Menu

Em debate sobre desenvolvimento, Marcus Viana ressalta propostas para a economia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato ao governo do Acre pela Frente Popular, Marcus Alexandre Viana (PT), participou na noite desta terça-feira (18), no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), do Fórum Acre 2050.


Voltado a empresários, advogados, empreendedores, administradores, dirigentes públicos e privados, professores e universitários, o evento teve como tema central Desenvolvimento do Estado do Acre para as próximas três décadas.

Publicidade

Organizado no formato painel, o Fórum teve como mediador o jornalista Rogério Wenceslau, da TV Gazeta. Além de Marcus Viana, participaram os candidatos Gladson Cameli (PP), Coronel Ulysses (PSL), David Hall (Avante) e Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade).


Cada candidato teve 20 minutos para apresentar seu plano de governo na área de desenvolvimento econômico. A ordem de apresentação foi definida por sorteio, no início do evento.


Após a apresentação de cada painelista, os candidatos responderam uma rodada com duas perguntas enviadas pelo auditório previamente ao moderador. Cada candidato teve dois minutos para responder, e mais um minuto para as considerações finais.


Em sua fala, Marcus Viana apresentou um panorama da economia nacional e estabeleceu a relação entre a realidade do país e o desenvolvimento do Acre. “Temos uma relação do PIB e de todas as atividades econômicas. As projeções não são animadoras.


O Brasil ainda tem um grande ajuste fiscal a ser feito. Antes de prometer uma grande obra é preciso entender a realidade do país”, disse o candidato petista.


Na análise da realidade local, Marcus Viana destacou o crescimento do Produtor Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo estado. Segundo ele, o Acre apresentou o quarto maior crescimento do país, ampliação dos empregos formais – com 60% dos trabalhadores concentrados no setor privado em 2016.


O aumento do índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que saiu de 0,517 para 0,719, bem como da expectativa e vida e o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acima da média da região Norte, estando Rio Branco entre as três capitais com a melhor avaliação pelo Ministério da Educação.


De acordo com o candidato, o maior desafio é o déficit fiscal, sobretudo nas contas previdenciárias. “A Previdência conta atualmente com 33 mil ativos e 15 mil inativos”, disse.


Ao apresentar as propostas de seu plano de governo, Marcus Viana assumiu o compromisso de criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico, um ambiente de diálogo permanente e reestruturar a Sedens. “O foco do nosso governo vai ser crédito e assistência técnica. Uma das prioridades é diminuir o passivo ambiental, reduzir burocracia”, afirmou.


“No próximo dia 7 é o dia da grande decisão. Temos que avaliar quem está melhor preparado para governar o futuro do nosso Acre. Com todas as dificuldades que enfrentamos, grandes enchentes, alagações, crise econômica, conseguimos cumprir com os principais compromissos que assumimos com a população”, concluiu.

Publicidade

Ao final do evento, os candidatos receberam uma cópia do Plano de Desenvolvimento formatado pelo Acre 2050 como sugestão aos candidatos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido