Menu

Jean Yves Leloup visita escola onde crianças meditam na Bahia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um encontro silencioso mas de uma riqueza singular entre os alunos de uma escola particular em Salvador e o escritor, PhD em Psicologia Transpessoal, filósofo francês Jean-Yves Leloup tornou o início das aulas especial. Pioneira na prática meditativa no ambiente escolar, a Ananda Escola e Centro de Estudos, localizada em Itapuã, promove 30 minutos de exercícios diários com crianças e adolescentes voltados para o centramento. Outra visita ilustre que a escola recebeu na mesma data foi do educador Paulo Zabeu, da Fundação Eufraten, defensor da capacidade de transformação do ser humano através do Autoconhecimento.


Antes do contato com caderno, lápis e borracha, o convite é para um mergulho interior. “Para mim é uma bonita descoberta observar as crianças meditarem antes de das atividades, algo muito bonito mesmo”, elogia Leloup. Um dos principais conferencistas do mundo na temática da Psicologia e Espiritualidade, Jean-Yves Leloup nasceu na cidade de Angé, na França, em 24 de janeiro de 1950. Aos 20 anos teve morte clínica diagnosticada. Foi nesta ocasião, que descobriu o valor da meditação. “Descobri que havia outra coisa além do corpo material. Ai me perguntei, o que era essa realidade que não morria. E como experimentar esta realidade em um corpo mortal. A prática da meditação é uma maneira de encontrar este espaço”, conta.

Publicidade

Presidente da Universidade Holística Internacional de Paris, orientador do Colégio Internacional dos Terapeutas, Leloup tem mais de 50 livros publicados. Sua obra incentiva a ampla meditação sobre as realidades espirituais no cotidiano da vida moderna. Estimula também uma formação transdisciplinar, uma integração entre as várias dimensões do conhecimento. “O que a Ananda realiza deveria ser exemplo para todas as escolas. Um local para despertar a consciência. A consciência de si, do outro, a consciência do ambiente e a consciência da vida divina”, prega, lembrando que, muitas vezes as instituições de ensino desenvolvem apenas o aspecto da razão ou da memória, esquecendo o aspecto afetivo, intuitivo e sensorial. “Desta maneira não criamos crianças equilibradas e nem sociedade equilibrada. Na antropologia desta escola, não se cria opostos entre a filosofia, arte, religião e ciência”.


Para os interessados no autor e na temática, Jean-Yves Leloup irá ministrar palestra magna de abertura do 13º Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento: Nada Ocorre. Promovido pela Fundação Ocidemnte – Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais e pelo Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO), o evento será realizado hoje e amanhã, no Instituto Anísio Teixeira – IAT / Paralela, Salvador-Bahia. Além de Leloup, os professores Francisco Di Biase (RJ), Francisco Fialho (SC), Paulo Zabeu (SP), além de Kiko Kislanky (BA) e Maribel Barreto (BA) integram a programação que pode ser acompanhada em tempo real através do Youtube ou Facebook.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido