Conecte-se agora

Saiba quais são as melhores universidades particulares do Brasil segundo o RUF

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior

Publicado

em

Saiba quais são as melhores universidades particulares do Brasil segundo o RUF

A cada dez instituições de ensino superior no país, nove são particulares. E, ao contrário do senso comum, a história de que a universidade pública oferece formação melhor que a privada não é verdadeira. De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, no Brasil, das 93 universidades privadas existentes no país, nove delas lideram o ranking do RUF (Ranking Universitário Folha), que faz uma avaliação anual do ensino superior desde 2012.

No ranking de universidades estão classificadas as 196 universidades brasileiras públicas e privadas que são analisadas a partir de cinco indicadores, entre eles pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Cada indicador gera uma pontuação baseada na soma de valores conquistados pelas instituições.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação são coletados pela Folha de São Paulo – responsável pelo RUF – nas bases do Censo da Educação Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, Fundações estaduais de fomento à Ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

De acordo com o RUF, a PUC do Rio Grande do Sul é uma das melhores universidades privada brasileira. A instituição conta com mais de 25 mil alunos e oferece 72 opções de curso, entre eles Filosofia, Turismo e Medicina. Em atividade desde os anos 30, em 1948, a instituição foi transformada em uma universidade e, depois disso, se firmou como uma das mais tradicionais e completas universidades de pesquisa e extensão do Brasil.

As outras universidades que se encontram no ranking, são: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade do Vale do Rio dois Sinos, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Católica de Brasília, Universidade Nove de Julho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ranking de Cursos

O RUF também possui um ranking de cursos, onde é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil de acordo com o último Censo da Educação Superior, a exemplo de Administração e Direito, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Nos rankings de cursos são avaliadas universidades, centros universitários e faculdades

O nome desses cursos, porém, não é padronizado. Cada instituição dá um nome diferente para cursos semelhantes. Por isso, o site do ranking mostra como esses nomes estão agrupados nas 40 áreas do RUF. Entre as áreas analisadas se encontram: Biologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Geografia e Letras.

Educa Mais Brasil

A Universidade Católica do Paraná é parceira do Educa Mais Brasil – maior programa de inclusão educacional do país. Já pensou que você pode ter a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades particular do Brasil e ainda conseguir uma bolsa de até 70% de desconto? Acesse o site do Educa Mais Brasil e faça sua inscrição. É gratuito. E, caso você não more perto dessa universidade, não precisa se preocupar. São mais de 25 mil instituições parceiras em todo país.

Anúncios

Cotidiano

Fiscalização passou por 57 unidades de saúde em Rio Branco nesta pandemia

Publicado

em

O Conselho Regional de Medicina do Acre anunciou nesta quinta-feira (26) ter vistoriado todas as unidades básicas de Rio Branco.

Assim, os fiscais estiveram em 44 Unidades de Saúde da Família, 12 Unidades de Referência de Atenção Primária, além de uma policlínica. As fiscalizações protocolo Covid-19 foram iniciadas em março deste ano, logo após a confirmação dos primeiros casos de infecção no Acre.

O objetivo das ações é acompanhar o funcionamento das unidades de saúde do estado do Acre durante a pandemia. Durante a vistoria, as equipes de fiscalização do CRM verificam tanto a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual aos servidores, como das medicações e de profissionais lotados nas unidades. Além disso, é vistoriado o fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes em casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e aqueles que não fazem parte desse grupo.

Ao todo, 137 médicos fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, sendo 24 com carga horária de 20 horas e 98 com carga horária de 40 horas. Atualmente, 15 profissionais estão afastados dos seus postos de trabalho por conta da pandemia e 122 estão ativos.

A presidente do CRM, Leuda Dávalos afirmou que no início das fiscalizações algumas unidades de saúde apresentavam certa dificuldade na oferta de EPIs aos funcionários, problema logo superado a partir da ação do CRM.

“A partir daí não identificamos mais nenhuma unidade que não tivesse EPIs de quantidade e qualidade adequados. O fluxo das unidades foi organizado, a capital tem unidade referência para atendimento de pacientes com Covid-19 e também para acompanhamento e realização de exames, caso seja necessário”, disse.

Continuar lendo

Cotidiano

Forças Armadas atuarão nas eleições do segundo turno no Acre, avisa Defesa

Publicado

em

A atuação da Marinha, Exército e Aeronáutica é necessária nos locais de difícil acesso à Justiça Eleitoral. O apoio logístico acontece por meio do descolamento das urnas eletrônicas e dos agentes eleitorais até as localidades. Até o momento, no segundo turno, esse transporte será realizado no município de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Já as ações de GVA, são efetuadas nas localidades indicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir da manifestação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Até o momento, a assistência militar será prestada em 40 localidades, distribuídas nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão e Ceará”, informa o Ministério da Defesa.

Os militares atuarão para garantir a segurança da população, além de assegurar a normalidade da votação e apuração integral dos resultados nas localidades que precisam de reforço.

As Forças Armadas transportaram mais de 720 pessoas e 23 mil quilos de material, entre urnas eletrônicas e outros itens para a Justiça Eleitoral, no primeiro turno. Na execução das atividades, foram empregados 145 navios e embarcações, cerca de 2 mil veículos e 24 aeronaves, somando-se ao todo 182 horas de voo.

Continuar lendo

Acre 01

Mais 179 novos agentes da Polícia Civil tomam posse e irão reforçar segurança do Acre

Publicado

em

Foto: Marcos Vicentti/Secom

Em frente ao Palácio Rio Branco, o governador Gladson Cameli (Progressistas) realizou na tarde desta quinta-feira, 26, uma cerimônia dando posse aos novos 179 agentes da Polícia Civil que irão reforçar o sistema de segurança do Estado. Na ocasião, foram empossados 120 agentes de polícia civil, 20 delegados, 19 escrivães e 20 auxiliares de necropsia.

Feliz, o governador Gladson Cameli destacou o compromisso firmado com toda a sociedade e com os policiais civis.

“Durante a campanha eleitoral de 2018, eu me comprometi com a nomeação de cada um. Esse é um compromisso que eu fiz também com a população do nosso estado: de apoiar e valorizar os profissionais de segurança, e compromisso é para sempre”, afirmou Cameli.

Em outro ponto, Gladson destacou que os profissionais também assumiram com a posse o compromisso de zelar pelo bem-estar e pela segurança da população.

“Eu estou honrando o meu compromisso com vocês. Agora eu peço de coração que assumam a honra e o compromisso de ser um servidor do estado do Acre”, pediu.

Durante a solenidade, a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública também apresentou 36 veículos de um total de 75. Com investimento total no valor de R$ 3,5 milhões sendo R$ 708 mil com recursos próprios e 2,8 milhões por meio de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e Combate à Criminalidade.

Continuar lendo

Destaque 2

Em meio a segunda onda de Covid-19, Praça da Revolução ganha iluminação de Natal

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Em meia a segunda onda de covid-19 que assola o mundo e o Acre e também no impasse de pleito eleitoral que está no 2º turno e deve definir no próximo domingo, dia 15, quem será o novo prefeito de Rio Branco pelos próximos 4 anos, a prefeitura da capital inaugurou na noite desta quinta-feira, 26, a iluminação e decoração natalina na Praça da Revolução, Terminal Urbano, Avenida Ceará e Portal do Tucumã. Até mesmo a Sede do Município recebeu uma decoração em alusão ao final de ano.

A entrega da nova iluminação foi feita pelo secretário de infraestrutura, Edson Rigaud, e contou com a presença de centenas de rio-branquenses. “Todos os anos a Seinfra é responsável por essa questão da iluminação de natal. Nós fizemos um projeto ali pelo meio do ano, foi aprovado pela prefeita e licitamos o investimento para essa iluminação que a gente já está instalando”, disse.

Rigaud acredita que apesar de 2020 ter sido um ano difícil devido a pandemia de covid-19 que vitimou mais de 700 pessoas no Acre, o ato da prefeitura busca trazer esperança. “Passamos por um momento difícil e acreditamos que isso seja uma forma de renovarmos a fé em Deus e nas pessoas para que 2021 possa ser um ano bem melhor”, frisa.

Fotos de Sérgio Vale/ac24horas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas