Conecte-se agora

Fies: renovação do financiamento começa hoje (29) e segue até novembro

Estudantes devem observar calendário de aditamento

Publicado

em

Nesta segunda-feira (29), começa o período de renovação de contratos do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também conhecida como aditamento do Fies, a etapa segue até 30 de novembro e deve ser realizada por meio do site da Caixa Econômica Federal (www.sifesweb.caixa.gov.br).

No primeiro semestre de 2018, aproximadamente 50 mil estudantes devem fazer o aditamento do Novo Fies. O procedimento é válido apenas para contratos firmados este ano. Entre as alterações existentes no processo estão o fim do prazo de carência para quitação do contrato, a existência de seguro em caso de morte do estudante e o boleto mensal como forma de pagamento. Para os estudantes que precisam alterar termos do contrato, será necessário ir à agência da Caixa para realizar as alterações.

O novo financiamento é segmentado em modalidades que variam de acordo com a renda familiar do estudante. Se o rendimento familiar per capita mensal for de até três salários mínimos, o estudante se encaixa na modalidade Fies: juros zero, financiamento mínimo de 50% e limite máximo de R$ 42 mil por semestre.

No caso da modalidade P-Fies, estão enquadrados alunos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Os bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento são os agentes financeiros operadores de crédito, os quais definem as condições de financiamento.

Financiamento

Em 2017, foram celebrados 170.905 novos contratos de financiamento estudantil, o menor número dos últimos seis anos. Em 2012, foram celebrados 351.331 novos contratos em contraste com os 144.947 firmados em 2011. Em relação às 225 mil vagas disponibilizadas em 2017, 20% não foram preenchidas. O percentual, no entanto, é menor em relação a 2016, quando 40% do total de vagas disponibilizadas não foram ocupadas.

Bolsas de estudo

Para estudantes que ainda não iniciaram a graduação e, consequentemente, não farão a renovação do Fies, existem alternativas para começar a faculdade em 2019por meio de bolsas de estudo de programas educacionais.

No site do Educa Mais Brasilexistem bolsas com desconto de até 70% que incidem direto na mensalidade. Com os pagamentos em dia, o contratante não precisa acumular dívidas ao término do curso. Para conhecer as oportunidades, é preciso acessar a página do programa, editar os filtros de curso e localidade, iniciar as buscas e contratar a bolsa de estudo desejada.

 

Ascom Educa Mais Brasil

Anúncios

Coluna do Astério

Com Bocalom na prefeitura surge o “bocalonismo!

Publicado

em

Diferentemente de outros políticos que se elegem com o olho espichado na próxima eleição, o prefeito eleito de Rio Branco (PP) vai dedicar-se integralmente ao mandato pelos próximos quatro anos.

Esse desprendimento pode ser exatamente a receita do sucesso de sua futura gestão. Na primeira entrevista dada com exclusividade ao ac24horas traduziu com firmeza o recado das urnas.

Relaciono aqui alguns pontos de suas declarações que revelam quem é Bocalom a partir de agora. Depois de quatro anos de gestão é possível prever que terá nascido um novo estilo ou movimento político em Rio Branco

Assim como surgiu o “lulismo”, “bolsonarismo”, “trumpismo”, “Kalumismo”, “vianismo”, ou o malufismo”, até pela excentricidade moderada, vem por aí o “bocalonismo”.

“O bocalonismo” nascente deve encarnar uma direita bem mais conservadora e sólida – não apenas eleitoral. Talvez seja cedo para conceituar, mas os partidários de Bocalom já estão nas ruas. O povo carece de líderes.

ALIADOS POLÍTICOS

Tião Bocalom deixou claro que agradece, respeita e será fiel aos líderes dos partidos que o ajudaram a chegar na prefeitura, mas que sua gestão não será dividida em feudos políticos com senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. Todos terão participação à maneira Bocalom e não como se a prefeitura fosse a casa da mãe Joana.

ESCOLHA DE SECRETÁRIOS

O “critério político” não será prioridade na escolha dos secretários da administração Bocalom. Os partidos aliados podem até sugerir nomes, mas a escalação será puramente técnica sob sua lupa. Para ele, o resultado do trabalho produzido é político e beneficiará a todos. Ele confia que a boa gestão traz mais dividendos eleitorais do que a politicagem partidária de grupos dentro da prefeitura.

RELACIONAMENTO COM A CÂMARA

Acabou a “mamata” de vereadores aliados querendo entupir a prefeitura de cargos, bem como “sugerir” a contratação de empresas familiares para terem negócios com a prefeitura. Bocalom acredita que, com o povo ao seu lado, conseguirá convencer os parlamentares a apoiar suas iniciativas na Câmara Municipal acabando com o toma-lá-dá-cá das bases políticas formadas por coalisões, que levaram o PT nacional a cair em desgraça.

LONGE DA ESQUERDA

Prosseguindo com o movimento de coerência política que defende há cerca de 18 anos, Tião Bocalom não pretende trazer para sua gestão petistas ou ex-petistas. Diz respeitar muito os políticos e as pessoas do PT, porém, a questão é puramente ideológica, de coerência política e de programas de desenvolvimento que são opostos.

RELACIONAMENTO COM GLADSON CAMELI

Apesar das declarações de que almeja procurar o governador Gladson Cameli (PP) para parcerias, Tião Bocalom aspira em sua gestão ser politicamente o oposto de Gladson Cameli. É uma forma de consolidar sua liderança. Quer mais: que as pessoas vejam a diferença do “modus operandi político” dele para Cameli. Deverá haver uma concorrência saudável e democrática entre as duas gestões. Se Gladson conquista pelo carisma, Bocalom apetece pelo resultado.

GESTÃO AUSTERA

Tião Bocalom usou a palavra austeridade para definir sua gestão na primeira entrevista concedida ao ac24horas como prefeito eleito. Traduzindo para o português claro significa contenção de despesas, corte de gorduras e supérfluos. Com isso, ambiciona inovar na gestão municipal. Os secretários e assessores deverão se dedicar exclusivamente ao trabalho.

Continuar lendo

Acre

PF prendeu sete pessoas por crimes eleitorais em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) divulgou nesta segunda-feira, 30, o balanço final da Operação Eleições 2020 no Acre. Entre os números apresentados após a votação, neste domingo (29), sete pessoas foram presas por crimes eleitorais.

De acordo com os dados da PF, todos os detidos foram encaminhados para a delegacia onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Entre as ocorrências registradas neste domingo pela Polícia Federal, houve cinco casos de boca de urna, dois de violação do sigilo do voto, um flagrante por compra de votos e outro por transporte irregular de pessoas.

Cinco dessas sete pessoas, assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada em até dois anos de cerceamento de liberdade ou multa.

Continuar lendo

Destaque 3

Acre anuncia prorrogação por mais 30 dias do auxílio temporário para servidores

Publicado

em

Foto: Júnior Aguiar 

Uma boa notícia para os servidores públicos que estão na linha de frente da Covid-19. O pagamento do Auxílio Temporário de Emergência em Saúde (ATS) que institui o pagamento de R$ 420 foi prorrogado oficialmente por mais 30 dias de acordo com publicação do Diário Oficial desta segunda-feira, 30.

O pagamento é feito a servidores da Secretaria de Estado de Saúde contemplados pela Lei nº 3.627, de 12 maio de 2020, que estejam recebendo Adicional de Insalubridade em valor inferior ao Auxílio Temporário de Emergência em Saúde (ATS) e aos servidores ativos da área da saúde pública que não haviam sido contemplados pela lei, mas que se expõem aos efeitos da Covid, lotados nas unidades de saúde e em atividade nos setores de lavanderia, cozinha, recepção, serviços gerais, manutenção, entre outros. A inclusão de novos servidores foi feita a partir da publicação da Lei nº 3.631, de 26 de maio desde ano.

Servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Penal, do Instituto Socioeducativo, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Procon, que trabalhem diretamente com a população, têm direito ao auxílio emergencial.

Continuar lendo

Cotidiano

Após quatro dias de ataque hacker, portal da Justiça Federal do Acre volta a funcionar

Publicado

em

O portal do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF1) que abriga a Justiça Federal do Acre, está informando que nesta segunda-feira, 30 de novembro, foram liberados o Portal da Justiça Federal, o Sistema PJe de Primeiro e Segundo Graus, o Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos SEI, a Consulta Processual e o Sistema de Requisições de Pagamentos Judiciais utilizado pelos Tribunais de Justiça em relação à competência delegada, além de outros sistemas de uso interno.

“Ao longo dos próximos dias, outros sistemas e serviços serão restabelecidos, à medida que forem criteriosamente analisados quanto à sua segurança”, informa o TRF1, em nota.

NOTA

Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, atualiza a situação referente ao “incidente de segurança da informação ocorrido em 26/11/2020” -invasão de hackers no portal. Partes do serviço estão restabelecidas.

Nos últimos dias, a equipe de resposta a incidentes de segurança do TRF 1ª Região vem trabalhando para revisar as eventuais vulnerabilidades dos serviços e sistemas da JF1 mais estratégicos para permitir a sua liberação com segurança.

Dando sequência à liberação gradual dos sistemas, nesta segunda-feira, 30 de novembro, foram liberados o Portal da Justiça Federal, o Sistema PJe de Primeiro e Segundo Graus, o Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos SEI, a Consulta Processual e o Sistema de Requisições de Pagamentos Judiciais utilizado pelos Tribunais de Justiça em relação à competência delegada, além de outros sistemas de uso interno.

Ao longo dos próximos dias, outros sistemas e serviços serão restabelecidos, à medida que forem criteriosamente analisados quanto à sua segurança.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas