Conecte-se agora

Ação Social da Defensoria e FAAO registra quase 8 mil atendimentos

Publicado

em

A comunidade do bairro Montanhês e adjacente participaram nesta sexta-feira, 14, da 5ª Edição do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você” e da 3ª Edição do projeto “FAAO na Comunidade”.

A ação promovida pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), através do Núcleo da Cidadania e a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), juntamente com o apoio de diversos parceiros, realizaram 7.900 atendimentos básicos à comunidade.

“O objetivo desse trabalho é promover direitos, levando cidadania e dignidade a todas as pessoas menos favorecidas”, destacou o Coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, Celso Araújo.

Assistido no atendimento médico, José Marcelo Silva da Rocha falou sobre a importância da ação. “É muito importante porque diminui muito a burocracia, muitas vezes nós da comunidade, temos dificuldade para ter acesso a esses tipos de serviços, então essas ações nos ajudam muito”, disse.


“A FAAO acredita que a transformação social acontece por meio desse tipo de ação, que tem como finalidade levar a extensão da prática acadêmica e atender toda a comunidade, através dos serviços que já são oferecidos de forma permanente pela instituição”, disse o Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da FAAO, Esterferson Rocha.

A usuária da DPE/AC, Adriana Menezes elogiou a organização do evento e agradeceu a iniciativa. “Estou aqui para receber orientação sobre a pensão do meu filho, e com certeza, vou aproveitar para ir a todos os serviços. Nós precisamos de mais eventos como esse, estou gostando muito”, contou.


Serviços oferecidos

Atendimento jurídico cível e criminal; Atendimento médico; Emissão da 1ª via do RG; Atendimento psicológico; Vacinação e Testes Rápidos, Atendimento e cadastro do Bolsa Família; Balcão de negócios “Como iniciar seu próprio negócio”; Orientação financeira e planejamento familiar; Espaço reservado para as crianças com mala de leitura, jogos didáticos, músicas infantis e contação de estórias, foram alguns dos serviços disponibilizados à comunidade.

Além de corte de cabelo; Atividades recreativas; Cinema com pipoca; Teatro; Venda de produtos regionais: bolos, salgados, etc. Orientação e cadastro quanto às vagas de empregos; Conserto de computador e notebook; Oficina de reciclagem; Palestras e rodas de conversas com diversas instituições.


Parceiros

A 5ª edição do projeto contou com a parceria do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), Instituto Dom Moacir (IDM), Central de Serviço Público (OCA), Senac, Sine, Ótica Brasil, Supermercados Araújo, Miragina e Casa de Carne Floresta.

A ação também contou com o apoio do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres do Acre (SEPMulheres), Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE); Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e Casa Rosa Mulher.

Propaganda

Destaque 5

Manoel Morais dará posse e presidirá eleição na Aleac

Publicado

em

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Morais (PSB), dará posse aos novos deputados estaduais e, em seguida, presidirá a eleição da nova Mesa Diretora no dia 1º de fevereiro em horário regimental, ou seja, às 10h. A informação é da assessoria da Assembleia Legislativa.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, o deputado Manoel Morais foi reeleito e, nesse caso, será ele a presidir a sessão, já que o mandato do atual presidente, Ney Amorim (sem partido) se encerra no dia 31. Logo após a posse, a sessão será suspensa para que se organize a eleição da Mesa que vai administrar o Poder nos próximos dois anos. O ac24horas apurou que o nome do deputado Nicolau Junior (PP) deverá ser confirmado na presidência.

A eleição para a 1ª Secretaria, hoje ocupada por Morais, está sendo disputada dentre os deputados Luís Gonzaga (PSDB) e o emedebista novato na Aleac, deputado eleito Roberto Duarte. Pelo que foi apurado, a decisão se dará em votação não secreta. Os demais cargos serão usados como moeda de negociação com os demais partidos.

Continuar lendo

Destaque 5

Socorro visita abrigos construídos no parque de exposições

Publicado

em

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), visitou na manhã desta sexta-feira (18) o Parque de Exposições Wildy Viana, que está sendo preparado para receber as famílias que eventualmente venham a ser afetadas por uma possível enchente do Rio Acre.

A preocupação da gestora é garantir que tudo esteja funcionando bem para que as famílias que precisarem deixar suas casas sejam bem cuidadas e minimamente impactadas pelo fenômeno natural.

A última medição do nível das águas do rio Acre realizada pela equipe da Defesa Civil municipal na tarde desta sexta-feira registrou a cota de 14,22cm, ultrapassando a cota de transbordamento, que de 14m. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), ainda não foi necessário retirar nenhuma família das margens do manancial.

No início da semana, Socorro Neri visitou o parque juntamente com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, José Ribamar Trindade, e autorizou a construção de 100 abrigos no local, onde serão acolhidas as famílias que precisarem sair de suas casas por conta do transbordamento do rio.

“Toda a preparação para o socorro e assistência às possíveis vítimas de uma eventual enchente já está sendo feita. Equipe e gestão estão preparadas, o contato com o Governo do Estado já foi feito, de modo que estamos com o nosso Plano de Contingência em execução”, afirmou Socorro Neri.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Regiões preocupantes

O coordenador da Defesa Civil, George Santos, informou que nos bairros Santa Terezinha, Baixada da Habitasa e Ayrton Sena, alguns terrenos já foram atingidos pelas águas do rio. No entanto, segundo ele, não existe a previsão momentânea de a situação se agravar, uma vez que não há registro de mais chuvas nas nascentes do Rio Acre.

“Em Assis Brasil, Xapuri e Brasileia o nível do rio baixou bastante. Em Capixaba subiu um pouco, mas nas próximas 12h deve estabilizar”, explicou Santos, recomendando às famílias que tenham cuidado com o contato com a rede de energia elétrica, animais peçonhentos e, principalmente, não joguem lixo em seus quintais e nas ruas, para evitar o entupimento de bueiros e rede de drenagem das águas pluviais.

 

Continuar lendo

Destaque 5

Corrupção é causa de punição expulsiva de 36 servidores no AC

Publicado

em

Dos 3.884 funcionários federais atuando no Acre, 36 tiveram a aposentadoria cassada, foram destituídos do cargo ou demitidos do serviço público entre 2003 e 2018. São servidores que cometeram crimes no exercício do cargo e receberam a punição chamada “punição expulsiva”. Esse número é maior que as ocorrências registradas em outros seis Estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Amapá, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Sul. Os dados são da Controladoria Geral da União (CGU).

Os órgãos e autarquias do Governo Federal expulsaram, somente ao longo de 2018, 566 servidores públicos por atividades contrárias à Lei nº 8.112/1990. Ao todo, foram 243 demissões de servidores efetivos; 45 cassações de aposentadorias; e 12 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Os dados não incluem os empregados de empresas estatais, a exemplo da Caixa, Correios e Petrobras.

O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção. Já o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são fundamentos que vêm em seguida. As outras razões que mais afastaram servidores foram proceder de forma desidiosa (negligência) e a participação em gerência ou administração de sociedade privada.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Leia Também

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.