu nesta terça-feira, 24, o cinegrafista Frank Melo pelo estupro da cunhada dele, que na época tinha apenas 13 anos de idade.

O delegado Vinicius Almeida, que responde interinamente pela Especializada da Mulher (DEAM), disse que a investigação apontou que houve abuso sexual quando a garota tinha 13 anos. Agora ela tem 15. “Ele afirmou em depoimento que só se relacionou com a menor no ano passado, quando ela já estava com 15 anos de idade”, cita o delegado, que não informou de onde partiu a denúncia e porque o caso só veio a tona agora.

Frank Melo já está preso no Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul paga funcionalismo nesta quarta-feira

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul pagará os funcionários públicos municipais nesta quarta-feira , 25. O dinheiro estará na conta dos servidores provisórios e permanentes. “Vai receber do gari ao procurador e esse é nosso modo de reconhecer e agradecer pela dedicação de todos. E o comércio que vive essa crise por causa da pandemia é aquecido”, conta o prefeito Clodoaldo Rodrigues.

São R$ 6 milhões que circularão no comércio. Segundo o gestor todo o esforço agora é para pagar o restante do 13° dos servidores e o 14° dos professores. “Estou tentando um modo de atender o pessoal de apoio da educação também”, anuncia ele.

Continuar lendo

Acre

Poeta e fotógrafo acreano, Victor Oliveira morre em São Paulo

Publicado

em

Faleceu na tarde desta terça-feira, 24, aos 21 anos, o poeta e fotógrafo acreano Victor Silveira Nepomuceno, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital de São Paulo.

Nas redes sociais, a mãe Giselda Silveira, informou que o seu filho sofreu duas paradas cardíacas no período da tarde e acabou não resistindo.

Há pouco tempo, Victor foi diagnosticado com uma grande quantidade de massa no coração e passaria por exame para verificar se o problema era trombose ou consequência do câncer. Ele já havia amputado um braço para evitar complicações da doença no restante do corpo.

Continuar lendo

Destaque 3

Gladson anuncia pagamento dos servidores e prorrogação do auxílio para saúde e segurança

Publicado

em

Nas redes sociais, o governador Gladson Cameli anunciou na tarde desta terça-feira, 24, a antecipação do pagamento do salário dos servidores públicos estaduais para esta sexta-feira (27).

Em outro trecho, Cameli anunciou a prorrogação do adicional de insalubridade destinado aos servidores da saúde e da segurança que estão atuando diretamente no combate ao novo coronavírus. Os profissionais terão direito a mais duas parcelas [novembro e dezembro] da bonificação.

“Isso é o governo mostrando compromisso com as pessoas. Muito obrigado! Que Deus nos proteja! Sexta-feira agora é o pagamento dos servidores de novembro”, afirmou Cameli.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas