Conecte-se agora

Pesquisa mostra que conversa cara a cara não é prioridade entre os jovens

Apenas 32% dos adolescentes entre 13 e 17 preferem conversar pessoalmente

Publicado

em

A maioria das pessoas já se sentiu desconfortável em um ambiente que ninguém desgrudava do celular. Situações como essa tornam-se ainda mais comuns quando falamos da geração Z – indivíduos que nasceram entre 1992 e 2010, ou seja, após o surgimento da internet. De acordo com uma pesquisa da instituição norte-americana Common Sense Media, a maioria dos adolescentes de hoje prefere interagir via mensagens de texto ao invés do bom e velho cara a cara.

O estudo contou com a participação de adolescentes entre 13 e 17 anos – estudantes da educação básica – e revelou que apenas 32% deles preferem conversar pessoalmente. Em 2012, época do primeiro estudo, essa proporção era de 49%. E embora quase 70% dos adolescentes tenham reconhecido que não conseguem largar o celular durante uma reunião social, 44% deles disseram que se sentem incomodados quando outras pessoas fazem o mesmo.

Mesmo com esse resultado, voltar a viver uma época sem redes sociais é o desejo de mais de dois terços dos entrevistados. Na opinião dos mesmos, as mídias trazem malefícios para pessoas dessa idade. A psicóloga Daniela Alves tem um pensamento parecido. Segundo ela, o uso da internet facilita muito a vida de um indivíduo, mas traz consigo várias consequências, entre elas, problemas de ordem emocional, comportamental e psicossocial.

Daniela acredita que, com o uso exagerado da internet, os jovens deixam de experimentar uma vida real para mergulhar em uma ilusão. “Essa tendência é prejudicial porque pode provocar uma solidão coletiva, desconexão das relações interpessoais, supervalorização de relacionamentos superficiais e até uma desregulação emocional que pode desencadear alguma morbidade”, alerta.

Para casos de dependência tecnológica, a psicóloga informou que a terapia é o principal tratamento. E quando a depressão e a ansiedade estão em paralelo é necessário também uma intervenção psiquiátrica. Em relação ao papel da psicologia, Daniela citou: “Nesses casos, a psicologia ajudar na regulação emocional desses jovens, trabalhando a autoestima para elevar a satisfação pessoal e aumentar a sensação de segurança diante das relações interpessoais”, concluiu a psicóloga que sabe fazer bom uso das redes sociais para divulgar seu trabalho no Instagram intitulado @psicologa.danielaalves.

Anúncios

Cidades

Para evitar abstenções, extrativistas pedem ao TRE logística para o segundo turno

Publicado

em

Devido a falta de trafegabilidade nos ramais, integrantes do Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa), foram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira, 23, pedir apoio da instituição em relação a logística de transportes para o dia da eleição, 29 de novembro.

Em um vídeo, o presidente Francisco Laércio afirmou que muitos moradores da zona rural de Rio Branco ficaram impossibilitados de votar devido a falta de ônibus, resultando num grande número de abstenções.

“Muita gente ficou sem votar e demonstraram uma grande insatisfação por conta disso. Sabemos que essa eleição foi atípica devido a pandemia. Diante de um série de avaliações que foi repassada diretamente pela autoridades o problema ocorreu devido a suspensão no contrato de transportes do governo do estado, esse veículos trabalham diretamente dentro da comunidade rural e essas pessoas não puderam atuar devido a falta do vigência do contrato”, afirmou.

Continuar lendo

Destaque 2

Mais de 30 mil pessoas receberam alta médica após infecção da Covid-19

Publicado

em

O Acre inicia a semana somando mais de 30 mil pacientes infectados pela Covid-19 que receberam alta médica. Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou que em todos os 22 municípios do estado foram registradas 30.091 pessoas que se encontram livres do vírus.

Até o momento, o estado confirmou 34. 849 exames positivos e descartou 60. 389 testes. Nesta segunda, 223 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus foram confirmados. Assim, o número de infectados subiu de 34.626 para 34.849. Segundo a das novas notificações, 127 são resultados RT-PCR e 96 são de testes rápidos.

Atualmente, 251 exames de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 30.091 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 119 pessoas seguem internadas.

Continuar lendo

Destaque 7

Brasiléia Mais Saúde realiza 500 procedimentos no final de semana

Publicado

em

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro foi realizada a 10ª edição do Brasiléia Mais Saúde na unidade básica de saúde Tufic Mizael Saady, realizando atendimentos em Ultrassonografia, Ortopedia, Endoscopia e Gastroenterologia. 

O Brasileia Mais Saúde é um programa criado na gestão da Fernanda Hassem e Carlinhos do Pelado com objetivo de dar celeridade aos atendimentos em áreas específicas da saúde, evitando o translado da população para a capital acreana, trazendo médicos especialistas para Brasileia, assegurando conforto e qualidade durante o atendimento aos pacientes. 

No último final de semana foram realizados aproximadamente 500 procedimentos durante os três dias de atendimento do programa. A paciente Maria das Dores ressaltou a importância da realização do programa Brasiléia Mais Saúde. “Os atendimentos são muito bons, a prefeitura está de parabéns, beneficiando a população com os atendimentos”, ressaltou Maria das Dores.

A prefeita Fernanda Hassem, que sempre faz questão de visitar os pacientes e os profissionais do programa, destacou a importância do mesmo. “Esse é um programa inovador que a nossa gestão decidiu investir, onde fazemos as economias necessárias e com recursos próprios, trazemos atendimentos especializados à população que necessita, pois entendemos que além de investir em infraestrutura urbana e rural, o mais importante é o poder público cuidar de vidas, cuidar das pessoas. E é isso que estamos fazendo”, finalizou a prefeita.

Continuar lendo

Acre 01

Nicolau garante que salários de deputados e servidores serão pagos ainda esta semana

Publicado

em

Após os próprios deputados, servidores e terceirizados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) ficarem sem receber, a Mesa Diretora da Aleac, emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira, 23, informando que foi realizado contrato emergencial em relação a folha de pagamento para solucionar o problema.

Em nota, a Aleac afirmou que a empresa responsável pelo contrato, já está empenhada fazendo a migração de dados entre o sistema anterior e o atual, o qual requer uma checagem de dados para segurança das informações a serem transmitidas.

“Os servidores responsáveis pela área, assim como também a nova empresa tecnológica, estão atuando para que seja efetuado com urgência o pagamento do mês de novembro”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas