Conecte-se agora

Indígena do AC conclui faculdade de Medicina em São Paulo

Publicado

em

Em 2012, começava a jornada do jovem indígena Ornaldo Baltazar Sena Ibã, da Etnia Hunikuin, nascido na Aldeia Novo Segredo, em Jordão (AC) em busca de realizar um sonho: cursar medicina.

Aos 22 anos, ele foi aprovado para cursar Medicina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, e agora ele deve regressar à terrinha graduado em Medicina.

Ornaldo Baltazar Sena se formou sem a Lei de Cotas para o Ensino Superior. Pelas redes sociais, ele comemorou a realização do sonho e disse que pretende atuar especificamente na área de saúde indígena no Acre.

“Oficialmente formado, gente! Sem texto grande, só o sentimento de gratidão a esta universidade maravilhosa que me acolheu e me ensinou muitas coisas sobre diversidades! E obrigado todas as pessoas envolvidas na minha formação!”

Em 2012,o jovem indígena concedeu entrevista ao Jornalista Altino Machado, na qual detalhou os desafios a serem vencidos para sua permanência na UFSCar. Graças a notoriedade do jornalista, o acadêmico obteve inúmeras ajudas, desde passagens aréas até ajudas de custo.

Propaganda

Destaque 7

Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23 de novembro

Publicado

em

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem renovar os contratos até o dia 23 de novembro. O prazo, que terminaria hoje (16) foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o FNDE.

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, diz o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, em nota enviada pela autarquia.

O FNDE ressalta ainda na nota que é “fundamental que os alunos acessem o SisFies o quanto antes e não deixem para a última hora”.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Contratos de 2018

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa, que é o Agente Operador do Novo Fies.. Segundo a Caixa, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. O prazo para esses estudantes vai até 30 de novembro. O aditamento é feito no site da Caixa. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies têm juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Continuar lendo

Destaque 7

Flanelinha é espancado no centro da capital por faccionados

Publicado

em

Um vídeo com cenas que duram pouco mais de 30 segundos mostra pelo menos cinco homens, alguns deles com pedaços de madeira nas mãos, agredindo um flanelinha em via pública do Centro de Rio Branco. O vídeo teria sido gravado na tarde de terça-feira (13), nas proximidades da Simão Festa e o flanelinha terminou indo parar no Pronto Socorro.

No local impera a lei do silêncio, mas entre os trabalhadores que atuam naquela região, a informação é de que o flanelinha não teria pago o valor referente a uma taxa cobrada pela facção criminosa atuante na região, pra poder trabalhar guardando os veículos.

Não só ele, mas vários trabalhadores dali reclamam que rotineiramente estão sendo ameaçados para o pagamento desta taxa, se quiserem trabalhar naquele ponto e não serem agredidos ou ameaçados de morte.

Neste vídeo, o narrador que aparenta ser o líder do grupo, fala explicitamente que fazem parte do crime organizado e incentiva seus comandados a agredirem o trabalhador. O homem sofreu diversos ferimentos leves e até graves espalhados pelo corpo e teve que ser internado no Pronto Socorro para tratamento.

O ac24horas, por decisão editorial, não exibirá o vídeo por conter imagens fortes de violência.

Continuar lendo

Destaque 7

Prefeitura de Brasileia realiza ação em alusão ao Novembro Azul

Publicado

em

A Prefeitura de Brasileia, através da secretaria de saúde, realizou na manhã de quarta-feira (14), no Centro de Convivência do Idoso uma série de atividades com os funcionários da secretaria de obras em alusão a importância do novembro azul.

O objetivo é desenvolver e promover o cuidado a saúde do homem, que na maioria das vezes não veem a necessidade de cuidados médicos. A importância do novembro azul é mostrar para todos que a saúde é para todos e eles podem buscar este atendimento sempre que achar necessário desde uma simples conversa a um diagnóstico sobre qualquer situação.

Foram realizados os seguintes atendimentos: testes rápidos de HIV, SÍFILIS e HCV. Ao todo foram feitos 156 testes destinado aos servidores da prefeitura. As equipes da saúde estarão realizando palestras sobre a saúde do homem e saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de visita nas rádios, escolas e empresas privadas.

Novembro Azul

É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.