Menu

Prefeita agradece trabalhadores que ajudam a cuidar da cidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, foi à sede da secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) nesta terça-feira, 23, para parabenizar os trabalhadores pelo Dia Municipal dos Garis e Margaridas e agradecer as equipes pelo trabalho que realizam na cidade.


“A palavra que trago é de gratidão pela dedicação dessa equipe. O trabalho de vocês resulta em qualidade de vida para a sociedade, na medida em que a limpeza da cidade tem impacto positivo na saúde da população. Sei do grande esforço que fazem, e apesar da crise financeira, como fazemos o dever de casa, estamos conseguindo manter todos os serviços essenciais”, disse Socorro Neri.

Publicidade

Os 210 garis de Rio Branco atuam na manutenção e limpeza de 120 praças e áreas de lazer, nas 60 vias estruturantes, 70 córregos e 3 Parques. As 40 margaridas são responsáveis pela limpeza da área central da cidade e os Centros Comercias, como os da Estação Experimental, da Sobral, Calafate, São Francisco e Vila Acre.


Na operação de combate ao Aedes aegypti, este ano, a SEMSUR já retirou dos bairros de Rio Branco mais de 37 mil toneladas de lixo e entulho. A operação reiniciou a semana passada, com trabalho desenvolvido em parceria com as equipes da secretaria de Saúde.


O gari Manoel Doratelmo, que está na SEMSUR desde 1991, diz que fica orgulhoso quando ouve os elogios sobre a limpeza urbana da capital. “Dá gosto as pessoas falarem que Rio Branco está sempre limpa e a gente vê que isso é o resultado do meu trabalho e dos colegas todos”.


Alfabetização na Semsur: “aprendi a ler aqui e meu maior orgulho é ajudar meu filho no dever de casa dele”.


Antes de pegar em vassouras, pás e roçadeiras e ir para as ruas, um grupo de garis da SEMSUR pega em cadernos, livros, caneta e lápis. Desde o ano passado, por meio de uma parceria com a secretaria Estadual de Educação, a SEMSUR, garante aulas diárias a partir das 6h30 da manhã.


Os trabalhadores aproveitaram para agradecer a prefeita Socorro Neri e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, pela oportunidade de ter aulas na sede da secretaria, antes do início do expediente.


Emocionado, Egileu Barros, de 46 anos, há 10 na SEMSUR, contou para a prefeita que agora já sabe ler, escrever, fazer contas. “O maior orgulho da minha vida agora é poder ajudar meu filho no dever de casa, fazer contas sem pedir ajuda e não pegar mais a condução errada. Estou muito agradecido e quero seguir estudando, não vou parar não”, relatou o gari, que sonha em “crescer” na secretaria, agora que adquiriu mais conhecimento.


O titular da SEMSUR, Kellyton Carvalho, explica que a valorização profissional por meio da educação é uma política da secretaria. O secretário conta já houve casos de garis e margaridas que galgaram postos maiores, como de encarregado e de coordenador de equipe. “Além de servir para a vida pessoal, estes novos conhecimentos possibilitam, sim, a ascensão deles aqui na SEMSUR”.


Educadora, a prefeita Socorro Neri confirmou para o grupo que as aulas antes do expediente terão continuidade.


9 anos de UTRE

Publicidade

Além do dia Municipal do Gari e da Margarida, a secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), comemora também, nesta terça feira, 9 anos de funcionamento da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) do Município. Em momento de confraternização, o secretário Kellyton fez questão de agradecer pelo empenho da equipe.


Diariamente, a UTRE recebe 230 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais, 1,6 toneladas de resíduos da área da saúde e 1 tonelada de material reciclável, sendo estes coletados por empresa privada contratada pela prefeitura. A contribuição de outros geradores (particulares) representa mais 6,8 toneladas/dia, em média, de resíduos domiciliares.


Além de diversas ações integradas, a UTRE realiza um sistema de monitoramento ambiental, com análises feitas mensalmente por um laboratório especializado, seguido de laudo emitido por técnico responsável e encaminhado ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), órgão estadual, e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido