Menu

Família Chaar repudia mudança de nome de hospital em Brasileia para Wildy Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A mudança do nome do Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, para Wildy Viana, pai do governador Sebastião Viana e do senador Jorge Viana, não foi aceita pela família Chaar.


Em nota, filhos, netos e bisnetos de Raimundo Chaar, ex-prefeito de Brasileira, protestaram contra o governador Sebastião Viana.

Publicidade

“Não se apaga uma história de alguém para a construção de outra. Existem várias formas de se prestar homenagens a quem fez pelo estado do Acre. Governador, volte atrás de sua decisão e devolva o nome de nosso pai/ avô/ bisavô ao hospital de Brasiléia”, afirma a nota de repúdio.


A nota segue dizendo: “nosso pai/avô/ bisavô recebeu esta justa homenagem por quase 50 anos, por ter sido três vezes prefeito do nosso querido município de Brasiléia. Entendemos que sua memória está sendo vilipendiada por um governo autoritário, que despreza a história de um município e do Estado do Acre como um todo, para homenagear um integrante de sua família, embora respeitando sua memória, não sabemos qual sua real contribuição para o Município de Brasiléia”.


Anteontem, após a imprensa local repercutir a informação da mudança de nome da unidade de saúde, o porta-voz do governo do Acre, Leonildo Rosas, disse em sua página no Facebook que, “ao contrário do que tentam propagar, o Hospital Raimundo Chaar permanecerá ativo, sendo utilizado para outras especialidades, como maternidade. A verdade é que será entregue uma obra nova, com o nome de outro filho de Brasileia, que tem a sua história marcada pela ajuda aos mais humildes”, completou.


Raimundo Chaar nasceu em 28 de abril de 1913 e morreu em maio de 1960 aos 47 anos, vítima de um infarto enquanto tomava banho. Foi nomeado três vezes prefeito de Brasiléia. A primeira vez em 1951, a segunda em 1953 e a terceira vez em 1959.


Nascido em Brasiléia, Wildy Viana morreu em março do ano passado aos 87 anos. Ele teve importante carreira política no Acre. Foi deputado estadual e federal, vereador por Rio Branco e secretário de Agricultura do Estado.


Um dos questionamentos de alguns dos oposicionistas de Sebastião Viana é que no final do passado o governador também mudou o nome do Parque de Exposições de Marechal Castelo Branco para Wildy Viana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido