Conecte-se agora

Aumenta trabalho como pessoa jurídica

Publicado

em

Apesar de o número de pessoas ocupadas no Brasil ter aumentado 1,7 milhão em cinco anos, o número de trabalhadores associados a sindicatos caiu 1,4 milhão, ao passar de 14,5 milhões (16,2%) para 13,1 milhões (14,4%) no mesmo período. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2017, divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, o de pessoas ocupadas como empregadores ou trabalhadores por conta própria, com registro no Cadastro Nacional de pessoa Jurídica (CNPJ), aumentou 4 pontos percentuais no período e reúne quase 8 milhões de pessoas.

Por região, o Norte tem a menor associação sindical, com 12,6%, e o Sul tem historicamente a maior: 16,2% em 2017, ante 20,3% em 2012. A única região que teve aumento no último ano foi a Centro-Oeste, que tinha 14,1% em 2012, caiu para 11,8% em 2016 e, em 2017, chegou a 13,2%.

A economista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE Adriana Beringuy explica que a queda na sindicalização é uma tendência verificada nos últimos anos, tendo sido mais acentuada em 2016. Para ela, a baixa reflete o aumento da informalidade no mercado de trabalho.

“A queda está relacionada, primeiro, à redução da própria ocupação no país. Essa queda se deu sobretudo entre os trabalhadores com carteira de trabalho assinada, principalmente na indústria e serviços de formação. Isso impactou diretamente a sindicalização, porque dentre esses trabalhadores formalizados é que está uma das maiores taxas de sindicalização”, disse.

Entre os que trabalham para o setor privado com carteira assinada, 19,2% são associados a sindicatos, taxa que cai para 8,6% entre os que trabalha por conta própria. A taxa ficou em 5,1% para quem trabalha para o setor privado sem carteira assinada e chega a 27,3% entre os empregados no setor público. Nessa parcela, a taxa era de 28,4% em 2012 e chegou a 29,4% em 2014.

Adriana acrescenta que a sindicalização maior está entre empregados do grupo administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais, que tem taxa de 23,3%. Segundo ela, esses setores têm historicamente mobilização sindical maior.

“Nesse grupamento, boa parte dele vem da saúde e da educação, onde você tem sindicatos numerosos. A presença de categorias que tem historicamente mobilização maior em termos de filiação contribui muito para que essa faixa cresça, principalmente nos espaços de educação e saúde”, completou.

Por grupo de atividade, em seguida, aparece a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com 21,1% de sindicalização. A menor taxa está entre os que prestam serviços domésticos, com 3,1% em 2017, tendo apresentado a maior taxa em 2016 (3,6%) e aumento também em relação a 2012, quando a taxa ficou em 2,7%. Trabalhadores com nível superior de ensino representam 18,5% do total de pessoas ocupadas e somam 31,3% dos sindicalizados.

CNPJ
O número de pessoas ocupadas como empregadores ou trabalhadores por conta própria que tinham registro no Cadastro Nacional de pessoa Jurídica (CNPJ) passaram de 23,9% em 2012 para 28% no ano passado. No total, são 7,66 milhões de pessoas nessa categoria no Brasil. A proporção é de 18,5% do total entre os trabalhadores por conta própria e chega a 80% entre os empregadores. Em 2012 as proporções eram de 14,9% e 75,6%, respectivamente.

A região com mais pessoas ocupadas como empregadores ou trabalhadores por conta própria com registro no CNPJ é o Sul, com 38,1%. No Norte são 12,4% do total. Por grupo de atividade, a maior proporção é no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 42,5%, e a menor está na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com 6,1%.

Entre as pessoas ocupadas no setor privado, aumentou no período o número de empregados em pequenos empreendimentos, passando de 46,7% em 2012 para 51,5% a proporção de quem trabalha em empresas com até cinco empregados. O grupo de ocupados em estabelecimentos com mais de 51 empregados passou de 29,8% para 26,1%.

Local de trabalho
No total, 63% dos trabalhadores permanecem ou moram na área do próprio empreendimento. Ficaram em local designado pelo empregador, patrão ou freguês 12,5% e, em fazenda, sítio, granja ou chácara, 11,1%. Há também 2,8% que trabalham em via pública, 3,8% em veículo automotor e 4,3% em domicilio ou residência.

Segundo Adriana, o trabalho no domicílio de residência teve aumento de 443 mil postos, chegando a cerca de 3 milhões. “[Isso] mostra que um contingente importante de pessoas passou a desenvolver suas atividades no próprio domicílio. A gente não sabe se todas essas pessoas necessariamente perderam seu vínculo formal, em empresas. Mas, com certeza, pessoas que tinham o seu vínculo formal viram nesse tipo de atividade, exercida no próprio domicílio, uma alternativa.”

Propaganda

Cidades

Horóscopo do dia 16 de novembro

Publicado

em

ESCORPIÃO – 23 de outubro a 21 de novembro
Amor: Deixe-se querer, se você está na dúvida, logo chegará o momento de avaliar se esse relacionamento é conveniente ou não para você. Use seu potencial criativo, assim você descobrirá um amor sem limites. Assuntos que pareciam sem sentido se tornarão mais sólidos. Dinheiro & Trabalho: Quando você tiver que emitir uma opinião comprometedora, use seu critério e não haverá problemas. Tudo vai ficar bem se você assim o pretende. Evite cair na armadilha dos manipuladores que geralmente vêm para o seu lado para lhe pedir coisas que depois distorcem, afaste-se desse tipo de pessoas conflitantes. Continue lendo o signo Escorpião

SAGITÁRIO – 22 de novembro a 21 de dezembro
Amor: Encontros amorosos estão na ordem do dia, mas saiba fazer a coisa certa para não se magoar nem à outra pessoa. É hora de ser você mesmo e mostrar-se sem quaisquer complexos ou restrições. Desfrute de amor e relacionamentos. Dinheiro & Trabalho: Você deve resolver seus problemas de trabalho imediatamente, comunicando o que é necessário para aqueles que podem ajudá-lo. Caso contrário, os seus superiores não terão mais motivos para segurar você na empresa. Faça as coisas acontecerem. Continue lendo o signo Sagitário

CAPRICÓRNIO – 22 de dezembro a 20 de janeiro
Amor: É falando que as coisas são resolvidas, não fique fechada em si mesma, isso irá gerar mais distância entre vocês. Por outro lado, nenhum dos dois é obrigado a tolerar a rejeição e indiferença do outro. Às vezes é melhor acabar com tudo e seguir em busca da felicidade. Dinheiro & Trabalho: A elegância e o desejo de fazer tudo bem, que é uma característica fundamental do seu signo, farão com que você se destaque em uma atividade de trabalho para a qual você está se preparando há algumas semanas. Você está em um ciclo de sucesso. Continue lendo o signo Capricórnio

AQUÁRIO – 21 de janeiro a 19 de fevereiro
Amor: Momento adequado para desfrutar da companhia agradável do seu parceiro, mas tome cuidado para não tornar tudo racional e lógico em sua vida amorosa, porque muitas vezes o mais interessante é o que você menos espera. Dinheiro & Trabalho: Você deve pensar claramente antes de dar o próximo passo no campo profissional. Detectar os erros cometidos e corrigi-los é fundamental nesse momento, só então o sucesso estará com você. Continue lendo o signo Aquário

PEIXES – 20 de fevereiro a 20 de março
Amor: Seu relacionamento passa por alguns contratempos, suas desconfianças e ciúmes geram mal-estar e incerteza em seu parceiro sobre se você é a pessoa ideal para ter uma vida tranquila e feliz a dois. Procure enxergar as coisas como são de fato e não pela sua imaginação. Dinheiro & Trabalho: É hora de analisar melhor como você pode aproveitar seu tempo para que sua jornada de trabalho renda mais e o espaço disponha para isso, sem ter de ficar horas extras nele para cumprir suas tarefas diárias. Continue lendo o signo Peixes

ÁRIES – 21 de março a 20 de abril
Amor: Mesmo que você não perceba, o mundo continua girando em torno de você e, com ele, uma nova oportunidade amorosa pode surgir em sua vida. Você se sentirá atraído por uma pessoa que deixou vestígios e com a qual há muito tempo não se encontravam. Dinheiro & Trabalho: Está na hora de pôr as ideias em prática. O tempo pode passar e você vai se arrepender. Não tenha medo. Se arrisque. Com suas habilidades você vai conseguir. Sua casa ocasionalmente também precisa de uma pequena reforma. Pegue um dinheiro guardado e invista nela. Mudanças de ambiente fazem muito bem. Continue lendo o signo Áries

TOURO – 21 de abril a 20 de maio
Amor: Um excelente dia para expressar seus sentimentos para a pessoa que você ama. Você intuitivamente sabe o que dizer para agradar o outro. Seu espírito aventureiro permitirá que você enfrente inúmeras iniciativas que serão aceitas sem dificuldade pelo seu parceiro. Dinheiro & Trabalho: Se você não prestar atenção mais de alguma pessoa maliciosa pode te colocar em problemas. No trabalho faça a sua parte e não se intrometa em discussões de terceiros. Pense nas coisas que você quer adquirir no futuro. Por isso, mantenha o esforço e a dedicação para lograr o sucesso. Continue lendo o signo Touro

GÊMEOS – 21 de maio a 20 de junho
Amor: Muitas vezes você tem medo de falar sobre o que sente. Mostre-se menos hermético e as portas do amor se abrirão. Se você vive problemas com seu parceiro, agora é a hora de tentar corrigir as diferenças. Ouça as necessidades dele. Dinheiro & Trabalho: Você não deve esperar que tudo caia do céu, se você quiser sair adiante, deve sair e procurar pelas coisas. Por trás do sucesso de alguém, há trabalho, esforço e dedicação. Por isso mãos à obra. Os recursos podem ser escassos de tempos em tempos, mas se você se organizar com o dinheiro que entra e as dívidas, poderá sair adiante. Continue lendo o signo Gêmeos

CÂNCER – 21 de junho a 21 de julho
Amor: Veja as coisas que aconteceram no passado e tente aprender  com isso para não cometer os mesmos erros. Se quer que as coisas se estabeleçam entre você e seu parceiro, a primeira coisa que deve fazer é agir com absoluta transparência. Dinheiro & Trabalho: Se você tem uma loja, é recomendável que tente dar uma inovada nas promoções para assim, aumentar as vendas. Para quem tem projetos arquivados, tire-os da gaveta e trate de concretizá-los. Procure se acalmar e não fique nervoso pelo momento que está passando, os dias de bonança estão chegando. Continue lendo o signo Câncer

LEÃO – 22 de julho a 22 de agosto
Amor: Tenha mais autocontrole e respeite o seu parceiro. Saiba escutar as críticas. Não se irrite e aprenda com elas para evitar de cometer erros. Essas atitudes que você tem vão fazer com que a chama do amor que ele tem por você comece a se apagar. Dinheiro & Trabalho: Concentre todas suas habilidades em todos os objetivos que você forjou ao longo do tempo e trate de concretizá-los. Especialmente aqueles que são prioridade para você. Comece a tirar da gaveta os projetos que você guardou para uma ocasião especial. Está chegando esse momento. Continue lendo o signo Leão

VIRGEM – 23 de agosto a 22 de setembro
Amor: Siga seu coração porque seus sentimentos sempre devem estar à frente de tudo. Não se deixe influenciar tanto por outras pessoas. Momento ideal para demonstrar e receber carinho da pessoa amada. Procure ser mais criativo. Dinheiro & Trabalho: Faça com dedicação o que lhe pedem no trabalho e evite entrar em atrito com seus superiores. Mostre com as suas habilidades do que você é capaz e ganhe assim o respeito e a confiança deles. Tudo aquilo que não for necessário ou útil para você, descarte-o. Gaste apenas em coisas que você precisa. Se sobrou dinheiro, guarde-o. Continue lendo o signo Virgem

LIBRA – 23 de setembro a 22 de outubro
Amor: Hoje é um bom dia para a conquista. Se você só procura  prazer sem compromisso, você deve deixar isso claro desde o primeiro momento, mas mantenha um pouco de discrição nas artes da sedução, se você não quer passar por momentos embaraçosos. Dinheiro & Trabalho: Talvez hoje ou na segunda-feira, você receba notícias muito boas com ganhos financeiros. Eles podem responder aos seus currículos ou talvez alguém lhe ofereça um negócio lucrativo. Boas vibrações em tudo que é negócios. Aproveite a sua boa sorte. Continue lendo o signo Libra

Simpatia do dia | Simpatia para ter sorte em tudo

O intelectual romano Sêneca definiu a sorte como “algo que acontece quando o preparo se encontra com a oportunidade”, ok, mas por que algumas pessoas têm mais sorte que outras? O professor Richard Wiseman, psicólogo da Universidade de Hertfordshire revelou que as pessoas sortudas geram em si mesmo boa fortuna a partir de quatro princípios: São habilidosos para criar e perceber as oportunidades. Tomam decisões acertadas ao seguir sua intuição. Criam previsões que se cumprem por meio de expectativas positivas. Adotam uma atitude resiliente que transforma a má sorte em boa sorte. Vamos em busca da sorte? Saiba como fazer a Simpatia

Continuar lendo

Cidades

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 37 milhões

Publicado

em

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal do concurso 2.097 da Mega-Sena, realizado no Caminhão da Sorte, estacionado na cidade de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.

De acordo com a Caixa, a estimativa para o próximo sorteio é R$ 37 milhões. As dezenas sorteadas foram as seguintes: 09 – 24 – 28 – 45 – 49 – 51.

A Quina registrou 113 ganhadores, eles vão receber cada um R$ 25.984,88. A quadra teve 6.422 apostas vencedoras e vai pagar para cada apostador R$ 653,17.

O concurso 2098 Mega-Sena será realizado no próximo sábado (17, às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país A aposta mínima , com seis dezenas, custa R$ 3,50.

Continuar lendo

Cidades

IX Festival Internacional Pachamama

Publicado

em

De 17 a 24 de novembro, a cidade de Rio Branco, no Acre, receberá a IX edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira. O evento se consagra culturalmente e cinematograficamente como um dos maiores de continuidade na agenda local do estado e da Região Amazônica, além de se constituir como um espaço de resistência política e artística.

Desde sua primeira edição, em 2010, o Pachamama se consolida como uma vitrine e uma ponte de conexão para o cinema latino-americano, com a particularidade de ser um evento de iniciativa civil e privada, unindo apoio público e privado não apenas do Brasil.

As centenas de filmes e atividades paralelas que já passaram pelo Pachamama, não só permitiram ao público local e aos convidados desfrutarem da diversidade cinematográfica do nosso continente, mas também trocar experiências e conhecimentos que contribuem diretamente para a formação de público, consolidação e criação de mercados e circuitos audiovisuais, produção e intercâmbio de conhecimento e fomento ao trabalho artístico cinematográfico.

Nesse entendimento, o Festival não é apenas uma vitrine, mas, acima de tudo, um cenário de criação, produção, discussão e reflexão cinematográfica em inter-relação com outras áreas do fazer humano.

A IX edição

A rigorosa curadoria selecionou para esta IX edição quase 60 produções de 10 países, após uma seleção entre mil filmes submetidos, entre curtas e longas que passeiam por diversos gêneros e propostas, abordando uma variedade de temas e provocações.

Como todos os anos, a principal sede do Festival será o histórico Cine Teatro Recreio, que dividirá a programação com outros espaços, como a Biblioteca Pública Estadual e o Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre.

Já a tela itinerante do Festival visitará seis bairros da cidade: Base, Cidade do Povo, Polo Benfica, Tancredo Neves, Estrada da Sobral e Recanto dos Buritis, exibindo cinema ao ar livre, com o objetivo de descentralizar e democratizar a atividade cultural em prol da população acreana.

Com 12 mostras, entre competitivas, paralelas e sessões especiais, o Pachamama também receberá filmes de estreia mundial, internacional, latino-americana e brasileira. Contará, ainda, com importantes obras que circularam durante este ano por festivais de renome, como Cannes, Locarno, Rotterdam, Bafici, Valdivia e o Festival de Brasília, entre outros, muitos deles premiados e aclamados pelo público em todo o mundo.

Convidados

Como não poderia ser diferente, a festa do cinema no Acre receberá a presença de importantes convidados, entre homenageados, jurados e diretores, entre outros, como as atrizes Lucélia Santos e Christiane Torloni. A primeira, como homenageada por sua trajetória artística e compromisso social com a luta ambientalista; e a segunda para apresentar seu filme Amazônia – O Despertar da Florestania, uma jornada pela história política brasileira em sua luta pela preservação da maior floresta tropical do mundo. Outro homenageado é Vicente Rios, fotógrafo do cineasta Adrian Cowell, que acompanhou a luta seringueira do ativista ambientalista Chico Mendes.

O júri da Mostra Competitiva Oficial de Longa-metragem será composto por Marcela Gamberini, de nacionalidade argentina, autora de vários livros, professora universitária e crítica de cinema, colaboradora de importantes revistas, entre elas, a mítica El Amante Cine; pela diretora e artista visual brasileira Fernanda Pessoa, que em 2017, ganhou o Troféu Pachamama de Melhor filme por “Histórias que nosso cinema (não) contava”; e completa o corpo de jurados Alfredo Manevy, pesquisador e professor com doutorado em audiovisual pela Universidade de São Paulo. Foi Secretário Nacional de Políticas Culturais na gestão de Gilberto Gil, e Secretário Executivo do Ministério da Cultura na gestão de Juca Ferreira.

Entre outros convidados que o Festival receberá, está o distribuidor brasileiro Ibirá Machado, da empresa Descoloniza Filmes, e a cineasta brasileira Jorane Castro, como representante da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Abertura e encerramento

O filme de abertura será “Excelentíssimos”, do diretor Douglas Duarte, que mostra uma fotografia da democracia brasileira, por meio do registro dos bastidores do Congresso Nacional. Duarte também dará uma palestra sobre Cinema e Política.

Entre outros destaques que o Pachamama apresentará neste ano, pode-se

destacar “Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos”, filme que recebeu da mão de Benício Del Toro o Prêmio Especial do Júri, na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes; e “Winaypacha”, que chega como estreia brasileira, considerado um marco na cinematografia peruana, premiado em vários festivais e representante do Peru para o Oscar de 2019.

O festival fechará sua IX edição com chave de ouro, exibindo o filme “Bixa

Travesti”, com a presença da cantora Linn da Quebrada. Após a exibição do longa, a artista se apresentará na já tradicional Pachafesta, na Usina de Arte João Donato.

Atividades Paralelas

Entre as atividades paralelas do Festival Pachamama, estão oficinas, seminários e palestras, dentre as quais destaca-se o “Ambiente de Mercado Audiovisual (Região Norte)”, destinado à cineastas, empresas produtoras de audiovisual, canais de TV, estudantes, pesquisadores e público em geral interessado em conhecer os bastidores da mercado cinematográfico.

Já entre as oficinas oferecidas gratuitamente, estão a de “Efeitos Especiais em Maquiagem”, com o renomado diretor brasileiro de cinema de terror, Rodrigo Aragão. A atividade é patrocinada pelo Sesc.

Além deste, terá o curso “Mídia, Ativismo e Cobertura Colaborativa”, com o Mídia Ninja. E por fim, o técnico de som Luís A. Villagomez ministrará a oficina “Introdução ao som direto para audiovisual”. As inscrições foram feitas online, e todas as vagas foram preenchidas.

As mesas de conversa percorrerão uma variedade de temas, como crítica e jornalismo cinematográfico, cinema e política, cinema e ditadura, cinema e direitos humanos, mulher e cinema, meio ambiente, entre outros.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.