Conecte-se agora

Debaixo de chuva, candidatos ao governo e Senado saem em procissão do Novenário à Nossa Senhora da Glória

Publicado

em

O Novenário de Nossa Senhora da Glória atraiu milhares de pessoas todas as noites na Catedral de Cruzeiro do Sul. Mas o ápice da celebração centenária, a procissão que percorre as ruas da cidade, aconteceu debaixo de muita chuva, na noite desta quarta, 15. Mesmo assim cerca de 15 mil fiéis mostraram a sua devoção e participaram da caminhada. Alguns com capas, outros com guarda-chuvas e sombrinhas e muitos sem nenhuma proteção se molhando nas águas dos céus.

Antecedendo a procissão a missa na Catedral estava lotada. Celebrada pelo Bispo Dom Mosé Pontelo, o evento trouxe muita emoção aos presentes com cantos devocionais e o coroamento da imagem de Nossa Senhora da Glória. Dom Mosé incentivou os participantes a refletirem sobre o significado da Mãe Divina. “Essa é uma festa que transforma a morte em vida porque o Senhor da nossa existência é Jesus Cristo. A nossa referência é a sua Mãe Maria que protege e abençoa os seus fiéis. Muitas coisas acontecem contra a vida, mas Maria é quem nos protege sempre com o seu amor divino,” pregou o Bispo.

Durante toda a procissão os celebrantes exortavam os peregrinos a entenderem a chuva como bênçãos enviadas para limparem os sofrimentos pessoais e as mazelas que a nossa sociedade enfrenta. O tempo todo falavam em purificação e libertação pela presença das “águas divinas”. O Novenário que, em 2018, completou cem anos teve na procissão uma presença menor de fiéis devido a chuva que caiu o tempo todo e, só diminuiu quando os peregrinos chegavam na Catedral. Ao final da caminhada a festa foi coroada com a queima de fogos de artifício e o show gospel do Padre Devair Cuevas.

Um olho na vela e outro no voto

Tradicionalmente os Novenários que acontecem em anos eleitorais recebem grande afluência de candidatos. O governador Sebastião Viana (PT) participou da missa e da procissão no seu último ano de mandato. Também o senador e pré-candidato ao Governo Gladson Cameli (Progressistas) esteve na celebração. Gladson se disse emocionado com a lembrança do seu tio, o falecido ex-governador Orleir Cameli, que sempre participava da procissão à Nossa Senhora da Glória.

“Desde criança que participo dessa celebração. Essa data exalta a fé das pessoas e eu como filho de Cruzeiro do Sul sempre me emociono. É uma festa que une as famílias acreanas com o propósito de uma caminhada da esperança e da renovação. Essa devoção à Nossa Senhora também me traz à lembrança uma mensagem de que a população não perca as esperanças, mesmo com toda a violência que vivemos. Através das nossas orações vamos pedir que Deus ilumine a mente das pessoas que causam essa violência. E vamos trabalhar unidos, muito além dos partidos, para acabar com essa situação,” afirmou Cameli.

Quem também participa do Novenário mesmo antes de entrar na política é o senador Jorge Viana (PT). Presente na missa e na procissão, Jorge também fez um apelo à paz e à união das pessoas.

“Sempre que posso estou aqui. É o maior evento cristão do Acre. Nesse momento estamos precisando muito de fé, esperança e pedir por dias melhores. Aprendi com a minha mãe a ser devoto de Nossa Senhora. Que Ela com a sua bondade possa nos acolher a todos e fazer o nosso país se encontrar com um ambiente de harmonia. E todos possam se ver como irmãos. O Brasil precisa vencer esses tempos de dificuldades. Ninguém aguenta mais crises e essas brigas. Nós merecemos paz e temos que fazer por onde. Eu procuro dar a minha contribuição através da política e de muito trabalho,” afirmou.

O senador Sérgio Petecão que também esteve na procissão se vestiu com sacos de lixo para proteger-se da chuva. Mas fez todo o trajeto acompanhado da sua pré-candidata a primeira suplente, Maria das Vitórias e da viúva de Orleir Cameli, dona Beatriz Cameli.

“Uma procissão muito bonita. Apesar da chuva o povo do Juruá mostrou toda a sua fé e devoção. Essa é uma festa abençoada que já faz parte do nosso calendário religioso. Fiz questão de participar dos meus amigos e do meu Juruá. Aproveitei a oportunidade para pedir à Nossa Senhora da Glória que abençoe o nosso Estado nesse momento de muita violência. Fiquei muito emocionado em reencontrar muitos amigos e amigas em Cruzeiro do Sul exatamente nesse momento de fé e devoção,” salientou o senador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Propaganda

Destaque 7

IBGE: 104 mil pessoas trabalham por contra própria no Acre

Publicado

em

AUTÔNOMO NA CAVALGADA 2019 - FOTO: KENNEDY SANTOS

O economista Orlando Sabino, do Fórum de Desenvolvimento do Acre, fez as contas usando os dados do IBGE e concluiu que no segundo trimestre de 2019, o percentual da população ocupada do Acre trabalhando por conta própria alcançou 33,8% com 104 mil pessoas. As unidades da federação com os maiores percentuais foram Pará (35,6%), Amapá (35,1%) e Amazonas (34,3%) e os menores estavam no Distrito Federal (19,6%), Mato Grosso do Sul (20,9%) e São Paulo (21,7%). Os detalhes estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Continua Trimestral.

Os dados da PNAD coincidem com os das plataformas de aberturas de novas empresas: o crescimento das inscrições no cadastro de microempreendedor individual (MEI) e no Simples Nacional cresceram muito no Acre este ano. Fatores como a crise econômica levam centenas a trabalhar por conta própria. Há quem diga que a saída em massa de ocupantes de cargos comissionados no Governo do Estado e na Prefeitura de Rio Branco estejam influenciando esses indicadores, já que boa parte foi trabalhar por conta.

Continuar lendo

Destaque 7

Prefeito Mazinho assina Ordem de Serviço para construção da escola Hermano Filho, em Sena Madureira

Publicado

em

O prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim assinou na tarde dessa quinta-feira, 22, a Ordem de Serviço que dá início a construção da Escola Municipal Modelo profº Hermano Filho, uma das maiores instituições de ensino públicas do município. A obra orçada em cerca de R$ 4,5 milhões, já teve a primeira parcela depositada na conta do município com auxílio do deputado federal Alan Rick. A instituição terá 12 salas de aula e capacidade para atender mais de 1.500 alunos.

A solenidade de assinatura ocorre no terreno da prefeitura em que a escola será construída, na antiga garagem (em frente ao Posto Real II). Na região, a escola vai acolher estudantes de ao menos sete bairros distintos: Cristo Libertador, São Felipe, Rosa Gonçalves, Jorge Alves Júnior, Eugênio Areal, Triângulo, Ciro Machado.

A escola já estará funcionando em meados de 2020. Mazinho Serafim comentou o apoio do deputado federal Alan Rick. “Agradeço ao deputado Alan Rick por ajudar a liberar essa primeira parcela dos recursos para a obra, representando 20% do valor total. Trata-se de uma escola que vai contribuir para educação e desenvolvimento do município. Mesmo com as dificuldades, estamos conseguindo avançar, com ajuda de nossos secretários que tem se unido para que nossa cidade seja próspera”, afirma o prefeito.

De acordo com o secretário de Planejamento, Cirleudo Alencar, a execução da obra vai melhorar a qualidade do ensino e aquecer a economia local. “O prazo de execução dos trabalhos está previsto para sete meses, mas vamos trabalhar para finalizar essa obra em cinco ou seis meses”, garante Alencar.

Para o secretário municipal de educação, o início da obra marca um trabalho feito por muitas mãos. “Acompanhamos o sucesso de um trabalho em equipe. O inventivo do prefeito, do deputado fez a gente chegar até esse resultado positivo. O mérito não é só da secretaria de educação, é de todas as pessoas que se empenharam”, disse Altermir Lira.

O deputado federal Alan Rick participou do evento e celebrou junto à prefeitura o lançamento das obras. “É uma escola que desde o início recebeu nosso apoio em Brasília junto ao FNDE. A primeira parcela já está paga na conta do município e agora é um momento de celebrar com o prefeito que muito lutou para garantir esse espaço”, destacou o parlamentar.

Também estiveram presentes na solenidade a deputada estadual Meire Serafim, vereadores, gestores escolares, secretários municipais, professores e a comunidade.

Homenagem

A escola será batizada de professor Hermano Costa Filho, em homenagem a história no esporte do saudoso professor Hermano, desportista muito conhecido em Sena, que faleceu há seis meses. Halyne Martins Costa, filha do educador que deu nome à instituição, representou a família e agradeceu pela homenagem.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.