Conecte-se agora

Ministério da Educação adia para sexta-feira fim de prazo para lista de espera do Fies

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) adiou para sexta-feira (14) o fim do prazo para os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fornecerem os dados necessários para contratar o financiamento. O prazo terminaria no último dia 9. A lista de espera vale para os estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados no processo regular. Segundo a pasta, o objetivo do adiamento é “ampliar as oportunidades de financiamento para os alunos”.

Pelas regras do Fies, quem está na lista dos pré-selecionados deve acessar o Sistema Informatizado do Fies – FiesSeleção e complementar a inscrição no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação do resultado no sistema. Os nomes dos pré-selecionados foram divulgados aos poucos, desde o dia 6 de agosto. Nesta sexta-feira, terminam os últimos prazos para os estudantes complementarem as inscrições.

Após concluir o procedimento no sistema, o candidato deverá validar as informações prestadas no ato de inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até cinco dias.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de 0 na redação.

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. A lista de espera vale para esta modalidade.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento. O P-Fies não tem lista de espera.

Propaganda

Destaque 2

Pai de Santo, Germano Marino critica cartaz da Universal que promete cura da depressão em 3 minutos

Publicado

em

Setembro é o mês escolhido para falar de depressão. Essa doença, cada vez mais presente em nossas vidas, é responsável por transtornos à tantas pessoas e nos casos mais extremos provoca suicídios, merece ser discutida, debatida e esclarecida.

Se um dia foi tratada como “frescura”, hoje há uma consciência coletiva de que é preciso identificar e é preciso tratar o quanto antes quando há sinais de depressão em alguém.

E foi exatamente a oferta de “tratamento” que desencadeou uma grande polêmica na rede social, após Germano Marino, pai de santo e presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT do Acre, tecer uma forte crítica à Igreja Universal do Reino de Deus por causa da divulgação em uma faixa que promete a cura da depressão em 3 minutos, sem remédios, sem internação e de forma gratuita.

Em seu comentário, Marino afirmou que depressão é uma doença séria e que é preciso procurar ajuda de um especialista que possa orientar e acompanhar o tratamento da doença. Diz ainda que se resumisse apenas a questão religiosa, não existiram pastores com depressão.

Vale lembrar que a o Candomblé e a Igreja Universal do Reino de Deus nunca tiveram uma relação amistosa e muitos casos de intolerância religiosa contra membros da religião de matriz africana são apontados como responsáveis fiéis da igreja evangélica.

Veja o post:

Continuar lendo

Destaque 2

Colisão entre dois carros e uma moto deixa duas pessoas gravemente ferida na BR-364

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo dois carros e uma motocicleta deixou três pessoas feridas na noite desta sexta-feira (13), nas proximidades da Vila Albert Sampaio, na BR-364, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, João Figueiredo, de 74 anos, trafegava no seu carro modelo Yaris de placa QLX-8833 no sentido Rio Branco-Porto Velho quando passou sem frear no quebra-molas que fica nas proximidades da Vila Albert Sampaio e colidiu na traseira de uma moto CG de cor vermelha onde trafegava um casal. Com impacto, o casal moto foi arremessado com a moto na parte de trás do veículo Gol de placa MZV-2877 que após a colisão foi parar fora da estrada.

Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para prestaram os primeiros socorros. As vítimas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

De acordo com os paramédicos do Samu, a mulher que estava na garupa da moto sofreu um traumatismo no peito e uma fratura exposta na perna direita. Já o condutor da moto sofreu um traumatismo craniano e foi entubado ainda dentro da ambulância. Ambos estão em estado de saúde grave. A terceira vítima, o senhor João deu entrada no PS em estado de saúde estável.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e isolou a área para os trabalhos dos peritos. Os veículos foram removidos da BR-364 até o pátio da PRF.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.