Conecte-se agora

Ação Social da Defensoria e FAAO registra quase 8 mil atendimentos

Publicado

em

A comunidade do bairro Montanhês e adjacente participaram nesta sexta-feira, 14, da 5ª Edição do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você” e da 3ª Edição do projeto “FAAO na Comunidade”.

A ação promovida pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), através do Núcleo da Cidadania e a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), juntamente com o apoio de diversos parceiros, realizaram 7.900 atendimentos básicos à comunidade.

“O objetivo desse trabalho é promover direitos, levando cidadania e dignidade a todas as pessoas menos favorecidas”, destacou o Coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, Celso Araújo.

Assistido no atendimento médico, José Marcelo Silva da Rocha falou sobre a importância da ação. “É muito importante porque diminui muito a burocracia, muitas vezes nós da comunidade, temos dificuldade para ter acesso a esses tipos de serviços, então essas ações nos ajudam muito”, disse.


“A FAAO acredita que a transformação social acontece por meio desse tipo de ação, que tem como finalidade levar a extensão da prática acadêmica e atender toda a comunidade, através dos serviços que já são oferecidos de forma permanente pela instituição”, disse o Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da FAAO, Esterferson Rocha.

A usuária da DPE/AC, Adriana Menezes elogiou a organização do evento e agradeceu a iniciativa. “Estou aqui para receber orientação sobre a pensão do meu filho, e com certeza, vou aproveitar para ir a todos os serviços. Nós precisamos de mais eventos como esse, estou gostando muito”, contou.


Serviços oferecidos

Atendimento jurídico cível e criminal; Atendimento médico; Emissão da 1ª via do RG; Atendimento psicológico; Vacinação e Testes Rápidos, Atendimento e cadastro do Bolsa Família; Balcão de negócios “Como iniciar seu próprio negócio”; Orientação financeira e planejamento familiar; Espaço reservado para as crianças com mala de leitura, jogos didáticos, músicas infantis e contação de estórias, foram alguns dos serviços disponibilizados à comunidade.

Além de corte de cabelo; Atividades recreativas; Cinema com pipoca; Teatro; Venda de produtos regionais: bolos, salgados, etc. Orientação e cadastro quanto às vagas de empregos; Conserto de computador e notebook; Oficina de reciclagem; Palestras e rodas de conversas com diversas instituições.


Parceiros

A 5ª edição do projeto contou com a parceria do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), Instituto Dom Moacir (IDM), Central de Serviço Público (OCA), Senac, Sine, Ótica Brasil, Supermercados Araújo, Miragina e Casa de Carne Floresta.

A ação também contou com o apoio do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres do Acre (SEPMulheres), Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE); Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e Casa Rosa Mulher.

Propaganda

Destaque 5

Familiares denunciam falta de materiais hospitalares na Maternidade Bárbara Heliodora

Publicado

em

A denúncia é grave. Segundo o familiar de uma paciente internada na Maternidade Bárbara Heliodora, que prefere não se identificar, os equipamentos que fazem a esterilização dos materiais da unidade de saúde e também do Hospital da Criança estão queimados.

A esterilização de equipamentos é imprescindível, já que é através dela que se consegue destruir microrganismos que podem entrar em contato com pacientes ou equipe médica, evitando a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos ou na realização de qualquer outro procedimento.

Segundo a denúncia, para não colocar em risco a saúde dos pacientes, o processo de esterilização estaria sendo realizado na Fundação Hospitalar.

Além dos equipamentos queimados, há também a denúncia de falta de materiais básicos como compressas, gases, luvas e outros materiais necessários para cirurgias. “O que está acontecendo é um absurdo. Estão racionando materiais de consumo hospitalar. Isso não pode acontecer”, afirma a denúncia.

O ac24horas checou a informação com servidores da maternidade que confirmaram a falta de material e o equipamento de esterilização danificado.

Procurado, o diretor da maternidade e o Hospital da Criança, o médico Vagner Bacelar, explicou que a informação de que o equipamento está queimado não procede. “O referido equipamento foi desligado por medida de segurança, em razão de um defeito em uma de suas válvulas, sendo que tal peça não tem para vender no Estado do Acre e a mesma já foi comprada em outro estado. Até que tal equipamento volte a funcionar, os materiais estão sendo esterilizados na Fundação Hospitalar, sem causar déficit as duas unidades de saúde”.

Vagner Bacelar também negou que estejam faltando materiais. “Cirurgias, partos e outros procedimentos vêm ocorrendo normalmente. Nenhum procedimento deixou ou deixará de ser realizado pela falsa informação de falta de materiais. Já estamos melhor do que quando recebemos essa unidade de saúde em primeiro de janeiro deste ano”.

Continuar lendo

Destaque 5

Mãe de Gladson diz que espera que adversários torçam pelo Acre

Publicado

em

O que passa pela cabeça de uma mãe que tem um filho como governador e o vê envolvido em muitas críticas? Como consegue processar esta situação? Por qual razão, ao invés de ficar nos bastidores prefere estar presente emitindo opiniões nas redes sociais? Como Linda Cameli, mãe do governador Gladson Cameli, se situa em todo este contexto político? Como avalia os 100 dias do filho como governador do Acre? Foi isso e outros pontos que procuramos esclarecer numa entrevista exclusiva com dona Linda Cameli. É a primeira vez que dá uma entrevista a um jornalista depois que o filho assumiu o governo do Estado. O BLOG DO CRICA, como sempre, saiu na dianteira da informação de bastidores. Vamos à entrevista com Linda Cameli.

BLOG DO CRICA- Como viu os primeiros 100 dias do governo do seu filho Gladson Cameli?

LINDA CAMELI – Vejo que o governo está tentando com muito trabalho e empenho governar da melhor forma possível, mas existe sim o que melhorar, sempre temos de procurar fazer o melhor, confio e tenho a convicção que o Gladson fará um ótimo governo.

BLOG DO CRICA – Como mãe, como você processa as críticas ao governo do Gladson?

LINDA CAMELI – Em relação às críticas, realmente tenho um pouco de dificuldade de aceitar, pois sou mãe e conheço a grande pessoa e ser humano que o Gladson é.

BLOG DO CRICA- Você é presente nas redes sociais. É uma forma de acompanhar a administração do Gladson?

LINDA CAMELI – As redes sociais são uma forma de estar presente e conhecer os problemas que a grande parte da população sofre e com isso tenho de alguma maneira, como repassar para o Gladson. É um canal que uso para fazer o bem.

BLOG DO CRICA – O Gladson já disse em entrevista que pediu para você se “aquietar” nas redes sociais. Mas você continua presente. Por quê?

LINDA CAMELI – já fui convidada pelo meu esposo (Eládio Cameli) e, principalmente, pelos meus filhos a me retirar das redes sociais. Sou uma mulher de caráter forte e opiniões claras, me sinto bem assim.

BLOG DO CRICA- Como mulher, o que você espera que o Gladson faça de políticas públicas para o Acre?

LINDA CAMELI – O governo está tentando arrumar a bagunça que o PT deixou nos últimos 20 anos. A situação do Estado que o Gladson herdou é caótica, fizeram um estrago enorme, por isso, o Gladson está arregaçando as mangas.

BLOG DO CRICA- Você já pediu cargo para alguma amiga no governo?

LINDA CAMELI – Nunca solicitei cargo para ninguém.

BLOG DO CRICA – O que você espera dos adversários políticos do governador Gladson Cameli?

LINDA CAMELI – Espero que os adversários sejam honestos com a população, torçam pelo Acre, pela população. E com respeito, isso sim.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.