Menu

Diarista realiza o sonho da graduação e se forma em Gastronomia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De diarista a graduada em Gastronomia. Essa é a história de superação de Vitorina dos Santos, de 41 anos. Com o sabor dos seus quitutes e boa dose de dedicação, ela conquistou, não só clientes, como também o seu diploma. “Passei muito tempo pensando que deveria ir em busca de algo melhor”, conta a baiana que é filha de agricultores e a primeira da família a concluir um curso de nível superior.


Vitorina lembra da cerimônia de formatura, realizada 05 de agosto, como um momento mágico. “Estou muito feliz e até agora não consigo acreditar”. Como muitos brasileiros, ela sempre viveu com um orçamento apertado, que nem sempre dava para priorizar a educação. “O valor integral de uma faculdade é muito alto. Graças ao desconto de 50%, consegui realizar meu sonho”, comemora referindo-se à bolsa de estudo concedida pelo Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país.

Publicidade

Mesmo com tantas dificuldades enfrentadas, ela saboreia hoje o gostinho da vitória e já sente os pontos positivos de ter o ensino superior no currículo. “Estou terminando um ateliê de culinária em minha casa e estou trabalhando para mim mesma com encomendas”, conta. Otimismo é o tempero que trará sucesso para sua vida profissional após a sonhada formatura. “Eu nunca me senti tão bem. Todo mundo elogia as minhas comidas”, emenda feliz.


A construção do espaço físico do Ateliê de Culinária da Vítoria está sendo o primeiro passo. Antenada com o mercado, a recém-formada em Gastronomia também dedica tempo e energia para a divulgação dos seus quitutes nas redes sociais. Além da página no Facebook, intitulada de Vitória Doces e Salgados, ela mantém um perfil no instagram (@vitoria_cake_designer) onde fomenta encomendas de salgados, pães, bolos artísticos e doces finos. “Apesar de não ser um dinheiro fixo, pude aumentar ainda mais a minha renda mensal depois que iniciei o curso. Todo mundo ama os meus pãezinhos”, revela orgulhosa.


A gastrônoma já realiza entregas maiores para alguns estabelecimentos mas o doce sonho de futuro é investir em novas especializações. “Quero começar com algo pequeno e ir crescendo aos poucos. O meu próximo passo é um curso de confeitaria”, planeja. Para quem ficou com o delicioso gostinho de superação na boca, Vitorina deixa um recado. “O estudo é fundamental na vida da gente. Digo isso para minha filha todo dia”.


Se, assim como Vitorina, você também tem o sonho de ingressar em uma faculdade, conte com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo de até 70% para diversos cursos de graduação. Acesse o site do Educa Mais Brasil, confira as oportunidades da sua região e mude a história da sua vida. A inscrição é gratuita.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido